Fale com um especialista e veja como funciona a Tutoria Online e Personalizada do TutorMundi.

Com a tecnologia cada vez mais presente na vida dos estudantes, a escola não pode ficar de fora dessa revolução. Por isso, o uso de softwares educacionais é tão importante, já que eles trazem diversos benefícios para a escola.

Como uso de softwares educacionais, diversos processos podem ser facilitados e aprimorados, como: emissão de boletins e de cobranças, secretaria escolar e até produção de aulas mais aprimoradas.

Entenda, neste artigo, o que são softwares educativos e como você pode encontrar o ideal para sua escola! Boa leitura!

O que é software educacional?

Moça pesquisando com o notebook e fazendo anotações com papel e caneta.
pexels

Software educacional é um programa de computador, um aplicativo ou um sistema que tem a função de facilitar algum processo na educação.

Logo, ele busca atender as necessidades pedagógicas ou as gerenciais da escola. 

Um software educativo tem uma metodologia clara voltada para a melhora do ensino-aprendizagem e de facilitar a vida dos professores e gestores escolares. Por isso, ele se torna um elemento essencial para melhoria da rotina escolar.

Ele pode administrar todos os processos escolares, como secretaria, contabilidade e recursos humanos; ou simplesmente resolver um problema específico da escola, como as dificuldades com plantões de dúvidas, por exemplo.

Veja abaixo os tipos de softwares educativos!

Tipos de softwares educacionais

Existem alguns tipos de softwares educacionais, cada um deles busca atender uma necessidade do meio pedagógico.

Sistemas de gestão educacional – Este tipo de software vai gerenciar todos os processos da escola que envolvem a gestão, como a contabilidade, administração dos contatos da escola, o trabalho com fornecedores e, em alguns casos, até o estoque da cantina e o departamento de direitos humanos.

Banco de provas e de questões – Tais softwares educativos têm a função de providenciar questões – de vestibulares ou não – para que os professores consigam elaborar com mais facilidade suas provas e atividades.

Programas de simulação – O objetivo deles é simular alguma realidade para que os alunos aprendam com mais facilidade, a exemplos dos simuladores de carros disponíveis nas autoescolas, além de simuladores de gerenciamento de algo – como uma empresa, uma cidade ou uma escola – ou de experimentos químicos, desde que tenham sempre o objetivo de ensinar. 

Atividades gamificadas – Aqui se encaixam aplicativos de educação como Duolingo, Wordwall e Khan Academy, pois o objetivo deles é que você aprenda algo de forma divertida e interativa.

Sistemas de gamificação – Este tipo de software oferece um sistema gamificado para que seus alunos usufruam de uma experiência mais divertida na escola. Com eles, em vez de pontos em atividades, os estudantes recebem pontos de experiência que os ajudam a subir de nível e adquirirem coisas novas para o seu avatar. Exemplos disso são o ClassDojo e o ClassCraft.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem – existem vários tipos de AVA, alguns precisam ser instalados, acessados por aplicativo ou simplesmente do navegador, como é o caso do Google Classroom, mas todos eles têm um único objetivo: proporcionar uma experiência de aprendizagem em que o aluno encontre tudo que precisa ali.

Jogos educativos – este tipo de software educacional, quando bem feito, tem um potencial incrível de engajar os alunos e fazer com que eles aprendam melhor. Um exemplo de software educativo desse tipo é o Minecraft Educacional.

Inteligência Artificial – esse tipo de software tem se tornado popular nas escolas e envolve, basicamente, a resolução de exercícios pelos alunos. Entretanto, conforme o aluno vai resolvendo, o algoritmo vai se adaptando e fornece ao estudante exercícios de acordo com o nível deles e visando o melhor desempenho e o preenchimento de lacunas.

Aplicativo de tutoria – este tipo de programa educacional tem o objetivo de proporcionar tutores para que os alunos tenham aulas e tirem suas dúvidas quando necessário. A vantagem desse software educativo é que é extremamente eficiente para redução do desnível escolar.

Qual a diferença entre softwares educativos e softwares educacionais?

Alunas apontando para uma parte do mapa-mundi na aula de geografia.
pexels

Não existe, tecnicamente, diferença entre software educacional e educativo. Isso porque, segundo os dicionários de língua portuguesa, educacional e educativo são palavras sinônimas e significam algo relacionado à educação.

Entretanto, alguns colocam que educacional estaria relacionado mais aos processos escolares, enquanto educativo mais aos processos pedagógicos.

Ainda assim, na prática, é possível trabalhar estes dois termos como sinônimos. 

Ebook: Como o TutorMundi ajudou o Colégio Fator na Pandemia.

Qual a contribuição dos softwares educacionais para o processo de ensino-aprendizagem?

Os softwares contribuem grandemente com a educação. Nisso estão incluídos não apenas os softwares de aprendizagem, mas também os que não têm esse foco, como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, incluindo a internet.

Todos então se tornam poderosas tecnologias educacionais.

Os softwares educacionais permitem que seja possível gerenciar com mais facilidade os elementos escolares, o que permite aos professores, por exemplo, terem mais tempo para se aperfeiçoarem e atenderem aos seus alunos.

Além disso, o próprio processo de ensino-aprendizagem é potencializado, pois eles permitem a personalização do ensino, ou seja, que o aluno aprenda da forma que prefere e no seu ritmo.

Essas são apenas algumas das contribuições dos softwares para a educação, ainda pode haver muito mais se os professores forem instruídos a utilizarem tais ferramentas.

Como utilizar softwares educacionais para personalizar o ensino

A personalização do ensino traz muitos benefícios, como:

Mas como utilizar um software de aprendizagem para trazer esses benefícios? Abaixo vamos apresentar um tipo que ajuda nisso!

Tutoria online: um software educacional para escola

Dentre tantos softwares educacionais possíveis, a tutoria online é um dos que não pode faltar em sua escola.

Isso porque, com ela, é possível que o estudante tenha acesso a tutores que o ajudarão em todas as suas dificuldades escolares, impedindo que ele fique desmotivado ou se sinta desanimado por não conseguir entender algum problema.

O melhor software de tutoria online para o ensino básico é o TutorMundi. A TutorMundi foi eleita por dois anos consecutivos com uma das edtechs mais inovadoras da atualidade pelo Holon IQ.

Como funciona o TutorMundi?

Com esse app educacional, seus estudantes conseguem contato quase imediato com tutores das melhores universidades do Brasil direto do celular ou do computador.

O estudante cria a sua conta com os dados informados pela escola e, a partir disso, já pode contatar qualquer tutor de qualquer disciplina disponível.

São matérias disponíveis no TutorMundi, de acordo com as áreas do conhecimento:

Após escolher a matéria, o aluno vai se deparar com o menu que mostra todos os tutores, tanto os disponíveis quanto aqueles que estão em aula:

tutores disponíveis no software educacional tutormundi

Então, ele pode escolher qual tutor deseja chamar ou, caso não queira escolher, é só clicar em “seleção automática” para que o algoritmo selecione o melhor tutor para ele de acordo com a forma que ele prefere ser ensinado preenchida no perfil.

O aluno pode enviar a dúvida no software educativo por foto ou escrevendo, e o tutor responderá da melhor forma possível para que o estudante entenda. Para isso, ele poderá utilizar áudios, imagens e vídeos.

Monitoria online como uma estratégia pedagógica sendo mostrada através de um print de uma aula de matemática no software educacional TutorMundi

Quando o atendimento terminar, o aluno encerrará a aula e dará uma nota de 1 a 5 para o atendimento do tutor. Isso nos ajuda a perceber a eficiência e preparo dos tutores para sempre estarmos melhorando a qualidade.

Já, na tela do tutor, ele preencherá 3 pontos:

 Isso com uma escala com 3 níveis: desenvolvendo, bom ou excelente. Também é possível fazer comentários sobre o desempenho do aluno.

Todas essas informações geram dados que podem ser utilizados pela gestão escolar, os quais iremos apresentar em seguida.

👉 Conheça mais! Faça um tour pelo TutorMundi 👈

Quem é tutor educacional no aplicativo?

Os tutores do aplicativo são estudantes das 60 melhores universidades do Brasil, e, para fazer parte da equipe, é preciso passar por um rigoroso processo seletivo envolvendo 4 etapas:

  1. Análise do currículo – nesta etapa o currículo do candidato é analisado, ele também precisa anexar um comprovante de antecedentes criminais e um comprovante de matrícula na faculdade ou diploma de graduação.
  2. Treinamento pedagógico – na segunda etapa, o candidato precisa fazer um rigoroso treinamento pedagógico e tirar mais de 90% de acerto na prova final para ser aprovado.
  3. Provas das disciplinas – agora o tutor precisa mostrar que consegue ministrar as aulas, para isso, ele precisa passar na prova das disciplinas que ele deseja lecionar. Caso ele reprove, não poderá atender alunos com dúvidas naquela disciplina. 
  4. Avaliação dos alunos – quando começar a atender, o tutor estará sob supervisão da coordenação pedagógica e, caso a avaliação dele após 20 aulas seja menor que 4,5, ele é desligado da disciplina com nota baixa.

Com isso, garantimos que o TutorMundi seja um ambiente seguro e com pessoas competentes para ajudar os alunos da melhor forma possível.

Temos tutores do ITA, IME, UNICAMP, USP e várias outras faculdades renomadas. Isso também serve como uma inspiração para o estudante, pois ele consegue conversar e pegar dicas com alguém que já chegou onde ele deseja estar.

É um aplicativo para ensino fundamental também?

Apesar dos tutores serem universitários, o foco do software educativo não é somente ensino médio e pré-vestibular. O TutorMundi atende também alunos do Ensino Fundamental a partir do 6° ano, ou seja, a partir do Fundamental 2.

Para os alunos dessa idade, há um direcionamento para que os tutores ensinem com mais calma, indo bem passo a passo, e da forma mais visual possível. Assim, os alunos mais novos também se sentem confortáveis no app.

Vale lembrar que os tutores não passam a resposta para os alunos, mas os ajudam a chegar nela, auxiliando na construção do conhecimento.

Como o TutorMundi auxilia na gestão educacional?

O software educacional TutorMundi traz muitos benefícios para os estudantes, mas não apenas para eles! A gestão escolar também fica muito beneficiada ao fazer uma parceria com o aplicativo para sua escola por três principais motivos:

Uso de dados na educação

Todos os usos dos estudantes no aplicativo educacional se tornam valiosos dados que podem ser analisados pelos professores e gestores com facilidade, com a possibilidade de selecionar a turma e o período desejado:

análise de Dados pedagógicos no software educacional TutorMundi

Com os dados disponibilizados pelo software de aprendizagem, é possível criar um plano de intervenção pedagógica mais assertivo, pois se tem acesso a essas informações que mostram todas as dúvidas e as maiores dificuldades dos estudantes.

Dessa forma, é fácil monitorar as matérias de maior dificuldade dos estudantes; as dúvidas mais frequentes; os tópicos mais requisitados e como os alunos se comportam nas aulas.

Os professores também usufruem muito dessas informações para melhorar suas aulas. Os professores das escolas parceiras do app tiveram essas impressões:

82% alegam que há melhora no entendimento dos conteúdos por parte dos alunos

80% deles também disseram que o TutorMundi é efetivo para reduzir as lacunas de aprendizagem nos alunos que as apresentam.

90% colocam que os alunos utilizarem o app aumenta consideravelmente suas notas em provas e atividades

85% dos professores de escolas que utilizam dizem que esses dados os permitem saber quais os conteúdos que deveriam ser mais aprofundados em suas aulas.

Além disso, 76% deles colocam que os dados ajudaram na visão interdisciplinar deles e na construção de aulas que envolvam outras disciplinas.

Assim, o TutorMundi contribui bastante para a criação de um ensino personalizado, entendendo melhor a dificuldade de cada turma e aluno.

👉 Veja como o TutorMundi resolveu o problema do plantão de dúvidas do colégio Fator 🤩

Diminuição da sobrecarga dos professores

Como os alunos têm acesso a tutores todos os dias, a sobrecarga dos professores diminui consideravelmente.

Os professores conseguem focar mais tempo em fazer aulas melhores e podem acelerar o passo durante as aulas, pois sabem que os alunos conseguem ter aprofundamento e tirar qualquer dúvida com os tutores no aplicativo.

Os docentes também não precisam mais dar plantões de dúvidas ou atender os alunos com tanta frequência no AVA da instituição.

Com isso, eles conseguem focar o tempo deles em coisas que melhoram a qualidade das aulas e da vida deles, o que os faz mais satisfeitos com o trabalho, evitando, assim, pedidos de demissão e licenças por doença.

Redução da defasagem escolar

Como os alunos têm acesso ao TutorMundi, eles conseguem tirar todas as dúvidas e buscar aprofundamento em matérias que eles não entendem bem com frequência.

É comum no aplicativo, por exemplo, os alunos fazerem pedidos para revisarem matérias que não entenderam e que gostariam de compreender melhor para terem mais facilidade de acompanhar o professor nas aulas.

Os tutores também conseguem identificar lacunas de aprendizado e ajudar a preenchê-las para que o aluno de fato consiga entender a matéria e resolver o exercício.

78% dos professores colocam que os que têm lacunas educacionais, ao utilizarem o TutorMundi, melhoraram consideravelmente e conseguiram reduzir o desnível de conhecimento.

Com a redução da defasagem escolar:

Criação de um diferencial competitivo

Ter um software educacional de tutoria online disponível para os alunos de sua instituição a destaca da concorrência por ser um interessante diferencial competitivo.

Com o TutorMundi, os pais não precisam pagar professores particulares para os filhos, e economizar nisso torna a sua escola muito atrativa para a matrícula.

Além disso, os pais que desejam que os filhos tenham bons desempenhos nos vestibulares ficam atraídos pela ideia de um aplicativo em que o aluno pode tirar dúvidas a qualquer momento e em todos os dias da semana.

O fator de confiança na escola também aumenta, pois o responsável entende que a instituição está buscando o melhor para o filho dele ao providenciar o TutorMundi.

👉 Sua escola é competitiva no mercado? Baixe agora nosso guia e descubra! 🤩

Resultados de escolas parceiras com o software educacional

Mulher usando celular para fazer anotações.
pexels

Instituições parceiras do TutorMundi tiveram excelentes resultados com o aumento de matrículas, a melhora do desempenho dos alunos e mais! Confira algumas delas!

Melhora do desempenho nos vestibulares

O Plus Aprendizagens, instituição focada em preparação para o vestibular, enfrentou diversos desafios quanto à realização do plantão de dúvidas durante a pandemia. 

As dificuldades que já existiam no presencial foram potencializadas, porque eles realizavam monitorias por horário e, além da fila, era complicado para o monitor atender um aluno individualmente enquanto existiam outros na chamada. 

Isso fazia os alunos perderem um precioso tempo crucial para a preparação para os vestibulares. Além disso, eles também ficavam confusos com as explicações simultâneas.

Com o TutorMundi, o problema foi resolvido porque, agora, os alunos têm atendimentos individuais e conseguem tirar suas dúvidas sem esperar em uma fila.

Isso tornou o ensino muito mais efetivo, pois otimizou o tempo do aluno e gerou um ensino personalizado! Já que o estudante aprende no ritmo dele e pode levar o tempo que quiser para tirar suas dúvidas.

Com isso, o Plus aprendizagens conseguiu excelentes resultados e aprovações em vestibulares.

Veja com mais detalhes a história de sucesso do Plus aqui. 👈

Sucesso em meio à pandemia

O colégio XIX de março enfrentou problemas, assim como todos os outros colégios, durante a pandemia. Entretanto, encontrou um software educacional que foi uma solução bem interessante para isso.

“Nossos alunos já tinham contato com a tecnologia mas a gente via que era um contato voltado para o entretenimento, não era um contato para trabalho, para ele aprender efetivamente ali”, mas isso mudou com a implementação do TutorMundi!

Os alunos que estavam desmotivados com as aulas online, passaram a usar o TutorMundi para tirar as dúvidas, deixando-os mais engajados nas aulas, pois estavam entendendo a matéria.

“Economicamente, o investimento que a escola fazia, no presencial, passou a fazer pelo TutorMundi e atendendo uma demanda muito maior, porque passou a atender todas as matérias, que era uma coisa que não tinha, todos os dias da semana, porque [antes] eram dias limitados. Então, assim, casou perfeitamente.” Diz a professora Lou, diretora pedagógica.

Veja mais sobre a história do Colégio XIX de março aqui! 👈

Conclusão

Softwares educacionais podem fazer uma grande diferença na qualidade do ensino-aprendizagem da escola. Por isso, é importante ter os softwares educacionais mais adequados para sua instituição.

Conheça mais sobre o TutorMundi e veja como ele pode ser a solução perfeita para potencializar o sucesso de sua escola! Fale, sem compromisso, com um de nossos especialistas!