ambiente virtual de aprendizagem

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Você já deve estar familiarizado com salas de aula, bibliotecas e laboratórios na maioria das escolas. Mas a educação a distância apresenta em um novo lugar, que chamamos de ambiente virtual de aprendizagem.

Com especificidades e diferenças de outras tecnologias educacionais, os ambientes virtuais são essenciais na digitalização do ensino, e neste post, vamos entender melhor como eles funcionam.

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem?

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) são sistemas ou softwares que reúnem conteúdos, exercícios e ferramentas de cursos online para uma comunidade virtual.

Nele, alunos e professores têm acesso à estrutura dos cursos, como as aulas, módulos e avaliação, e podem acompanhar o desempenho nas atividades e acessar o conteúdo de qualquer lugar.

Qual a função dos ambientes virtuais de aprendizagem?

Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona, e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente.

Ele não é um substituto das aulas presenciais, mas um complemento no processo do ensino que melhora a interação entre os agentes da escola e favorece a personalização da aprendizagem.

Saiba Mais >> Personalização do ensino: 10 tecnologias inovadoras ao redor do mundo

No ambiente virtual, é possível acompanhar o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos em cada disciplina, através de relatórios sobre desempenho gerados a partir de dados em tempo real. 

Essas informações permitem identificar problemas recorrentes e trabalhar de forma direcionada, garantindo um ensino mais eficaz.

Como surgiu o ambiente virtual de aprendizagem?

O AVA surgiu da necessidade de criar um sistema digital otimizado para auxiliar no ensino a distância e em modelos de ensino híbrido.

Se no início da educação a distância o ensino acontecia individualmente, com a internet foi possível criar espaços coletivos e facilitar a criação de comunidades virtuais.

O ambiente virtual surge, então, como uma opção para mediar o processo de ensino-aprendizagem online, oferecendo ferramentas tecnológicas para a troca de informações e a comunicação entre alunos e professores.

Vantagens do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Separamos algumas vantagens que podem ser observadas com o uso de um AVA no ensino:

O AVA é um espaço coletivo, voltado para facilitar a comunicação e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e acessível. Click To Tweet

1. Estimula o protagonismo do aluno

O AVA permite que o aluno tenha autonomia sobre o seu próprio aprendizado. Cabe a ele escolher qual é o melhor momento para realizar as atividades e, no caso das aulas assíncronas, assistir aos conteúdos.

O controle sobre os prazos das atividades faz com que o estudante tenha a responsabilidade sobre os seus objetivos, e ele se torna protagonista de sua jornada.

2. Reforça a fixação dos conteúdos

Em um ambiente virtual de aprendizagem, os alunos podem assistir às aulas quantas vezes quiserem.

As videoaulas ficam acessíveis para que o estudante revise o conteúdo quando for preciso. Da mesma forma, os exercícios também ficam disponíveis para revisão.

3. Fornece relatórios de desempenho

Os sistemas reúnem informações sobre o progresso de cada aluno nas disciplinas, além de fornecer um panorama geral de desempenho nas turmas e séries.

Os professores e a gestão escolar podem usar esses dados para entender a realidade da escola, quais os pontos fortes e quais precisam de maior atenção, podendo propor mudanças no percurso antes mesmo do fim do trimestre.

4. Favorece a personalização do ensino

Ter acesso a dados de desempenho permite que as escolas criem estratégias para melhorar o aprendizado de cada aluno.

Em tempo real, é possível identificar quais as disciplinas que um aluno tem mais dificuldade e quais ele tem mais sucesso e, a partir daí, construir um ensino personalizado.

5. Mais segurança e controle

Diferente das redes sociais, o AVA permite o controle de acesso e proteção do conteúdo através de contas únicas para os alunos e professores. 

Dessa forma, o ambiente de aprendizagem se torna mais seguro de invasões externas e o professor pode controlar o tempo que os alunos têm para realizar as tarefas e saber a origem do tráfego.

6. Conteúdo responsivo

A maior origem de tráfego online acontece em dispositivos móveis, por isso é importante que o ambiente virtual de aprendizagem também seja adaptável a diferentes plataformas.

Ter a possibilidade de acessar o conteúdo através do celular, computador ou tablet permite que o aluno tenha maior controle e liberdade sobre onde e quando vai estudar.

7. Apoio ao ensino presencial

Um AVA também pode ser um apoio para o ensino convencional ao ser utilizado em salas de aula presenciais.

A ferramenta online pode fazer parte da rotina de escolas ao trabalhar em conjunto com modelos de ensino híbrido.

O conteúdo das aulas pode ser disponibilizado de forma virtual e trazer inovação para a prática pedagógica, complementando as atividades com exercícios e alavancando a personalização do ensino.

ebook ensino hibrido na pratica

Quais funcionalidades devo procurar em um AVA?

Para uma gestão eficiente do aprendizado, um AVA deve apresentar algumas ferramentas essenciais em sua estrutura:

Base para o conteúdo curricular

O ambiente virtual deve dispor de suporte para o conteúdo em diversos formatos, como arquivos PDF e PowerPoint, ferramentas de texto e glossários.

Comunicação e interação

Um dos principais elementos do AVA é a comunicação, portanto é imprescindível que a plataforma tenha espaços como fóruns, chat, grupos e caixa de mensagens para a interação entre alunos e professores.

Perfil do aluno

O estudante pode ter um espaço customizável, no qual poderá cadastrar um perfil, ter seu calendário de atividades, acessar suas notas e o seu desempenho nas disciplinas, além de um canal direto para se comunicar com os professores e coordenadores.

Suporte para avaliação

Para que as avaliações sejam feitas no ambiente virtual de aprendizagem, a plataforma deve oferecer opções para montagem de questionários com correção automática, espaços para questões dissertativas e suporte para upload de arquivos.

Gestão do curso

A gestão escolar pode utilizar o AVA para acessar relatórios de desempenho individuais e coletivos, com a possibilidade de pensar estratégias que possam vir a potencializar o ensino na instituição.

A plataforma também deve fornecer a gestão do conteúdo dos cursos e alternativas de personalização.

Quais são os ambientes digitais mais usados?

Antes de optar por um ambiente virtual de aprendizagem, é importante conhecer as plataformas disponíveis no mercado e saber quais delas melhor se aplicam à realidade da sua escola.

Selecionamos algumas das principais ferramentas utilizadas por instituições de ensino ao redor do mundo para você conhecer. Confira!

Moodle

O Moodle é uma das plataformas de aprendizagem mais populares do mundo. Ela oferece todas as ferramentas essenciais para um AVA, com a vantagem de ser um software livre.

O sistema abriga todo o conteúdo multimídia e material didático do curso. O Moodle é gratuito, mas oferece opções com mais ferramentas e suporte de forma paga.

Entre as instituições brasileiras que usam o Moodle, estão a Universidade de São Paulo (USP), a Mackenzie e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

ambiente virtual de aprendizagem moodle

Blackboard

O Blackboard é um ambiente virtual de aprendizagem criado nos Estados Unidos e disponibilizado no Brasil pelo Grupo A.

Ele oferece, entre suas plataformas de ensino:

  • Blackboard Learn, um ambiente virtual de ensino completo;
  • Blackboard Collaborate, uma sala de aula virtual para videoconferências;
  • Blackboard Analytics for Learn, plataforma de análise de dados;
  • Blackboard Ally, ferramenta de administração do conteúdo pedagógico.
ava blackboard

Entre as instituições que usam o Blackboard estão a Universidade Anhembi Morumbi, a Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) e a Universidade Salvador (Unifacs)

Google for Education

Google for Education é uma plataforma educacional colaborativa voltada para aperfeiçoar o ensino e envolver ainda mais os estudantes, principalmente crianças e adolescentes.

Ela dispõe de várias ferramentas do Google, como o Google Classroom e o Google Cloud, para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, armazenamento de conteúdo e avaliação de desempenho. 

Saiba mais >> Tutorial do Google Classroom: Passo a Passo Completo

Canvas

Com destaque para a interface simplificada e com várias ferramentas de comunicação, o Canvas é um dos AVAs mais utilizados no mundo.

canvas ava

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o Centro Universitário das Américas (FAM) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) utilizam o Canvas como ambiente virtual de aprendizagem.

E-Proinfo

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o E-Proinfo é um ambiente colaborativo de aprendizagem público criado para atender as redes de educação básica do Brasil. 

A ferramenta permite a concepção, administração e desenvolvimento de cursos a distância, complemento a cursos presenciais e projetos colaborativos, entre outras formas de apoio ao processo ensino-aprendizagem.

Como ter um Ambiente Virtual de Aprendizagem em minha escola?

Para adotar um ambiente virtual de aprendizagem conheça as ferramentas disponíveis e verifique a aplicabilidade no seu contexto escolar.

A escolha de um AVA para a sua escola deve levar em conta o projeto pedagógico da instituição, a compatibilidade entre os sistemas já utilizados e a condição de acesso dos alunos.

Por mais que o futuro da sala de aula esteja ligado ao mundo digital, a essência da educação está em se relacionar com o mundo de forma coletiva.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos vão além de seus potenciais.

O que achou do artigo? Nos conte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdo sobre ensino híbrido e personalização da aprendizagem no seu e-mail.

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.