gestão pedagógica

Gestão Pedagógica para escolas inovadoras: como modernizar o processo de ensino-aprendizagem

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

A gestão pedagógica faz parte da gestão escolar de toda instituição de ensino e está ligada diretamente à qualidade do aprendizado que é oferecido aos alunos.

É através da gestão pedagógica que a escola estrutura, organiza e planeja seus processos educacionais, sendo responsável por definir as metodologias de ensino que serão aplicadas, as metas educacionais e os objetivos da instituição.

A gestão pedagógica está ligada a setores fundamentais para o funcionamento da escola e integra o trabalho de toda a equipe escolar, com o objetivo final de garantir o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos.

Neste artigo, vamos entender o que é a gestão pedagógica, como ela funciona e quais são os caminhos para transformar as escolas em espaços de aprendizado inovador.

Qual é o objetivo da gestão pedagógica?

A gestão pedagógica é responsável por articular e coordenar os processos e as práticas educativas que envolvem todo o corpo docente e os alunos da escola, de forma coletiva.

O objetivo da gestão pedagógica é garantir que a instituição de ensino atenda às demandas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem. 

Através de seu intermédio, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola é desenvolvido. É também por meio dela que a matriz curricular é colocada em prática.

Além disso, a gestão pedagógica é responsável por:

  • Elaborar o currículo;
  • Aplicar as metodologias de ensino;
  • Gerir os professores;
  • Melhorar as práticas educacionais;
  • Implementar o PPP.

Organizada de maneira intersetorial, a gestão pedagógica reúne profissionais com perfil de liderança, como o gestor escolar, a coordenação pedagógica e demais agentes que tenham participação decisiva na qualidade do ensino.

Qual é o papel de um gestor pedagógico?

O gestor pedagógico é um personagem central na organização e no planejamento das atividades educativas da escola. Ele assume o papel de mediador da adoção do projeto pedagógico, além de articular sua criação com outros setores da gestão escolar.

Por estar ligado diretamente à elaboração do PPP, o gestor pedagógico deve ter uma visão ampla e objetiva de toda a escola, dialogar com a coordenação pedagógica dos diferentes segmentos e com os professores.

Partindo da ideia de que as formas de gestão são práticas educativas, o gestor pedagógico também exerce um papel de liderança, educando, ensinando e influenciando diretamente os processos de aprendizagem.

Saiba mais >> Qual é o papel do gestor escolar?

Qual é a diferença entre gestão escolar e gestão pedagógica?

A gestão escolar engloba todos os setores estratégicos ligados à administração da escola, incluindo a gestão financeira, pedagógica, de pessoas e de comunicação.

O papel da gestão escolar é centralizar a tomada de decisões no sentido de alcançar os objetivos educacionais da escola. Ela também está ligada à liderança, motivação e gestão das pessoas que fazem parte da escola.

gestão escolar e gestão pedagógica

Por sua vez, a gestão pedagógica, que é um dos pilares da gestão escolar, se dedica aos processos relacionados à atividade principal da escola: educar e ensinar.

Em resumo, a gestão pedagógica faz parte da gestão escolar, sendo responsável por garantir a qualidade educacional.

Quais os principais eixos da gestão pedagógica?

Para que a gestão pedagógica seja eficiente, ela deve atender alguns eixos ligados às responsabilidades próprias da gestão. O trabalho do gestor pedagógico é distribuído em três áreas principais:

Planejamento escolar e pedagógico

A principal demanda de um setor ligado à gestão e à organização escolar é o planejamento. É através dele que a gestão pedagógica pode planejar os objetivos que serão atingidos por cada segmento, as metas que serão alcançadas e o caminho a ser seguido.

Fazem parte do planejamento escolar:

  • Alinhar os objetivos da escola com as diretrizes educacionais do país;
  • Elaborar o Projeto Político Pedagógico;
  • Fazer a seleção do material didático que será usado na escola;
  • Identificar demandas da comunidade escolar;
  • Criar planos de ação para redução do déficit educacional.

Realização das práticas pedagógicas

As práticas pedagógicas são um eixo da gestão ligado à ação direta, com o objetivo de atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes.

Entende-se como prática pedagógica tudo aquilo que envolve o processo de ensino-aprendizagem. Fazem parte deste eixo da gestão pedagógica:

  • Organizar reuniões com os professores;
  • Aplicar metodologias de ensino;
  • Aplicar o currículo;
  • Cumprir o calendário pedagógico;
  • Acompanhar o uso dos materiais didáticos.

Relacionamento com pais e responsáveis

Também é um dos objetivos da gestão pedagógica promover a aproximação da família com a escola, com o objetivo de melhorar e estimular a participação dos pais na formação dos alunos.

Para construir uma relação de confiança, a gestão deve promover reuniões, encontros, criar canais de comunicação e relacionamento e tornar os processos educacionais transparentes e acessíveis.

São demandas da gestão pedagógica:

  • Realizar encontros da família com a escola ao longo do ano;
  • Estar disponível para reuniões e atendimento aos pais;
  • Elaborar o PPP em linguagem clara e acessível;
  • Comunicar à família sobre fatos relevantes da escola ou sobre o andamento escolar dos alunos.

Como modernizar a gestão pedagógica?

O gestor pedagógico tem a responsabilidade de indicar os caminhos para melhorar as práticas educativas dentro da escola. Portanto, ele deve ser uma pessoa atenta às inovações, com coragem para testar novos caminhos e abandonar práticas ineficazes.

Com a democratização das ferramentas digitais, a tecnologia se tornou uma importante aliada da educação, facilitando processos como a personalização do ensino e a automação de tarefas burocráticas.

Existem diversas possibilidades para tornar a gestão pedagógica mais moderna e inovadora, com reflexos diretos na qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Confira algumas delas.

Automação escolar

A automação escolar envolve adotar processos que melhoram a qualidade do serviço oferecido pela instituição, dando mais tempo para desenvolver um ensino de qualidade.

Com o uso das ferramentas adequadas, a escola pode otimizar as atividades realizadas de forma corriqueira e economizar tempo da equipe. Confira como a automação escolar pode favorecer os processos da escola:

  • Decisões orientadas por dados: utilizando sistemas de gestão de aprendizagem inovadores, é possível levantar dados concretos sobre o desempenho dos estudantes em planilhas e gráficos de fácil visualização.
  • Avaliação de aprendizagem: existem diversas alternativas para otimizar o processo de avaliação de aprendizagem, com sistemas que emitem boletins, reúnem os dados dos alunos e até mesmo fazem correção de gabarito automaticamente.
  • Gerenciamento de horários: os sistemas de gestão escolar permitem criar grades de horários e calendários de forma automática, de fácil visualização e personalizados para cada professor e aluno.

Para saber mais sobre como a automação escolar pode ser aplicada em sua instituição, confira nosso artigo completo sobre o tema.

Tutoria online

Um dos principais desafios da gestão pedagógica é criar estratégias para reduzir o déficit educacional e equilibrar o aprendizado em sala de aula sem prejudicar o desenvolvimento dos estudantes.

Com o objetivo de atender essa demanda, a tutoria online é uma ferramenta que coloca os alunos em contato com tutores especialistas de qualquer lugar do Brasil, disponíveis 24 horas por dia, sempre que a dúvida surgir.

Saiba mais >> O que é Tutoria Online e como ela melhora a jornada de aprendizagem do aluno?

Dessa forma, os estudantes conseguem atendimento personalizado para aprender a disciplina no próprio ritmo, reduzindo a carga sobre os professores e permitindo que o andamento das turmas seja mais fluido.

No TutorMundi, a principal ferramenta de tutoria online do Brasil, dispomos de mais de 2 mil tutores cadastrados, que já realizaram mais de 100 mil atendimentos. Considere levar a tutoria online para a sua escola. Fale agora com um de nossos consultores!

Ensino híbrido

O ensino híbrido é considerado por especialistas da educação como uma das formas de reduzir os impactos que a pandemia de Covid-19 trouxe para o aprendizado dos alunos.

Através da combinação de atividades presenciais e tecnologia educacional, o ensino híbrido permite criar aulas com alto poder de engajamento, melhorando a absorção do conteúdo, a motivação dos alunos e o desempenho nas avaliações.

Apesar de ser bastante popular, o ensino híbrido ainda está longe de ser uma realidade na maioria das escolas. Cabe à gestão pedagógica avaliar a possibilidade de implementação de modelos de ensino híbrido em sala de aula, de acordo com as demandas da escola.

Para conhecer mais sobre o que é o ensino híbrido e dar os primeiros passos na elaboração de aulas híbridas com alto poder de engajamento, acesse nosso artigo com 7 passos para um ensino híbrido eficiente.

Leve a gestão pedagógica da sua escola para o século 21

A gestão pedagógica está presente em todas as instituições de ensinos e é o seu trabalho que garante a qualidade da educação.

Por isso, é fundamental buscar alternativas que tornem o trabalho da gestão pedagógica mais eficiente, otimizando os processos e direcionando a ação para aquilo que realmente precisa ser feito: o dever de educar.

Gostou deste artigo? Aqui, no blog do TutorMundi, você encontra diversos textos com dicas sobre gestão escolar, metodologias ativas de aprendizagem, ensino híbrido e personalização do ensino.

Fontes

Práticas de organização e gestão da escola: objetivos e formas de funcionamento a serviço da aprendizagem de professores e alunos

A gestão pedagógica faz a diferença na escola?

Compartilhar esse artigo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

Gostou? Deixe sua opinião

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação