O protagonismo juvenil na escola refere-se à capacidade dos jovens de assumir um papel ativo em suas vidas e comunidades, tornando-se agentes de mudança positiva.

Entretanto, essa é uma matéria relativamente nova, o que deixa a gestão escolar confusa quanto à melhor forma de desenvolvê-la.

Por isso, preparamos este artigo completo sobre o protagonismo juvenil na escola! Boa leitura.

Guia das Metodologias Ativas para escolas

O que é protagonismo juvenil?

O protagonismo juvenil é uma abordagem que valoriza o potencial dos jovens e os encoraja a serem ativos em suas próprias vidas e em suas comunidades.

Ele se baseia na crença de que os jovens têm habilidades, conhecimentos e perspectivas únicas que podem contribuir para o desenvolvimento do mundo ao seu redor.

Por isso, o protagonismo juvenil envolve capacitar os jovens a tomar decisões, assumir responsabilidades e participar ativamente na definição de seu próprio futuro.

Além disso, em um contexto escolar, o protagonismo juvenil é baseado em três pilares fundamentais:

Benefícios do protagonismo juvenil na escola

O protagonismo juvenil na escola traz inúmeros benefícios para os estudantes, para os professores e para a instituição no geral.

Isso porque ele desenvolve várias habilidades nos alunos que os capacitam não só para o mercado de trabalho ou para serem empreendedores, mas também para a vida em sociedade.

Em seguida, veja alguns dos benefícios do protagonismo juvenil na escola.

Melhora da autonomia do aluno

Ao estimular o protagonismo juvenil, os estudantes são encorajados a assumirem a responsabilidade por sua própria aprendizagem, tornando-se mais autônomos e independentes.

Isso pois o estudante compreende melhor seu papel na sociedade, suas funções e como o sucesso depende de sua dedicação e disciplina.

Dessa forma, os estudantes ficam mais proativos com suas:

Desenvolvimento do senso de responsabilidade

Quando os jovens são incentivados a tomar decisões e a participar ativamente da vida escolar, eles desenvolvem um senso de responsabilidade maior, entendendo que suas ações têm consequências tanto para si próprios quanto para a comunidade escolar.

Com isso, tratam melhor os colegas e funcionários da escola, por exemplo.

Aumento da capacidade de tomada de decisão

O protagonismo juvenil estimula os jovens a tomarem decisões corretas, aprendendo a analisar diferentes opções, avaliar possíveis consequências e fazer escolhas conscientes.

Portanto, os alunos se tornam pessoas mais decididas e de tomada de decisão responsável.

Espírito empreendedor

Ao assumirem um papel ativo em projetos e atividades na escola, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver um espírito empreendedor.

Isso é feito através de:

Em suma, o desenvolvimento do protagonismo juvenil é essencial para o crescimento e desenvolvimento pessoal dos jovens.

Isso porque o envolvimento em atividades de liderança juvenil tem um impacto significativo no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas dos jovens.

Como trabalhar o protagonismo juvenil na escola

Protagonismo Juvenil é uma matéria relativamente nova na grade escolar, por isso, muitos professores ficam confusos ao trabalhá-la na escola.

A boa notícia é que o protagonismo juvenil na escola não precisa ser trabalhado só dentro da sala de aula.

Existem diversas estratégias que podem ser adotadas para promover e trabalhar o protagonismo juvenil na escola. Algumas delas são:

Feiras para estimular o protagonismo juvenil

Promova feiras em que os estudantes possam criar e apresentar seus próprios projetos, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo.

Essas feiras podem envolver a participação de outras escolas e também da comunidade local.

É possível criar coisas como:

Palestras com profissionais

Organize palestras com profissionais de diferentes áreas, trazendo exemplos inspiradores de pessoas que alcançaram o sucesso desde cedo.

Isso motiva os alunos a identificarem suas paixões e buscarem seus objetivos.

É possível convidar profissionais locais, como:

Inclusive, os próprios pais dos alunos, muitas vezes, ficam muito felizes com os convites.

Banner oferecendo gratuitamente o infográfico de intervenções pedagógicas. Clique para baixar.

4 Atividades de protagonismo juvenil prontas

Existem várias atividades de protagonismo juvenil na escola que podem capacitar os jovens a desenvolver seu protagonismo. Por exemplo:

Além disso, uma das formas de como trabalhar o protagonismo juvenil na escola é utilizando dinâmicas que trabalhem habilidades como:

Por isso, veja algumas atividades de protagonismo juvenil que você pode aplicar em sua escola.

Roda das prioridades

Existem alguns exercícios de autoanálise de fácil aplicação com os estudantes, um deles é a roda da vida.

Como é fácil de aplicar, é uma das atividades prontas de protagonismo juvenil mais fáceis de usar.

Roda da vida como atividade de protagonismo juvenil pronta

Para fazer essa atividade de protagonismo juvenil na escola, o professor dá uma folha com uma roda desenhada para todos os alunos. Ele pede que eles pensem sobre cada parte dessa roda em suas vidas.

O professor explica cada parte de forma rápida e dá exemplos para que os alunos entendam o que cada uma significa.

Depois, ele diz para os alunos serem honestos e darem uma nota para o quanto estão se esforçando em cada parte da vida.

Quando terminam de preencher a roda, o professor conversa com os alunos sobre como é importante equilibrar todas essas partes.

Se uma parte está sendo muito esquecida e outra está indo muito bem, algo pode estar errado.

Além disso, o professor fala sobre como é importante não esquecer de desenvolver o cérebro, que é uma das coisas que eles aprendem nas aulas de estudo direcionado.

Depois dessa conversa, o professor e os alunos pensam em maneiras de melhorar as partes que não estão indo tão bem.

Dinâmica da caverna para aulas de protagonismo juvenil

Deve-se imprimir a seguinte atividade e distribuí-la para os alunos, divididos em grupos de até 6 pessoas.

Atividade de protagonismo juvenil sobre como lidar com pressão

Como esta atividade envolve questões de valores, é mais indicada para alunos mais velhos, a partir do 9° ano do ensino fundamental.

Atividade de aula de protagonismo juvenil sobre lidar com pressão: Quem vocês salvariam? Apenas 6 pessoas podem entrar no abrigo.

Esta atividade não tem uma resposta certa ou errada, mas visa analisar o comportamento dos estudantes durante sua realização.

O professor deve observar três aspectos:

  1. Capacidade de lidar com pressão;
  2. Inteligência emocional;
  3. Elaboração de estratégias.

Assim, será possível fornecer feedback aos grupos e até aos alunos individualmente sobre como se comportaram durante a atividade.

Uma atividade de protagonismo juvenil na escola como esta pode servir como introdução para uma discussão sobre inteligência emocional ou sobre como enfrentar a pressão dos vestibulares e dos grupos.

Autoanálise

A aula de protagonismo juvenil também é um momento para os alunos se autoavaliarem e identificarem maneiras de melhorar.

Por isso, listas de perguntas, como a seguinte, são uma ótima maneira de fazer os alunos refletirem sobre suas atitudes.

Neste exercício, o professor instrui os alunos a responderem honestamente apenas à coluna “resposta” inicialmente.

autoavaliação como atividade de protagonismo juvenil

Durante a aula, o professor pode fazer algumas perguntas aos alunos com base em suas respostas, incluindo perguntas retóricas.

Em seguida, sugere-se algumas ações que podem ser tomadas para resolver problemas comuns, por exemplo:

Dessa forma, os alunos podem identificar suas dificuldades e, ao escreverem, estão fazendo um compromisso consigo mesmos.

Gestão do tempo e o protagonismo juvenil

Os alunos frequentemente não têm consciência do tempo que gastam em várias atividades diárias. Ter esse conhecimento é crucial para criar um cronograma de estudos personalizado.

Portanto, essa atividade é muito relevante para a aula de protagonismo juvenil.

Atividade de protagonismo juvenil em que a gestão do tempo é trabalhada

Nesta atividade, os alunos registrarão o tempo que gastam em diversas atividades do dia a dia, muitas das quais eles talvez não percebessem que duram tanto.

É útil fazê-los refletir sobre como podem otimizar esse tempo. Por exemplo, se passam 2 horas em redes sociais para lazer, quanto tempo acham que poderiam utilizar para outras tarefas?

Exemplos de projetos de protagonismo juvenil

É importante trabalhar projetos de protagonismo juvenil com os estudantes.

Ou seja, o que eles realizam e estudam nas aulas não podem ser um fim em si mesmos, é preciso que eles culminem em algo.

Por isso, veja alguns exemplos de projetos de protagonismo juvenil para se inspirar.

Projeto 1: “Jovens Empreendedores”

Nesse projeto, os estudantes são desafiados a criar e desenvolver um negócio próprio. Eles precisam:

Resultados: Além de adquirirem conhecimentos e habilidades relacionadas ao mundo empresarial, os estudantes desenvolvem competências como trabalho em equipe, liderança e resiliência.


Projeto 2: “Gestão Escolar Participativa”

Nesse projeto, os alunos têm a oportunidade de participar ativamente da gestão escolar.

Eles são eleitos por seus colegas para ocuparem cargos como representantes de turma, membros do grêmio estudantil e até mesmo para auxiliar no processo de tomada de decisões da escola.

Resultados: Os estudantes aprendem sobre democracia, cidadania e desenvolvem habilidades de negociação, comunicação e liderança.

Conclusão

O protagonismo juvenil desempenha um papel crucial na formação dos jovens, preparando-os para serem cidadãos ativos, responsáveis e capazes de tomar decisões conscientes.

Trabalhar esse conceito na escola não só beneficia os estudantes, mas também promove uma cultura de participação e engajamento na comunidade escolar como um todo.

Por isso, para ajudá-lo a tornar as aulas de protagonismo juvenil mais ativas, use nosso guia de metodologias ativas! Baixe grátis

Referências

O que é protagonismo juvenil?