alunos captados se abraçando

Como captar alunos para escola: 3 estratégias para gerar mais matrículas

Compartilhe

Sumário

Quando se comenta sobre gestão escolar, são diversos os assuntos que essa área engloba. Um deles é gerar matrículas, especialmente no início do ano letivo.

Vamos descobrir como captar alunos para escola? Em nosso texto, vamos te contar três estratégias atualizadas para ter melhores resultados nas ações comerciais para captação de alunos. Leia mais!

Guia completo para campanha de captação de alunos

Estratégias para captação de alunos

Como buscar alunos? Com toda certeza, todo gestor já se fez essa pergunta. Para a captação de novos alunos, é muito importante ter essas três estratégias em mente:

Conheça tudo sobre seu público

Antes de qualquer coisa, quando se fala em marketing para escolas e ações comerciais para captação de alunos, é preciso entender o conceito de público-alvo. No caso, esses seriam o grupo “ideal” de consumidores a quem a sua comunicação se dirige.

Uma vez que você define o seu público, é importante direcionar a propaganda para captar alunos exatamente para ele. 

Indispensáveis para o sucesso da instituição e das propagandas, existem algumas perguntas a serem feitas antes de definir a forma de captação de alunos:

  • Qual a idade média do público-alvo?
  • Qual o gênero predominante no público-alvo?
  • Qual a renda média do público-alvo?
  • Qual a escolaridade do público-alvo?
  • Qual a idade média do público-alvo?

A partir dessas perguntas, é possível montar o que chamamos de persona. A persona para o marketing é um representativo ideal do que seria um de seus clientes.

Com frequência, as empresas nomeiam a persona, dão idade, profissão e preferências para ela de acordo com a maioria do seu público-alvo.

Para dar sequência às estratégias de campanha para a captação de alunos, é apropriado ter isso bem definido para economizar tempo e fazer com que suas campanhas para captação de alunos sejam mais efetivas.

Trabalhe as redes sociais de sua escola

As redes sociais certamente valem a pena serem mencionadas como uma estratégia de captação de alunos. Independentemente da faixa etária, a maioria das pessoas hoje em dia utiliza as redes sociais. Há variações de preferência, mas todo mundo gosta de estar conectado, não é mesmo?

Tela de smartphone com ícones de redes sociais
Referência: www.pexels.com/pt-br

Por isso, você pode utilizar as redes sociais da escola como forma de conseguir engajamento e atrair possíveis novos alunos. Elas devem ser um canal de informação, uma forma do público tirar dúvidas e ver conteúdo relevante e ter todos os dados da escola facilmente.

Portanto, não deixe de investir nisso. Analise quais são as redes mais utilizadas pelos pais de sua escola e invista nela. 

Se você postar vídeos no youtube, fazer publicações no blog e no facebook, seus conteúdos poderão ser encontrados via Google quando o usuário pesquisar pelas palavras-chave do seu conteúdo. Isso é uma excelente forma de prospectar novos alunos.

Como captar alunos pelo Instagram?

O Instagram é uma poderosa ferramenta de propaganda de escola. A rede social de fotos serve para diversos propósitos e é a mais utilizada entre os jovens atualmente. Nela, é possível montar o famoso “carrossel“ – uma série de fotos que podem ser informativas ou mostrando as dependências da instituição, por exemplo.

Assim, você consegue despertar o interesse em pais que ainda não o conhecem e possivelmente encontraram suas publicações devido ao algoritmo.

Outro uso bem comum por parte de instituições de ensino é mostrar um pouco do dia a dia dos alunos no Instagram. Por ser uma rede social um pouco mais informal (do que o LinkedIn, por exemplo) ela dá mais liberdade para isso. É uma excelente ferramenta para engajar os seus alunos também.

Os stories, que são fotos ou vídeos que desaparecem em 24 horas, também são uma forma de conseguir mais engajamento para o perfil profissional e dar mais informações acerca da instituição, visando gerar matrículas.

Essa modalidade do Instagram é uma das mais utilizadas e permite que sua escola tenha um bom alcance. 

Propaganda para captar alunos

“A propaganda é a alma do negócio”. Exatamente por isso, é importantíssimo levar em conta o poder da informação e espalhar para todo o seu público os seus diferenciais.

As redes sociais são uma forma de propaganda, mas querendo ou não elas se restringem a um público que, majoritariamente, já te segue. Se você deseja atingir quem está fora das redes, é interessante investir em outras formas de propaganda. Por exemplo:

  • outdoors;
  • distribuição de folders;
  • campanhas midiáticas;
  • parcerias com empresas;
  • parcerias com influenciadores digitais;
  • anúncios em sites de relevância;
  • anúncios em mecanismos de busca.

Guia completo para campanha de captação de alunos

Para que essa parte da estratégia tenha sucesso, o passo um (conhecer tudo sobre o seu público) deve ser bem-feito. Assim, você vai direcionar as campanhas exatamente para o seu público-alvo e ter ainda mais sucesso com as suas propagandas.

Por exemplo, muitas pessoas optam por anunciar produtos e serviços com influenciadores digitais, visto que o público destes tende a ser mais jovem e ligado às redes sociais. Quando o público-alvo é mais maduro e não dá tanta credibilidade a esse tipo de divulgação, a estratégia deve ser outra.

Para esse segundo perfil, os anúncios em redes sociais mais tradicionais, como o facebook, podem funcionar muito bem. Além disso, a divulgação em jornais de renome também dá certo.

Como fazer marketing educacional?

O marketing educacional é um conjunto de técnicas de negócios aplicadas ao universo educacional para a prospecção e retenção de clientes. Quando falamos de marketing educacional, os alunos da instituição de ensino são os clientes e, para os alcançar, é preciso cativar os pais deles.

Ele abrange a comunicação comercial e de marca com a comunidade escolar, a qualidade do ensino, o relacionamento com todos, a estrutura escolar e a satisfação dos clientes.  

A propaganda de escola particular bem-feita e eficiente é importante, mas há também outros fatores que devem ser realizados para que ela seja eficiente. Confira!

Inovação como diferencial da escola

Para que as instituições de ensino tenham sucesso na prospecção de novos alunos, é preciso apresentar diferenciais competitivos. Um deles deve ser, obrigatoriamente, a inovação.

Hoje em dia, vemos um movimento cada vez mais forte em direção às tecnologias educacionais. Isso significa que as escolas que não adotam processos mais modernos e formas de dar aulas mais dinâmicas acabam ficando para trás, não atraem tantos alunos e, consequentemente, saem perdendo.

Portanto, investir na inovação como forma de se diferenciar da concorrência e oferecer um ensino de qualidade pode ser a forma de colocar a sua instituição de ensino no topo.

Alunos e professora na sala de aula
Referência: www.pexels.com/pt-br

É claro, você deve fazer isso e alinhar todo o seu marketing educacional a essa premissa, mostrando os benefícios que os alunos vão ter ao escolher a sua instituição de ensino para estudar.

Personalização do Ensino

Além de uma simples tendência, é possível afirmar que o ensino personalizado é algo decisivo na hora de gerar matrículas, pois mostra para o aluno e para o responsável que ele não vai ser simplesmente mais um número para escola.

Afinal de contas, ninguém quer entrar numa escola para apenas ser bombardeado com conteúdos. O aluno da atualidade está cada vez mais exigente, e a geração Z precisa de um ensino em que suas necessidades sejam colocadas em primeiro plano.

Para isso, é muito importante focar em metodologias ativas, pois elas colocam o estudante como o protagonista do processo de ensino e aprendizagem. 

Uma forma excelente de promover o Ensino Personalizado utilizando a tutoria como metodologia ativa é por meio do TutorMundi.

Com ele, os alunos têm acesso a uma plataforma de tutoria 24 horas por dia e 7 dias por semana, permitindo que eles aprofundem a matéria, consigam aprender da forma que sintam ser mais efetivo, além de diminuir os desníveis pedagógicos.  

Aumentar constantemente o nível escolar

O nível escolar deve ser um fator a ser observado a todo momento. Especialmente quando estamos falando de marketing educacional, já que esse é um diferencial e tanto para as escolas da atualidade.

Instituições de ensino que prezam por metodologias ativas, intervenção pedagógica no caso de desnível escolar, aulas dinâmicas e que envolvam tecnologias educacionais, entre outros aspectos, podem afirmar que aumentam constantemente o nível escolar.

Além disso, é importante se atentar ao nível dos professores da instituição. Promover a formação continuada, por exemplo, é uma forma de assegurar que o corpo docente da escola sempre vai oferecer o melhor para todos os alunos.

Use eventos ao seu favor

Por último, mas não menos importante, é bom utilizar eventos em geral em favor da instituição. Desse modo, é possível fazer a propaganda da escola de uma forma orgânica.

Alguns eventos que podem potencializar sua campanha de matrículas são:

  • Promover campeonatos entre as escolas, com participação especial dos seus alunos;
  • Realizar cantatas com seus estudantes em parques ou shoppings;
  • Criar programações especiais em sua escola, como shows de talentos;

Alunos captados jogando na quadra da escola
Referência: www.pexels.com/pt-br

Também é possível incluir sua escola em programações culturais já realizadas pela prefeitura da sua cidade. 

Dessa forma, você consegue utilizar os eventos para promover a sua escola e fazer com que seja lembrado em sua cidade.

Conclusão

A captação de alunos está ligada a um trabalho bem-feito de propaganda de matrícula escolar e à qualidade do serviço prestado . Ao utilizar boas estratégias nesse processo, é possível ter melhores resultados.

Você gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre como captar alunos para escola? Veja o nosso guia completo para sua campanha de captação de alunos!

Compartilhar esse artigo:

Gostou? Deixe sua opinião

Inscreva-se para receber conteúdos e notícias sobre ensino híbrido e personalização da aprendizagem no seu e-mail toda a semana.

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação