Banner com a capa do livro "história de sucesso: plus aprendizagens" e o enunciado: saiba como um dos parceiros do tutormundi elevou a aprovação nos vestibulares. Baixe agora.

Com uma geração de alunos nativos digitais, utilizar os métodos tradicionais de ensino tem sido cada vez mais desafiador para os professores. Manter a atenção dos jovens, fazer com que se engajem e mantenham uma postura de aprendizado são coisas constantemente mais difíceis com o passar dos anos.

Então, é neste ponto que entra a necessidade da existência de inovações educacionais, já que elas buscam adaptação ao contexto e formas de aprendizagem dos alunos da nova geração utilizando a tecnologia.

Por isso, é importante entender o que é inovação educacional e como você pode aplicá-la em sua escola! Veja mais.

O que é inovação educacional?

Inovação educacional é quando um processo, prática ou produto é melhorado, adicionando elementos a mais do que tinha anteriormente com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, neste caso, dos estudantes.

Por isso, inovações educacionais têm o objetivo de potencializar o ensino ou de facilitar a vida dos docentes e dos alunos utilizando ferramentas novas, em especial, a tecnologia.

Entretanto, inovação educativa não é apenas inserir tablets ou computadores na escola, por exemplo, mas desenvolver uma metodologia em que esses recursos sejam de fato utilizados, capacitando, primeiramente, os professores para isso.

Alguns exemplos de inovações na educação são:

Por que a inovação na educação é necessária?

Não é incomum ouvir questionamentos como: por que é preciso mudar? As coisas não estão dando certo do jeito tradicional até agora?

A resposta para essas perguntas é: é preciso mudar porque o ensino tradicional não está mais sendo efetivo com os alunos da nova geração. Isso ocorre pois a sociedade muda e não faz sentido continuar ensinando do mesmo jeito que 100 anos atrás.

Veja em seguida alguns aspectos dos tempos atuais que fazem com que inovar na educação seja necessário.

Geração z

Alunas usando celular como inovação educacional para estudar na biblioteca.
pexels.com

Como a sociedade está conectada como nunca devido à Revolução Científica-Informacional e à globalização, a inovação na educação é necessária para acompanhar essa evolução, pois ela afeta especialmente os jovens.

A geração de nativos digitais já nasce acostumada à tecnologia. Os jovens têm internet desde cedo, sabem mexer facilmente em celulares e computadores e gastam uma boa parte de seu tempo conectados às redes.

Para eles, todo o conhecimento está a um google de distância e conseguem navegar facilmente nesse universo, claro, não necessariamente de fato entendendo as informações que consome. Eles também perdem interesse fácil nas coisas e fazem muitas coisas ao mesmo tempo.

Por isso, ficar 5 horas ou mais sentados de forma passiva, apenas prestando atenção aos professores, sem interagir com nada é extremamente desafiador para eles. Não é à toa que a falta de disciplina é uma das maiores reclamações dos professores quanto aos alunos.

Portanto, é preciso utilizar tecnologias educacionais e inovações na educação para fazer com que o ensino seja mais atrativo para essa geração, como Microlearning, gamificação e metodologias ativas.

Entenda mais sobre metodologias ativas! Pegue grátis nosso e-book! 😍

Mudanças no mercado de trabalho

Essas mudanças não afetam apenas a educação, mas também o mercado de trabalho. Isso pois é requerido das pessoas que, além de saberem lidar com tecnologia, tenham habilidades como:

Logo, a escola precisa fazer inovações educacionais voltadas para isso, em que os estudantes consigam desenvolver habilidades como estas para estarem preparados para o mercado de trabalho.

Metodologias ativas como rotação por estações, gamificação e aprendizagem baseada em projetos são excelentes caminhos para desenvolver habilidades como as acima.

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

Além disso, o foco deve deixar de ser no conteúdo. Uma educação conteudista não tem mais espaço na sociedade, justamente porque qualquer conteúdo e informação está na internet, facilmente pesquisável a qualquer um que se interesse.

O foco então se torna o desenvolvimento de pessoas pensantes, com habilidades e senso crítico para contribuírem com a sociedade.

3 inovações educacionais para aplicar em sua escola

Alunos estudando com celular, notebook e caderno, aplicando a inovação educacional na escola.
pexels.com

Há muitas formas de inovar na educação, em seguida iremos apresentar 3 formas que você pode facilmente aplicar em sua instituição de ensino!

Metodologias ativas

Como já dito, as metodologias ativas de aprendizagem são excelentes formas de tornar a educação mais contextualizada e coerente com as exigências atuais da sociedade.

Nelas, o aluno não é um agente passivo, ele não está ali apenas para “ter conhecimentos depositados” em sua mente, mas sim para ser o protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

Isso quer dizer que ele se torna o responsável pelo seu ensino, tendo que executar ações, elaborar planos, trabalhar em grupo, pensar na forma que gostaria de ser ensinado, nos seus pontos fortes e fracos e, principalmente, resolver problemas.

Veja em seguida 3 metodologias ativas que podem ser facilmente aplicadas:

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é uma metodologia em que o aluno estuda o conteúdo em casa, pode ser através de:

Tudo depende da forma que o professor acreditar ser o melhor e, é claro, do conteúdo a ser estudado.

Então, em sala de aula, é o momento de tirar dúvidas e colocar em prática o conteúdo por meio de trabalhos em grupo ou da resolução de problemas, por exemplo.

A aprendizagem baseada em equipes também tem elementos de sala de aula invertida e é outra metodologia que pode ser combinada aqui para inovar a educação!

Confira também >> Guia das Metodologias Ativas para escolas 

Rotação por estações

Aluno lendo livro na frente da sala aplicando uma inovação educacional com a metodologia de rotação por estações.
pexels.com

A rotação por estações é uma metodologia de ensino bem interessante que pode facilmente ser aplicada em sala de aula ou, até mesmo, na biblioteca ou sala de informática. Isso porque, para que ela dê certo, a configuração original das carteiras precisa mudar.

Nela, os alunos são divididos em estações com atividades diferentes, por exemplo:

Em cada estação, os alunos passam 15 minutos, por isso, cuide para não fazer muitas estações e os alunos não conseguirem passar por todo o circuito.

Rotação por estações como atividade de volta às aulas

Cada estação também precisa ter começo, meio e fim, ou seja, nenhuma estação pode ser pré-requisito da outra.

Isso faz com que os alunos aprendam várias coisas diferentes no período de uma ou duas aulas, além de ter uma constante movimentação que os ajuda a ficarem mais animados com as atividades.

Por isso, essa metodologia é uma excelente inovação educacional.

Gamificação 

A gamificação é uma ferramenta poderosa para engajar os estudantes e torná-los interessados no aprendizado.

Ela consiste no uso de jogos ou mecânicas de jogos para tornar o ensino divertido como um todo ou em uma atividade. Assim, é possível criar mecânicas de pontos, criação de avatares, missões e premiações para os “jogadores”.

Entenda mais sobre metodologias ativas! Pegue grátis nosso e-book! 👈

Itinerários formativos

Os itinerários formativos são também uma inovação na educação. Mesmo que tenham sido impostos recentemente pelo MEC no programa de Novo Ensino Médio e tenham desagradado a muitos por isso, ainda assim, se bem aplicados, são excelentes inovações educacionais.

Nos itinerários formativos, os estudantes têm autonomia para escolher as disciplinas ou profissões que eles gostariam de aprender, deixando-os muito mais engajados nos estudos, já que, afinal, é a escolha deles.

Além disso, quando a escola oferece esses recursos para os estudantes, está justamente contribuindo para prepará-los para o novo mercado de trabalho.

Tutoria digital

A Tutoria Digital, além de poder auxiliar na aplicação de muitas das metodologias ativas, é, por si só, uma excelente inovação educacional

Com a tutoria online, os estudantes têm acesso a tutores em qualquer momento e dia para tirarem suas dúvidas na hora. Isso faz com que não fiquem questionamentos sobre as tarefas, ajudando a reduzir o desnível de conhecimento.

Dessa forma, torna-se possível a personalização do ensino, em que cada estudante aprende do seu modo e no seu ritmo, melhorando o desempenho escolar.

No TutorMundi, além de tudo isso, os alunos têm contato com estudantes das melhores universidades do Brasil direto do celular e todas as aulas ficam registradas.

Para os gestores e docentes, são gerados relatórios com as informações sobre:

e tudo isso auxilia para que os professores criem um plano de ação estratégico que consiga atingir diretamente essas dificuldades.

Achou interessante? Fale, sem nenhum compromisso, com um de nossos especialistas! 🤩

Conclusão

Inovações educacionais são excelentes formas de revolucionar a educação e tornar o ensino mais contextualizado para as novas gerações. 

Por isso, não deixe de inovar em sua escola!Veja também como o Colégio Plus aproveitou a pandemia para inovar a educação e tem tido ótimos resultados de matrículas e desempenho dos alunos!