Todos os anos, os professores e coordenadores se reúnem antes do início do ano letivo para montar o planejamento escolar do ano seguinte. Essa etapa consiste na elaboração de diretrizes e atividades que a escola irá realizar para atingir os objetivos educacionais.

Mais do que traçar planos e projeções técnicas para o ensino, a hora de elaborar o planejamento escolar é um momento de olhar para o que aconteceu e identificar o melhor caminho para garantir a aprendizagem dos estudantes.

Com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa tarefa ganhou novas características que precisam ser adotadas para atender as demandas da formação básica através de um ensino baseado em competências e habilidades que devem fazer parte do planejamento escolar de acordo com a BNCC.

Para entender melhor como é a elaboração do planejamento escolar de acordo com a BNCC, o TutorMundi montou este guia com informações preciosas para todos que trabalham com gestão escolar e docência. Boa leitura!

Banner oferecendo gratuitamente o Relatório de acompanhamento pedagógico. Clique para baixar

O que é planejamento escolar?

Quando pensamos no planejamento dentro de uma organização, estamos falando sobre o exercício de antecipar as ações e criar planos para que elas possam ser executadas da melhor forma, com o objetivo de atingir um resultado.

Nas escolas, o planejamento escolar é um processo de organização e coordenação da ação docente, feito com o objetivo de articular as atividades escolares ao longo do ano.

Assim, a partir de um processo de reflexão que envolve a comunidade escolar, cria-se um plano de ação que vai nortear a proposta pedagógica, as atividades educacionais, a matriz curricular e as metodologias de ensino.

Além de questões técnicas como definição de calendários, montagem das turmas e materiais didáticos, o planejamento escolar se debruça sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola para atender os objetivos da instituição.

O processo de elaboração do planejamento escolar parte de repensar o ano letivo, dando foco aos elementos básicos do ensino, que são:

Para que serve o planejamento escolar?

O planejamento escolar costuma ser elaborado considerando todo o ano letivo, e sua criação antecede o início das aulas, em um momento conhecido como “Semana Pedagógica”.

O termo pode mudar de instituição para instituição, mas tem o objetivo comum de discutir como será o ano letivo e revisar o PPP. O planejamento para o ano surge da análise minuciosa dos erros e dos acertos da gestão escolar para, a partir disso, definir metas.

Além de revisar e criar estratégias para alcançar os objetivos educacionais da escola, o planejamento escolar é fundamental para otimizar a gestão e garantir o bom uso dos recursos – materiais, financeiros e de pessoas –  e do tempo da escola. 

Ao planejar os passos que serão adotados pela escola, é possível prever quais serão os pontos que precisam de mais investimento, quais ações devem ser mantidas e o que deve ser mudado para otimizar as práticas educacionais.

Alguns dos objetivos do planejamento escolar são:

Quais são os tipos de planejamento escolar?

Existem dois tipos principais de planejamento escolar utilizados para a elaboração do plano de ações. Cada modalidade atende a necessidades e contextos específicos. Por isso, compreender a sua aplicação ajuda a identificar qual é o melhor para a sua escola.

Planejamento escolar participativo

O planejamento escolar participativo garante que toda a comunidade escolar, ou seja, pais, alunos, funcionários e professores, tenham voz ativa no processo de elaboração do plano de ações da escola.

Descentralizado, o planejamento participativo faz da escola um local plural, aberto ao diálogo e ativo na busca por um espaço horizontal, em que o foco da tomada de decisões não acontece através de posições hierárquicas.

Um processo participativo é fundamental na criação de um bom Projeto Político Pedagógico e sua elaboração traz diversos benefícios para a comunidade escolar, mas esse modelo não funciona em todas as instituições de ensino.

Para funcionar, a gestão escolar precisa ser democrática, e que todos tenham acesso a informações sobre a realidade da escola. Além disso, a escola precisa conhecer bem o contexto do qual faz parte e escutar as famílias e colaboradores.

Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas gratuitamente para criar aulas interativas.

Planejamento escolar Estratégico

Diferentemente do modelo participativo, o planejamento escolar estratégico concentra o poder de decisão em um pequeno grupo de profissionais com perfil técnico.

Eles terão como base o uso de dados e de pesquisas para encontrar o melhor plano para a escola.

Para fundamentar as decisões, esse modelo de gestão se vale de ferramentas de :

O levantamento dessas informações pode ser favorecido pelo uso de sistemas de gestão de aprendizagem, ferramentas de automação escolar e outras ferramentas de tecnologia educacional (como o TutorMundi).

Como montar o planejamento escolar de acordo com a BNCC
pexels.com

Como montar o planejamento escolar de acordo com a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular funciona como um guia a ser seguido pelas escolas brasileiras. Ela traz o que todos os alunos da formação básica têm direito a aprender, com o objetivo de reduzir as desigualdades educacionais e garantir que todos tenham acesso aos mesmos conhecimentos essenciais para a formação. 

O documento estabelece quais são os conhecimentos que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da jornada escolar.

Para isso, a BNCC propõe um ensino baseado em competências e habilidades que devem guiar toda a educação básica.

No planejamento escolar, a gestão deve considerar as 10 competências gerais que contemplam toda a educação básica.

Além disso, as competências específicas de cada segmento e disciplina, bem como as habilidades necessárias para alcançar as competências.

Portanto, confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar na hora de reunir a sua equipe pedagógica para elaborar um planejamento escolar de acordo com a BNCC.

Defina os objetivos

Todo o planejamento escolar deve ter como meta a definição dos objetivos que serão trabalhados ao longo do ano. Para adequá-los à BNCC, é fundamental conhecer as 10 competências gerais da Base e identificar formas de atendê-las na sua escola.

Competências gerais da BNCC devem ser analisadas na hora de fazer um planejamento escolar de acordo com a BNCC

Para atender à BNCC, o planejamento escolar deve contemplar esse conjunto de conhecimentos que todos os alunos precisam desenvolver.

Liste os recursos necessários

Para evitar gastos desnecessários, é fundamental ter em mãos uma lista dos recursos que serão necessários para que os objetivos educacionais sejam atingidos.

Essa lista deve contemplar tanto os recursos financeiros e materiais quanto as necessidades de pessoal, estrutura e tempo.

Tenha em mente que algumas competências da BNCC demandam investimentos em tecnologias educacionais e no desenvolvimento socioemocional dos alunos. Por isso, destine recursos para atender essas demandas.

Utilize os dados a seu favor

Hoje em dia, diversas plataformas educacionais oferecem dados sobre o desempenho dos alunos e apontam quais são as lacunas que precisam ser preenchidas.

Uma dessas plataformas é o TutorMundi, em que os estudantes podem tirar suas dúvidas na hora com um tutor preparado para recebê-lo.

Cada atendimento dos estudantes gera dados, sendo eles:

Além disso, é possível ver as maiores dúvidas dos alunos, as matérias mais requisitadas e mais.

o papel das plataformas digitais na educação envolve o uso de dados

Quer fazer um tour pelo TutorMundi? Clique aqui 👈

Assim, conhecer a realidade do ensino na escola permite que o planejamento escolar seja mais estratégico e atenda às necessidades dos alunos com mais praticidade e menos custos.

Escute a comunidade escolar

Os objetivos da escola devem estar alinhados com os interesses da comunidade escolar. É importante respeitar a opinião dos pais, dos familiares e dos funcionários, para que o planejamento escolar participativo aconteça e traga benefícios para a educação.

Na BNCC, a cooperação, a empatia e a cidadania são aspectos presentes em algumas das competências gerais.

Assim, permitir que as pessoas envolvidas no processo educacional tenham voz torna o planejamento mais inclusivo e democrático.

Crie metas realizáveis

O planejamento escolar precisa ser realista. Não adianta ter um ótimo plano se ele não pode ser executado. Por isso, crie ações práticas e para realizá-las a curto prazo, com prazos determinados e que abram a possibilidade de revisão durante o ano letivo.

Dessa forma, a gestão acompanha o desenvolvimento e propõe mudanças ao longo do ano, sem prejudicar o andamento do plano de ação e garantindo o sucesso das práticas educacionais.

Revise o ano anterior

Para identificar o que deu certo na escola, é muito importante olhar para o passado e analisar o que ocorreu como esperado e o que deixou a desejar.

Esse exercício analítico permite observar quais competências e habilidades foram melhor atendidas pelo planejamento escolar anterior.

Além disso, verificar o que pode ser modificado para garantir que o aprendizado dos alunos seja beneficiado.

Conclusão

O planejamento escolar é um momento muito importante para as escolas por servir como um momento de reflexão sobre os caminhos trilhados.

Por isso, adotar práticas inovadoras permitem que o processo seja otimizado e traga mais benefícios para o aprendizado dos alunos.

Quer experimentar o TutorMundi como uma dessas práticas? Faça um teste grátis em sua escola!