A administração de uma instituição de ensino é algo complexo. Além de profissionais capacitados na área administrativa, há aspectos pedagógicos da gestão escolar que não podem ser deixados de lado.

Por isso, existem os termos gestão educacional e gestão escolar. Esses conceitos, apesar de parecerem sinônimos e até serem usados de tal forma, denotam duas coisas diferentes. Para o ensino funcionar plenamente, a gestão administrativa e pedagógica da escola deve funcionar cada uma em sua área de competência.

Guia Diferencial Competitivo nas escolas

No presente texto, vamos falar de Gestão Educacional e Gestão Escolar, como unir forças das duas áreas e fazê-las caminharem lado a lado. Quer saber mais sobre esse assunto? Venha conosco. Boa leitura!

Qual a diferença entre gestão educacional e gestão escolar?

Muitas pessoas confundem os termos gestão educacional e gestão escolar. Apesar de serem parecidos, há diferenças entre eles.

Em suma, a gestão educacional são normas de caráter governamental que regulam as atividades de instituições de ensino, já a gestão escolar é uma metodologia administrativa, de forma geral.

Logo, a gestão educacional envolve as iniciativas relacionadas aos sistemas de ensino. A gestão escolar, por sua vez, é uma autonomia das instituições de ensino para gerir o que está sob sua égide.

Uma gestão escolar eficiente observa as particularidades das áreas, do pedagógico ao financeiro, e toma as responsabilidades corretas de acordo com a Lei nº 9.394/96, ou com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Gestão escolar

Agora, vamos aprofundar um pouco mais nos temas, a começar pela gestão escolar. Esta se refere à administração da escola, de forma geral, e não apenas se restringe a aspectos pedagógicos.

Podemos exemplificar esse tópico citando a infraestrutura da instituição, a área financeira, a captação de alunos, o relacionamento da comunidade escolar, entre outros.

Os membros envolvidos na gestão escolar são o gestor escolar, que é um verdadeiro líder da comunidade da escola, o diretor, seu vice-diretor e o coordenador pedagógico.

Quais são os tipos de gestão escolar?

lista com os tipos de gestão escolar, sendo eles: gestão administrativa, gestão pedagógica, gestão de pessoas, gestão de comunicação, gestão financeira e gestão de tempo.

Para uma boa gestão, é necessário conhecer os tipos de gestão escolar. O desconhecimento destes, ou não observância de tais aspectos, prejudica a administração escolar na execução das atividades e obtenção de resultados. Veja:

Gestão educacional

A gestão educacional, por sua vez, se preocupa com a área pedagógica de uma instituição de ensino. Ou seja, quando falamos do desempenho do corpo docente, a capacitação, a correta execução do projeto político pedagógico e demais aspectos pedagógicos da gestão escolar, estamos falando de gestão educacional.

Cada um dos sistemas desempenha um papel, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) confere à escola autonomia para adaptar processos a especificidades locais ou às de seus alunos.

gestores educacionais conversando no trabalho
pexels.com

A gestão educacional tem um papel de organização. Em nosso país, ela se baseia nos sistemas de organização de ensino federal, estadual e municipal.

As mesmas incumbências de tais sistemas, assim como as normas e disposições, se aplicam à educação pública e à privada.

A gestão educacional de uma escola objetiva criar um modelo para potencializar o ensino, conferindo mais qualidade aos serviços oferecidos.

Tecnologias educacionais: unindo forças entre as gestões

Finalmente, vamos apresentar algumas das possibilidades tecnológicas como grandes armas para as gestões. Quando nos referimos à Gestão Educacional e Gestão Escolar, unir forças é essencial para que elas caminhem lado a lado.

A tecnologia educacional pode ser a resposta. Existem tipos de sistema de gestão nos quais o controle das várias áreas de gestão podem ser abordadas. Tanto o sistema de gestão escolar, quanto o sistema de gestão educacional.

Enquanto sistemas de gestão escolares podem medir fatores como inadimplências, sistemas pedagógicos podem mensurar o desnível pedagógico de estudantes em determinadas matérias.

Isso a fim de permitir que o corpo docente ache outros meios de explicar, de realizar atividades extracurriculares, e de personalizar o ensino.

mãos escrevendo em caderno sobre notebook
Referência: www.pexels.com/pt-br

A tecnologia é, inclusive, uma das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que devem reger a aprendizagem.

TutorMundi

Nesse contexto, o TutorMundi é uma ferramenta capaz de diminuir o desnível pedagógico através do ensino personalizado 1×1.

Na plataforma, os alunos têm acesso a monitores das melhores universidades brasileiras e tiram suas dúvidas com eles.

Além de dúvidas, os tutores também fornecem reforço escolar e acompanhamento pedagógico.

Veja como é simples para o estudante:

Imagem mostrando o passo a passo para enviar uma dúvida na startup de educação tutormundi: 1. o estudante escolhe a matéria 2. Ele seleciona um tutor 3. Envia a dúvida por texto ou imagem 4. em instantes a monitoria começa

Todos os atendimentos ficam registrados e geram relatórios pedagógicos que podem ser consultados pelos docentes e pela coordenação pedagógica.

É possível ver quais são as maiores dúvidas, dificuldades e as matérias que os alunos enfrentam mais problemas.

Relatório pedagógico da startup tutormundi e tudo que é possível verificar para melhorar o ensino-aprendizagem

Assim, a gestão pode analisar os dados disponibilizados para desenvolverem um ensino personalizado em suas instituições.

veja como são os relatórios pedagógicos do TutorMundi

Conclusão

Neste artigo, comentamos um pouco sobre Gestão Educacional e Gestão Escolar.

Você descobriu como unir forças para fazer as duas áreas do conhecimento e suas práticas caminharem lado a lado. Apesar de suas diferenças e nuances, ambas são muito necessárias para a administração escolar.

Gostou de saber mais sobre como harmonizar a Gestão Educacional e a Gestão Escolar? Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil e interessante.

Para potencializar essas áreas em sua escola, faça um teste grátis com o TutorMundi em sua instituição! Basta preencher o formulário abaixo: