A avaliação escolar é parte importante da jornada acadêmica do estudante. Por isso, é importante para a gestão pedagógica pensar em várias formas de avaliação para fazer com que essa análise seja o mais justa possível.

Então, veja, neste artigo, a importância de diversificar os tipos de avaliação escolar e os diversos tipos de avaliação da aprendizagem que podem ser utilizados na escola.

Boa leitura!

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

Por que é preciso avaliar os alunos?

Embora seja uma etapa que os alunos detestam, avaliar o aluno é muito importante.

No geral, ninguém gosta de saber que está sendo avaliado, sempre ficamos nervosos durante provas ou avaliações, a mesma coisa acontece com os estudantes.

Por isso, uma coisa interessante a ser feita é apresentar a importância da avaliação, não só para o corpo pedagógico, mas para todos os estudantes.

Avaliar o aluno é uma etapa crucial do processo educacional, pois permite verificar o nível de conhecimento, habilidades e competências desenvolvidas pelo estudante ao longo do período de aprendizagem.

Além disso, a avaliação possibilita identificar as dificuldades dos estudantes e, com isso, fazer intervenções pedagógicas assertivas.

São com os resultados de avaliações, também, que o professor planeja as aulas, o reforço e as próximas provas, pois devem ser sempre de acordo com as necessidades da turma.

Além disso, a avaliação verifica se os objetivos de aprendizagem foram alcançados.

Por fim, a avaliação escolar é importante porque fornece aos estudantes um feedback sobre seu desempenho, permitindo que eles identifiquem seus pontos fortes e fracos e trabalhem para melhorar suas lacunas.

Por isso, a avaliação escolar é parte da construção do currículo escolar.

Os tipos de avaliação escolar

Existem várias formas de como avaliar o aluno, e essas formas de avaliação podem ser divididas em 3 grandes grupos conforme apontado por Bloom:

Essas 3 representam toda a jornada do aluno, porque:

A avaliação diagnóstica serve para que o professor perceba os pontos fortes e fracos do estudante, os conteúdos que precisam ser trabalhados e as lacunas de aprendizagem.

Em seguida, a avaliação formativa vem, então, para resolver os problemas diagnosticados na etapa anterior, pois, ao mesmo tempo em que avalia, também desenvolve o aluno.

Por último, a sumativa vem ao fim de um período de aprendizagem para fazer uma espécie de resumo, um sumário de tudo que foi aprendido.

Conheça mais sobre cada uma delas a seguir!

O que é a avaliação diagnóstica?

Avaliação diagnóstica, como o nome já diz, serve para diagnosticar as lacunas educacionais no aluno e verificar se ele de fato aprendeu os conteúdos estudados anteriormente.

A avaliação diagnóstica pode ser aplicada com algumas funções:

Por exemplo, o segundo caso é muito utilizado para o ensino de língua estrangeira. Muitas escolas, atualmente, tem currículo bilíngue e oferecem aulas de outro idioma, normalmente o inglês, para os estudantes de acordo com seus níveis.

Então, para colocar o estudante na turma mais adequada para o seu desenvolvimento, é realizada uma avaliação diagnóstica para verificar a proficiência dele naquele idioma.

Dessa forma, é possível colocá-lo na turma de iniciante, intermediário ou avançado de acordo com o seu desempenho na avaliação diagnóstica.

Aluno fazendo prova, uma das formas de avaliação escolar.

Caráter temporário

Entretanto, é importante lembrar que a avaliação diagnóstica não tem objetivo de rotular o aluno para sempre, o caráter dela é temporário. 

Ela representa apenas um conjunto de indicações de um caminho que aluno e professor podem seguir.

Um estudante pode ter ido mal em uma avaliação diagnóstica por diversos motivos, como: nervosismo, falta de costume com o modelo de prova ou simplesmente porque ele não estava a fim de fazer no dia.

Por isso, ela não pode rotular o aluno para sempre. É preciso fazer mais avaliações diagnósticas ao longo do ano letivo, pois o desempenho de uma para outra pode mudar muito.

Tipos de avaliação diagnóstica

O tipo mais comum de avaliação diagnóstica é a prova, ou seja, uma avaliação que o estudante tem que responder no começo do ano letivo ou quando se transfere de escola.

Mas, é possível também fazer avaliações diagnósticas usando:

Dessa forma, é possível diversificar também os tipos de avaliação diagnóstica.

O que é a avaliação formativa?

A avaliação formativa, diferente da diagnóstica, é um processo contínuo que visa acompanhar o desenvolvimento do estudante ao longo do processo educativo.

Por isso, ela  ocorre durante todo o processo de aprendizagem, o que permite ajustes ao programa escolar para se adequar às necessidades do estudante.

No geral, esse tipo de avaliação não vai aparecer através de notas, mas de vistos, comentários e feedbacks do professor.

A avaliação formativa, como o nome diz, ajuda na formação do estudante, não que as outras não ajudem, mas essa aqui tem o objetivo de guiar o aprendizado.

Além disso, como ela é constante, o professor consegue perceber de imediato quais são as estratégias que estão dando certo ou não.

Sugestões de avaliações formativas

Há muitas formas de fazer avaliações formativas, abaixo estão algumas ideias que podem contribuir muito para o processo de aprendizagem:

Analisar os cadernos dos alunos

Essa prática permite ao professor ver de fato o quanto empenho eles estão tendo em absorver os conteúdos.

Além disso, é benéfica porque: 

O maior desafio para isso é o tempo, porque olhar caderno por caderno é uma tarefa demorada;

Seminários

Essa é uma estratégia interessante porque permite ao aluno aprender muito enquanto prepara o seminário e o professor pode dar muitos feedbacks ao longo do processo.

Também é uma avaliação formativa interessante pois desenvolve o aluno em suas habilidades de gestão de grupo e oratória.

É importante estabelecer alguns parâmetros que permitam ao aluno que não apenas decore um trecho de uma fala, mas que de fato compreenda o que está dizendo. Para isso, é possível:

Pesquisas

Fazer pesquisas pode ser muito enriquecedor para o estudante. O problema disso é que, muitas vezes, os alunos pegam as informações da internet sem nem realizar a leitura delas.

Por isso, ao solicitar pesquisas, é interessante criar um mecanismo que os faça, mesmo que minimamente, absorver o conteúdo, por exemplo:

Assim, o seminário pode ser mais interessante, uma vez que obriga o aluno a decorar o conteúdo para poder apresentá-lo.

Rotação por estações

Esta metodologia ativa de aprendizagem pode ser uma avaliação formativa bem interessante, já que o professor precisa estar constantemente monitorando os grupos, o que permite a observação dos comportamentos dos estudantes.

Na rotação por estações os alunos precisam aprender e já colocar em prática coisas novas em cada estação, o que dinamiza o ensino.

Dessa forma, como são várias atividades diferentes, o professor consegue perceber em quais cada aluno vai melhor.

Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas gratuitamente. Podendo auxiliar na aplicação de rotações de estações de aprendizagem.

Gamificação

A gamificação é uma excelente forma de avaliação formativa porque o aluno recebe um feedback imediato proporcionado pelo jogo.

Assim, se ele erra uma questão, automaticamente já percebe que errou e entende o erro, afinal ele atrapalha a conquista do objetivo.

Algumas plataformas interessantes – e fáceis de usar – de gamificação são: Quizizz, Kahoot e Wordwall.

Exemplo de atividade gamificada no quizizz, o que mostra como a gamificação pode ser utilizada como um tipo de avaliação.
Exemplo de atividade gamificada no quizizz

O que é avaliação somativa ou sumativa?

Por último, a avaliação sumativa, ou avaliação somativa, tem como objetivo fazer um sumário, um resumo, avaliar se o estudante conseguiu cumprir com os objetivos de aprendizagem propostos ao longo do ano, semestre ou bimestre.

Entretanto, é importante destacar que a avaliação sumativa não deve ser usada isoladamente, pois ela não é capaz de fornecer informações precisas sobre o processo de aprendizagem.

Por isso, ela deve vir só no final do processo, porque a avaliação diagnóstica e a formativa são parte importante do processo de aprendizagem.

Além disso, é importante que a avaliação sumativa seja planejada de forma cuidadosa, para que os resultados obtidos pelos estudantes sejam coerentes com os objetivos propostos. 

Para isso, os instrumentos de avaliação devem ser claros e objetivos. Deixe-os claro antes da avaliação. 

Tipos de avaliação somativa

Para fazer essa avaliação, é possível utilizar:

A utilização de cada método depende dos objetivos do professor e, é claro, das regras da escola. 

Por exemplo, algumas escolas exigem que todo bimestre haja ao menos uma prova com nota, que pode ser, justamente, essa avaliação formativa. 

Avaliações internas e externas

Além desses 3 tipos de avaliação, existem também as avaliações externas e as internas. 

As avaliações internas são realizadas pela própria instituição de ensino, utilizando seus próprios instrumentos de avaliação. Elas têm como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos pela escola.

Já as avaliações externas são realizadas por órgãos governamentais ou entidades privadas que não fazem parte da instituição de ensino. Elas têm como objetivo avaliar a qualidade da educação oferecida pela escola em relação a outras instituições de ensino.

Algumas delas são as Olimpíadas de Matemática e o SAEB. Embora não sejam obrigatórias para as escolas particulares, são importantes para aumentar a reputação da escola.

Qual a melhor forma de avaliar o desempenho do aluno?

Professores são muitas vezes atacados pelos estudantes com frases como: “essa nota não é justa”.
Então, como é possível que a coordenação pedagógica e os professores deixem claro para os alunos que os métodos de avaliação são justos? Qual a melhor forma de avaliar o desempenho do aluno? 

Para ter certeza que está usando a melhor forma de avaliação, é preciso seguir alguns passos:

Veja mais sobre cada um desses pontos em seguida:

Distribua aos alunos uma sistemática de avaliação

Logo no começo do bimestre, é interessante entregar aos estudantes (isso mesmo, entregar, e não apenas falar ou escrever no quadro) uma sistemática de avaliação.

Mas, afinal, o que é isso? 

Em suma, uma sistemática de avaliação é uma apresentação dos métodos que serão utilizados para avaliá-los naquele bimestre, quanto cada item valerá e o porquê dele ser o escolhido.

Isso vai tranquilizar os estudantes, pois saberão exatamente o que têm de fazer para conseguirem as notas desejadas e como eles serão avaliados.

Modelo de sistemática de avaliação, trazendo na primeira coluna a atividade, em seguida o valor e por último o objetivo daquela forma de avaliação

Coloque de forma clara quanto vale cada critério

Dentre as diversas formas de avaliar o aluno, a que os professores costumam deixar critérios bem claros são as provas.

Entretanto, é preciso colocar quais são os critérios em tudo que vai ser avaliado.

Por exemplo, mesmo que seja uma avaliação de caderno, é preciso colocar critérios como:

Tabela ilustrativa mostrando possíveis critérios de avaliação da atividade

Isso faz com que o aluno visualize tudo que precisa ser feito e, assim, não questione os critérios, uma vez que já estava ciente dele.

Diversifique os métodos de avaliação escolar

Como avaliar os alunos em sala de aula bem? Simples, diversifique os métodos de avaliação!

Cada aluno tem pontos fortes e fracos, por exemplo, pode existir um aluno que vá super mal em trabalhos que tenha que se apresentar, mas vá bem em fazer uma pesquisa.

Há também os alunos que travam em provas, porém tem um desempenho muito bom em uma situação de resolução de problema ou em um estudo de caso.

Por isso, para que o sistema de avaliação escolar seja verdadeiramente justo, é preciso diversificar os métodos de avaliação.

E como avaliar no ensino híbrido? Descubra com nosso e-book! 👈

Uso da tecnologia na avaliação da aprendizagem

Com a tecnologia, avaliar os estudantes se torna uma tarefa cada vez mais completa para os professores.

Isso porque, por exemplo, através de um gabarito, as provas dos alunos podem ser corrigidas em minutos com o auxílio de um scanner. 

Além disso, muitas escolas utilizam portais que disponibilizam exercícios aos estudantes que permite saber as lacunas de aprendizagem, se fizeram os exercícios e, de forma automática, o desempenho de cada aluno.

Ademais, com a inteligência artificial, proporcionar exercícios adequados às necessidades dos estudantes se tornou algo fantástico.

Por último, o uso de dados na educação, especialmente para o acompanhamento pedagógico, facilitou o processo de avaliação do estudante.

Por isso, utilizar a tecnologia na avaliação na escola é uma excelente forma de melhorar o processo avaliativo e facilitar a vida do professor.

Tutoria online como instrumento avaliativo

Dentre essas tecnologias educacionais que podem facilitar o processo de avaliação da aprendizagem, a tutoria online é uma das mais promissoras.

Ela deve ser utilizada como uma avaliação formativa e pode ajudar os estudantes a:

Dessa forma, usar a tutoria é benéfica para o aluno, que melhora suas notas, e para o professor, que consegue perceber com facilidade o empenho do aluno e suas dúvidas.

Como a tutoria proporciona a personalização do ensino?
Descubra grátis com nosso e-book! 😍

TutorMundi e a avaliação

No TutorMundi, plataforma de tutoria online que conecta alunos a tutores das melhores universidades do Brasil na hora, sem precisar agendar.

Os estudantes podem tirar suas dúvidas e pedir aprofundamento nos conteúdos com o tutor de sua preferência.

Além disso, os alunos tímidos também conseguem se expressar com facilidade, porque o ambiente é seguro e individual. As aulas ocorrem via chat, podendo enviar áudios, vídeos, imagens e textos.

Após os atendimentos, são gerados relatórios que permitem aos gestores e professores:

Imagem mostrando os dados pedagógicos providenciados para o tutormundi. Tais dados podem ser usados como forma de avaliação escolar.

Esses relatórios facilitam a avaliação da aprendizagem e permitem que os alunos tenham tutores para ajudá-los em suas dificuldades.

Dessa forma, o TutorMundi pode contribuir para avaliar os estudantes de sua escola.

Quer ver como funciona uma aula no TutorMundi? Clique aqui 👈

Conclusão

Há muitas dúvidas sobre como avaliar os alunos em sala de aula, mas o que não pode ficar em dúvida é o objetivo da avaliação: ajudar o aluno a aprender.

Por isso, a avaliação é crucial e faz parte do processo pedagógico, todavia, precisa ser diversificada e aplicada de forma correta para ser justa.

As avaliações permitem o diagnóstico de lacunas de aprendizagem para que intervenções pedagógicas sejam tomadas.Quer saber quais intervenções pedagógicas são mais adequadas para cada necessidade? Confira nosso infográfico de intervenções pedagógicas! Baixe abaixo. 😍

Banner oferecendo gratuitamente o infográfico de intervenções pedagógicas. Clique para baixar.

Referências

Formas de ensinar, formas de avaliar

Avaliação formativa: concepção, práticas e dificuldades