Garantir uma educação de qualidade para os filhos é um dos maiores desejos dos pais. Para isso, eles são bem rigorosos para selecionar a escola adequada para os filhos, procurando sempre a que os ofereça o melhor.

Portanto, é essencial que a gestão escolar sempre propostas para melhorar a qualidade da escola e as executem, a fim de atrair o máximo de alunos possível.

Por isso, neste artigo, vamos trabalhar os desafios e ideias para melhorar a escola. Boa leitura!

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

Como é medida a qualidade da escola? 

No Brasil, a qualidade de uma escola é medida através de índices e de formas subjetivas.

São alguns dos índices:

E existem também formas subjetivas de definir a qualidade da escola, sendo elas principalmente:

Para conseguir bons resultados nesses aspectos, a escola precisa, principalmente, investir na qualidade de ensino-aprendizagem.

O que pode melhorar na escola?

O que pode ser melhorado na escola é uma pergunta que varia muito de instituição para instituição, pois cada uma tem seus pontos negativos e positivos.

Entretanto, algumas coisas são comuns a maioria das escolas, sendo elas:

Então, veja abaixo 3 propostas para melhorar a qualidade da escola.

3 propostas para melhorar a qualidade da escola

O ensino-aprendizagem precisa ser uma prioridade na lista de coisas para melhorar a escola, por isso, veja a seguir 3 ideias para melhorar a escola.

Uso de metodologias ativas

Usar metodologias ativas de aprendizagem é uma boa proposta para melhorar a qualidade da escola, isso porque as metodologias ativas são poderosas ferramentas para engajar mais os alunos.

Além disso, elas colocam o estudante como protagonista do processo de aprendizagem, ensinando-o a ter autonomia e a buscar o conhecimento por si próprio.

Metodologias ativas, como

não exigem grande uso de tecnologia e podem ser aplicados em escolas que não têm muito recurso tecnológico facilmente.

Portanto, mesmo se sua escola não for equipada com tecnologia, aplicar metodologias ativas ainda é possível e importante para melhorar a educação.

Guia das Metodologias Ativas para escolas

Ouvidoria escolar como uma proposta para melhorar a qualidade da escola

Como cada escola tem seus problemas específicos, as melhores pessoas que você pode ouvir para ver o que melhorar na escola são os alunos.

Para isso, é possível fazer uma ouvidoria escola, que, basicamente, é um momento separado pela gestão pedagógica em que os alunos podem fazer suas reclamações.

Este momento deve ser realizado pela orientadora escolar ou até mesmo uma terceira parte para que os alunos não se sintam pressionados pela escola.

Neste momento de ouvidoria, é interessante ir passando item por item da escola para pegar a opinião dos alunos. Falar dos professores também é importante para saber em que a coordenação pode ajudá-los a melhorar.

Tutoria Online para melhorar o ensino-aprendizagem

Com a Tutoria Online, é possível tornar o reforço escolar em sua escola extremamente eficiente, diminuindo assim os desníveis escolares e melhorando a qualidade da escola.

Por meio de um tutor, os alunos conseguem tirar todas as dúvidas e ter aprofundamento em qualquer disciplina.

Além disso, uma grande vantagem é que isso ocorre de forma personalizada, pois, já que o tutor atende um aluno de cada vez, o ensino acontece no ritmo do estudante e na forma que ele preferir e achar mais eficiente para a retenção de conteúdo.

Esse ensino personalizado faz com que o aluno se fortaleça individualmente e, assim, toda a classe é beneficiada, reduzindo os desníveis de conhecimento.

Isso facilita o trabalho do professor, que agora consegue dedicar mais tempo para usar metodologias ativas e tirar dúvidas dos alunos, pois, caso os alunos tenham dificuldades, podem contatar os tutores.

Outro benefício é que a disciplina da sala melhora, porque os alunos ficam mais interessados em aprender agora que as dúvidas foram sanadas.

Por isso, é muito interessante o fornecimento de tutoria online para os alunos. Isso pode ser feito através da Startup de reforço escolar TutorMundi.

Como melhorar os índices da escola com o TutorMundi?

O TutorMundi é um aplicativo de reforço escolar que conecta tutores das melhores universidades do Brasil aos seus alunos na hora, sem precisar agendar.

Os tutores atendem os alunos via chat, podendo enviar mensagens de áudio, vídeos e imagens também. O tutor irá instruir o aluno da forma que o estudante preferir e tiver escrito em seu perfil.

Monitoria online como uma estratégia pedagógica sendo mostrada através de um print de uma aula de matemática no aplicativo TutorMundi
Por isso a monitoria é uma ideia para melhorar a escola

Faça um tour pelo TutorMundi! Clique aqui 👈

É importante destacar que todos os tutores passaram por um processo seletivo rigoroso para trabalharem na plataforma. O processo consiste em 4 etapas:

  1. Análise de currículo e antecedentes criminais;
  2. Treinamento pedagógico;
  3. Prova técnica;
  4. Avaliação dos alunos.

Por isso o tutor consegue ensinar o aluno da melhor forma possível.

Melhora do desempenho estudantil

Com a tutoria online, os alunos não ficam mais com dúvidas, isso porque eles conseguem tirar as dúvidas no momento em que elas surgem direto do celular ou computador.

Isso gera no estudante uma melhor autoestima, já que ele não fica mais preso às coisas que não entende pois consegue solucionar tudo com a ajuda do tutor. Esse bem-estar reflete na sala de aula como um todo.

Outro benefício é no desempenho dos estudantes. 90% dos professores e gestores de escolas parceiras do TutorMundi disseram que há uma notável melhora nas notas dos alunos.

Além disso, 80% deles também colocaram que o TutorMundi é eficiente para a redução de lacunas educacionais, o que diminui o desnível de conhecimento em sala de aula.

imagem mostrando que 90% dos alunos que usam o app melhoraram suas notas

Então, utilizando o TutorMundi, seus alunos naturalmente terão melhores notas e sua escola terá notas melhores nos índices de educação, o que melhora a qualidade da escola.

Aumento da satisfação dos pais

Cada atendimento no aplicativo gera dados e métricas acerca dos seus alunos, tudo isso fica compilado em um relatório de acompanhamento pedagógico que pode ser acessado pela gestão pedagógica e pelos professores.

Assim, é possível entender e perceber:

  • Quais são as maiores dúvidas dos alunos;
  • Os alunos estão com mais dificuldade;
  • Qual é a matéria mais solicitada;
  • As dificuldades dos alunos;
  • Quais são as lacunas educacionais e mais.
Relatório pedagógico da startup tutormundi e tudo que é possível verificar para melhorar o ensino-aprendizagem e assim melhorar a qualidade da escola

Isso permite que ações de intervenção pedagógica sejam tomadas de acordo com as necessidades dos alunos, o que melhora o desempenho dos estudantes.

Dessa forma, com um melhor acompanhamento escolar, as reuniões escolares ficam mais fáceis, ações melhores podem ser tomadas e, consequentemente, a satisfação dos pais aumenta.

Além disso, os pais ficam felizes em ver que a escola tem esse tipo de acompanhamento e que oferece reforço escolar para os estudantes através do aplicativo.

Esse reforço os permite economizar com professores particulares, o que os deixa agradecidos à escola, sendo um ponto favorável nos períodos de matrículas.

Veja como o Plus aprendizagens melhorou seus resultados com o TutorMundi 😍

Conclusão

Essas são apenas algumas das propostas para melhorar a qualidade da escola, outras ideias dependem das necessidades da instituição.

Melhorar a qualidade da escola sempre deve ser prioridade nas instituições particulares, e, para fazer isso, pode contar com o TutorMundi! Quer saber mais? Faça um teste gratuito em sua escola!