livros sobre uma mesa escolar

Gestão Educacional e Gestão Escolar: somando forças para o sucesso da estratégia escolar

Compartilhe

Sumário

A administração de uma instituição de ensino é algo complexo. Além de profissionais capacitados na área administrativa, há aspectos pedagógicos da gestão escolar que não podem ser deixados de lado.

Por isso, existem os termos gestão educacional e gestão escolar. Esses conceitos, apesar de parecerem sinônimos e até serem usados de tal forma, denotam duas coisas diferentes. Para o ensino funcionar plenamente, a gestão administrativa e pedagógica da escola deve funcionar cada uma em sua área de competência.

Saia na frente, baixe grátis o nosso guia do diferencial competitivo

No presente texto, vamos falar de Gestão Educacional e Gestão Escolar, como unir forças das duas áreas e fazê-las caminharem lado a lado. Quer saber mais sobre esse assunto? Venha conosco. Boa leitura!

Qual a diferença entre gestão educacional e gestão escolar?

Muitas pessoas confundem os termos gestão educacional e gestão escolar. Apesar de serem parecidos, há diferenças entre eles.

Em suma, a gestão educacional são normas de caráter governamental que regulam as atividades de instituições de ensino, já a gestão escolar é uma metodologia administrativa, de forma geral.

Logo, a gestão educacional envolve as iniciativas relacionadas aos sistemas de ensino. A gestão escolar, por sua vez, é uma autonomia das instituições de ensino para gerir o que está sob sua égide.

Uma gestão escolar eficiente observa as particularidades das áreas, do pedagógico ao financeiro, e toma as responsabilidades corretas de acordo com a Lei nº 9.394/96, ou com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Gestão escolar

Agora, vamos aprofundar um pouco mais nos temas, a começar pela gestão escolar. Esta se refere à administração da escola, de forma geral, e não apenas se restringe a aspectos pedagógicos.

Podemos exemplificar esse tópico citando a infraestrutura da instituição, a área financeira, a captação de alunos, o relacionamento da comunidade escolar, entre outros.

Os membros envolvidos na gestão escolar são o gestor escolar, que é um verdadeiro líder da comunidade da escola, o diretor, seu vice-diretor e o coordenador pedagógico.

Quais são os tipos de gestão escolar?

lista com os tipos de gestão escolar

Para uma boa gestão, é necessário conhecer os tipos de gestão escolar. O desconhecimento destes, ou não observância de tais aspectos, prejudica a administração escolar na execução das atividades e obtenção de resultados. Veja:

  • Gestão administrativa – a área administrativa que cuida de aspectos materiais e físicos da escola, como a manutenção da infraestrutura;

  • Gestão pedagógica – essa gestão é essencial para que os estudantes fiquem engajados nas aulas. Uma escola completa trabalha com o planejamento pedagógico ao mesmo em que gere a escola como um todo;

  • Gestão de pessoas – quem executa as ações são indivíduos, pessoas. Esse gerenciamento bem-feito assegura o envolvimento dos componentes do corpo docente, em prol da aprendizagem do aluno;

  • Gestão das comunicações – a comunicação clara, seja entre colaboradores ou da escola para os alunos e pais, deve ser objetiva e eficaz;

  • Gestão financeira – de modo a permitir que a escola tenha os recursos de que precisa, com equilíbrio, a gestão financeira é essencial para qualquer instituição;

  • Gestão de tempo e eficiência dos processos – a eficiência dos processos é um dos preceitos de uma boa administração. O objetivo é gastar menos tempo e investir na automatização, por exemplo.

Gestão educacional

A gestão educacional, por sua vez, se preocupa com a área pedagógica de uma instituição de ensino. Ou seja, quando falamos do desempenho do corpo docente, a capacitação, a correta execução do projeto político pedagógico e demais aspectos pedagógicos da gestão escolar, estamos falando de gestão educacional.

Cada um dos sistemas desempenha um papel, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) confere à escola autonomia para adaptar processos a especificidades locais ou às de seus alunos.

gestores educacionais conversando no trabalho
Referência: www.pexels.com/pt-br

A gestão educacional tem um papel de organização. Em nosso país, ela se baseia nos sistemas de organização de ensino federal, estadual e municipal. As mesmas incumbências de tais sistemas, assim como as normas e disposições, se aplicam à educação pública e à privada.

A gestão educacional de uma escola objetiva criar um modelo para potencializar o ensino, conferindo mais qualidade aos serviços oferecidos.

Tecnologias educacionais: unindo forças entre as gestões

Finalmente, vamos apresentar algumas das possibilidades tecnológicas como grandes armas para as gestões. Quando nos referimos à Gestão Educacional e Gestão Escolar, unir forças é essencial para que elas caminhem lado a lado.

A tecnologia educacional pode ser a resposta. Existem tipos de sistema de gestão nos quais o controle das várias áreas de gestão podem ser abordadas. Tanto o sistema de gestão escolar, quanto o sistema de gestão educacional.

Enquanto sistemas de gestão escolares podem medir fatores como inadimplências, sistemas pedagógicos podem mensurar o desnível pedagógico de estudantes em determinadas matérias, de modo a permitir que o corpo docente ache outros meios de explicar, de realizar atividades extracurriculares, e de personalizar o ensino.

mãos escrevendo em caderno sobre notebook
Referência: www.pexels.com/pt-br

A tecnologia é, inclusive, uma das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que devem reger a aprendizagem.

Nesse contexto, o TutorMundi é uma ferramenta capaz de diminuir o desnível pedagógico, que resulta em uma menor evasão escolar. Na plataforma, os alunos têm acesso a tutores das melhores universidades brasileiras, e cada interação gera relatórios acadêmicos sobre os alunos.

Assim, a gestão pode analisar os dados disponibilizados para desenvolverem um ensino personalizado em suas instituições, pois é possível ver quais são as maiores dúvidas, dificuldades e as matérias que os alunos enfrentam mais problemas.

Guia completo para campanha de captação de alunos

Neste artigo, comentamos um pouco sobre Gestão Educacional e Gestão Escolar. Você descobriu como unir forças para fazer as duas áreas do conhecimento e suas práticas caminharem lado a lado. Apesar de suas diferenças e nuances, ambas são muito necessárias para a administração escolar.

Gostou de saber mais sobre como harmonizar a Gestão Educacional e a Gestão Escolar? Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil e interessante. Aproveite que já terminou a leitura e veja também as atualizações de conteúdo do TutorMundi nas redes sociais. Siga a gente no Facebook e no Instagram para não ficar por fora de nada!

Compartilhar esse artigo:

Gostou? Deixe sua opinião

Inscreva-se para receber conteúdos e notícias sobre ensino híbrido e personalização da aprendizagem no seu e-mail toda a semana.

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação