O termo educação 4.0 está ficando popular, especialmente após o período de pandemia, em que o uso de tecnologia nas escolas teve de ser implantado rapidamente.

Mas, afinal, o que significa educação ser 4.0? O que afinal é uma escola 4.0? Como tornar a sua escola 4.0? Confira tudo isso em nosso artigo! Boa leitura.

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

O que é educação 4.0?

Educação 4.0 refere-se ao tipo de ensino que deve estar sincronizado com a Quarta Revolução Industrial, ou seja, com a atualidade.

A Quarta Revolução Industrial é marcada pela tecnologia em todas as áreas, tanto físicas como digitais, e, por isso, a educação não pode ficar de fora desse processo.

Então, a educação 4.0 tem o objetivo, justamente, de trazer mais tecnologia para a educação, tanto nos processos administrativos quanto na sala de aula. Por isso, inovações tecnológicas são o foco da educação 4.0.

Características da educação 4.0

Para que um modelo de ensino seja considerado educação 4.0, ele precisa ter estes elementos:

Portanto, para uma escola ser 4.0 é preciso usar a tecnologia como aliada no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, é necessário investir não só na aquisição das tecnologias, mas também na formação continuada dos professores para que saibam utilizá-las.

Sem esse último aspecto, a educação 4.0 não será implantada de forma eficiente.

O que é educação 5.0?

Educação 5.0 consiste em uma proposta que une os conhecimentos digitais e tecnológicos às habilidades humanas e socioemocionais para o bem-estar, com o objetivo de criar pessoas inteligentes emocionalmente e capazes de fazer da transformação digital uma ferramenta para a transformação social.

Então, basicamente, a educação 5.0 é um adendo à educação 4.0. Ela envolve a consciência de que não adianta a tecnologia, as metodologias e a infraestrutura da escola se não houver um toque humanizado.

Por isso, além da tecnologia, a educação 5.0 também foca o desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Qual a diferença entre educação 4.0 e 5.0?

Ilustração com a legenda "educação 4.0 X educação 5.0" para tratar da diferença entre os dois tipos de educação.

A diferença entre educação 4.0 e 5.0 é, em suma, apenas uma coisa: a visão socioemocional.

Não é que a educação 4.0 negligencie a importância da saúde emocional dos alunos, mas que isso simplesmente não foi pensado, já que o nome existe em relação à Quarta Revolução Industrial, a qual também não tem esse foco na emoção.

Por isso, o termo 5.0 foi criado pensando que essa preocupação com a saúde mental e que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais precisa ser trabalhado nas escolas.

Quais os impactos e vantagens da educação 4.0 e 5.0?

A educação 4.0 e seus impactos no sec. XXI são vários, como diversos benefícios para a educação justamente por ser algo mais contemporâneo, mais conectado à sociedade atual.

Alguns desses principais impactos positivos são:

Melhor preparação para o mercado de trabalho

Como a educação 4.0 tem esse foco na tecnologia, o estudante já fica letrado digitalmente e acostumado a lidar com diversas tecnologias e recursos tecnológicos, requisito essencial no mercado de trabalho atual.

Mas não apenas neste aspecto, pois, com o uso das metodologias ativas, os alunos ficam mais acostumados a trabalhar em grupo, a lidar com pressão e resolver problemas desde cedo.

Assim, a educação 4.0 forma indivíduos:

Por isso, vale a pena implementar a educação 4.0 em sua escola.

Quer conhecer uma ferramenta para facilitar esse processo? Clique aqui! 😍

Aluno protagonista

Na educação 4.0 o estudante é colocado no centro do processo de aprendizagem. Assim, o professor não é mais a figura detentora de todo conhecimento, mas sim um mentor, um mediador do conhecimento.

O papel do professor se torna, então, um grande suporte para o aluno, porém o compromisso e a responsabilidade de aprender são do estudante.

Isso dá um senso maior de responsabilidade ao aluno, além de elevar a autoestima ao ajudar o aluno a conseguir coisas por si mesmo.

Redução da sobrecarga docente

Neste modelo de ensino o professor utiliza as tecnologias para facilitar a gestão do seu trabalho e a ministração das aulas em sala de aula.

Usando tecnologias como:

o trabalho do professor é facilitado!

Dessa forma, os professores, ao fazerem uso das tecnologias em sala de aula, têm alguns benefícios como:

Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas gratuitamente. Podendo auxiliar na aplicação de rotações de estações de aprendizagem.

Ensino mais humanizado

Esses modelos colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, o que permite um olhar mais humano.

Em especial, a educação 5.0 foca no desenvolvimento das habilidades emocionais também, há uma preocupação com o psicológico dos alunos.

Dessa forma, há cuidados para que os alunos não se sintam pressionados, ameaçados ou menosprezados. Além disso, também há a tentativa de desenvolver resiliência emocional nos estudantes.

Com isso, são desenvolvidos cidadãos mais estabilizados emocionalmente. 

Como o sistema educacional pode implementar a educação 4.0?

Aluna estudando com notebook e caderno servindo de exemplo para demonstrar como seria a implementação da educação 4.0 no sistema educacional.
pexels

Para uma escola implantar a educação 4.0, o primeiro passo é fazer com que a tecnologia comece a fazer parte do cotidiano da escola, por exemplo com:

Esses são alguns exemplos de como começar a tornar sua escola 4.0!

Depois, para aplicar a educação 5.0, é fundamental que toda a comunidade escolar compreenda que a tecnologia pode ser grande aliada no processo de ensino-aprendizagem. 

Por isso, é preciso que haja a desconstrução de preconceitos quanto ao uso das tecnologias em sala de aula (inclusive por parte de docentes), investimentos em tecnologias educacionais, e, ainda, a capacitação e treinamento os profissionais, já que precisam entender e saber utilizar a tecnologia a seu favor sala de aula. 

Assim, ao se apropriar dessas tecnologias, o desenvolvimento dos alunos será impulsionado gerando maior interesse e aproveitamento nos estudos.

 Veja quais tecnologias você pode utilizar a seguir!

Edtechs e educação 4.0 e 5.0

As Edtechs são cruciais para uma boa aplicação da educação 5.0, pois fornecem a tecnologia necessária para dinamizar e otimizar o ensino em sala de aula.

Além disso, contam com o conhecimento advindo do campo pedagógico para promover uma experiência produtiva e significativa de ensino aprendizagem.

Um exemplo dessas Edtechs é a TutorMundi! Um aplicativo de tutoria digital em que o estudante consegue tirar dúvidas na hora, sem precisar de agendamento, com um tutor das melhores universidades do Brasil.

Os atendimentos ocorrem em um chat, podendo haver envio de áudios, vídeos, imagens e prints.

Com essa interação na hora, o aluno não carrega as dúvidas para casa e consegue aprender no ritmo dele e da forma que ele prefere, contribuindo para a redução de desníveis escolares.

Isso torna o aluno protagonista do processo de aprendizagem, porque ele precisa ativamente refletir sobre sua dúvida e postá-la para encontrar um tutor, além de dar autonomia ao estudante para flexibilizar sua rotina de estudos.

Há, também, a matéria Orientação de Estudos, que ajuda o aluno a organizar sua rotina e aprender a aprender.

Outra coisa interessante do uso do TutorMundi é que é possível tornar a educação baseada em dados, porque, a cada atendimento, relatórios são gerados que ajudam os professores a entenderem e trabalharem em cima das lacunas dos alunos.

Os docentes das escolas parceiras, em uma pesquisa, 82% alegam que há melhora no entendimento dos conteúdos por parte dos alunos e 80% deles colocam que TutorMundi é efetivo para reduzir as lacunas de aprendizagem dos estudantes.

imagem mostrando que 90% dos alunos que usam o app melhoraram suas notas

Está esperando o que para levar estes resultados para sua escola? Teste grátis! 😍

Conclusão

Educação 4.0 e Educação 5.0 são coisas parecidas, apenas com o adicional do aspecto socioemocional na 5.0. 

Independente de qual das duas seja escolhida, ambas são extremamente enriquecedoras para a educação.

Por isso, você não pode deixar de transformar sua instituição em uma escola 4.0 ou 5.0, e pode contar com o TutorMundi para começar essa jornada!

Veja como o Colégio Plus usou o TutorMundi para ajudar na implementação da educação 4.0 e se apaixone!