A aprendizagem baseada em projetos é muito utilizada nas grandes universidades mais reconhecidas dos Estados Unidos. Elas trabalham por meio de projetos inovadores, em que seus alunos se tornam os protagonistas do seu próprio aprendizado.

A maior parte dos adultos vive em um mundo repleto de projetos, seja alguma atividade de trabalho, para melhoria da casa ou planejamento de um casamento.

Para todos estes projetos, precisamos solucionar problemas ativamente. Porém, muitas vezes, no nosso sistema de ensino tradicional, os alunos são tratados como expectadores do conteúdo.

Nessa metodologia ativa, o objetivo de ensino é alcançar um alto grau de aprendizado por meio de pesquisas profundas e atividades práticas, sendo estas as responsáveis pelo desenvolvimento e o desempenho do aluno.

Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas. Clique para baixar

O que é Aprendizagem Baseada em Projetos?

A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa que utiliza atividades em grupo focadas em capturar a atenção dos alunos através de problemas do mundo real.

Os professores colocam o seu estudante em um caminho que vai aprofundar seu conhecimento em algum tópico, ao mesmo tempo que ele desenvolve habilidades que vai precisar no futuro, tais quais: pensamento crítico, colaboração e comunicação. 

Desenvolvimento de motivação

A abordagem da aprendizagem baseada em projetos desenvolve no aluno independência e engajamento devido a forma como as atividades trabalham a construção de conhecimento.

Para realizar este trabalho, o educando deve tomar decisões, buscando complementar seu conhecimento sobre o tema com recursos tecnológicos, textos, entrevistas dentre outros recursos para exercer sua pesquisa.

Toda essa dinâmica convém para mostrar um resultado eficiente do tema explorado.

Atividade prática

Consiste em uma atividade que exige ação, pois é baseada no fazer. Por ser um trabalho de pesquisa, é necessário que algumas vezes os alunos se desloquem para explorar o contexto sobre um determinado tema.

É uma pesquisa de investigação e coleta de respostas concretas. 

Ela usa abordagens ativas de aprendizagem, mais perto da base da pirâmide de aprendizado do Glasser.

pirâmide de glasser aprendizagem baseada em problemas em que:
10% ler
20% escutar
30% ver
50% ver e escutar
70% conversar
80% escrever e interpretar
95% explicar

As práticas exigidas por essa metodologia têm um diferencial das aulas rotineiras da sala de aula. O teor prático e empírico das pesquisas estimula nos alunos o desenvolvimento de competências que podem ser aplicadas na vida pessoal e no mundo social.

Instigação dos alunos

O trabalho inicia, por meio de uma pergunta problema, um tema que incentive os alunos a buscarem respostas sobre o assunto por meio do empirismo e trabalho prático.

Desperta o aluna para uma pesquisa por meio do pensar e agir. As dificuldades e empecilhos dos projetos instigam os alunos a buscarem formas diferenciadas de resolução.

Aprofundamento de conteúdo 

A aprendizagem baseada em projetos exige do aluno uma pesquisa mais aprofundada sobre o tópico a ser aprendido, sendo importante a pesquisa em locais que sejam fontes seguras a fim de responder a pergunta problema.

Habilidades como pensamento crítico devem ser bem trabalhadas com os alunos para fazer o discernimento de uma fonte confiável de informações falsas.

Para esses projetos o mais adequado é pesquisar sobre as apresentações de trabalhos científicos, separamos algumas boas fontes de busca:

A seriedade do trabalho desperta no aluno o senso de responsabilidade e comprometimento no seu projeto.

Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas. Clique para baixar

Estímulo do raciocínio lógico e da criatividade

A aprendizagem baseada em projetos tem como um de seus objetivos transformar a mentalidade do educando.

A intensidade das pesquisas realizadas para o bom resultado do projeto desenvolve várias competências e habilidades nos alunos como a criatividade, o raciocínio lógico e outros conhecimentos indispensáveis para seu amadurecimento pessoal e social.

Como implementar a aprendizagem baseada em projetos 

Existem alguns passos para implementação da aprendizagem baseada em projetos, como:

Pergunta Direcionadora

Comece com uma pergunta direcionadora alinhada com um objetivo de aprendizagem. O nível de complexidade dessa pergunta deve ser apropriado para o tipo de aluno na sala de aula.

Processo de Investigação

A segunda etapa é um processo de investigação. Os alunos devem aplicar o conhecimento que tem, fazer novas perguntas e respondê-las, de acordo com os recursos que tem.

Solução

Encontrar uma solução para a pergunta direcionadora. A entrega pode ser feita através de modelos, apresentações ou outros métodos.

O educador pode engajar ainda mais seus alunos utilizando a tecnologia para criar novas formas de produzir conteúdo.

Apresentação

Neste passo, faz-se necessário dar voz aos alunos, permitindo que eles apresentem suas soluções para o público.

Aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em projetos

Apesar de muito similares, a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em projetos possuem algumas diferenças essenciais entre si.

Os alunos que participam de uma atividade de aprendizagem baseada em problemas muitas vezes compartilham o resultado atingido e estabelecem seus objetivos de aprendizagem e resultado em conjunto com o professor.

Já na aprendizagem baseada em projetos os objetivos já estão dados e o processo de ensino é mais estruturado.

A aprendizagem baseada em problemas tem um menor foco em problemas do mundo real e mais em problemas estruturados com cenários construídos.

Assim, é uma abordagem multidisciplinar e de mais longo prazo, sua estrutura segue alguns passos gerais e menos sistematizados.

Por outro lado a aprendizagem baseada em projetos envolve tarefas autênticas para solucionar problemas palpáveis do mundo real, centralizada em uma matéria e envolvendo projetos de curto prazo. 

Em conclusão, qualquer estratégia de ensino-aprendizagem que é conduzida com foco em aprendizagem ativa vai melhorar o engajamento e o desempenho dos alunos.

Não se preocupe tanto com a nomenclatura e tente pensar na melhor forma de engajar seus alunos de forma autêntica e que os coloquem como protagonistas da sua própria aprendizagem.

Conclusão

A aprendizagem baseada em projetos é uma excelente forma de aplicar metodologias ativas em sua escola.

Essa metodologia também combina muito bem com o ensino híbrido. Baixe nosso e-book e saiba mais!

Fontes

What is PBL? – PBLWorks

Using Project-Based Learning to Prepare Students for Cutting-Edge Careers

Research Summary on the Benefits of PBL