A monitoria online é uma excelente forma de providenciar atendimento personalizado aos alunos e de forma muito eficiente.

Neste artigo, veja como implementar uma monitoria online de forma fácil em sua escola!

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

O que é monitoria online?

Monitoria online é a forma digital da monitoria escolar convencional, ou seja, é um momento em que reforço escolar é fornecido aos estudantes.

Assim, a monitoria online é uma modalidade de ensino que se baseia na interação virtual entre o monitor (tutor) e o aluno. 

Por meio de plataformas digitais, o monitor oferece suporte e tira dúvidas dos alunos, auxiliando-os em seu processo de aprendizagem.

Esse tipo de reforço escolar online é vantajoso para o aluno e para escola, pois:

Dessa forma, a monitoria online é uma forma bem conveniente de ter reforço escolar.

Monitoria escolar e Monitoria online

Em essência, a monitoria online e monitoria escolar tem o mesmo objetivo: promover reforço escolar, seja através de tira-dúvidas ou de atendimentos personalizados.

As monitorias escolares ocorrem em um horário fixo determinado pela escola, normalmente no contraturno escolar dos alunos.

Para essas monitorias, os professores são contratados para estarem disponíveis naqueles horários, mesmo que nenhum aluno apareça para ter esse auxílio.

Além disso, os alunos têm o transtorno do deslocamento até o local, o que desestimula o uso da monitoria escolar.

Por outro lado, a monitoria online tem horários flexíveis, é feita direto do computador ou celular, facilitando o uso pelos alunos.

Como pode funcionar a monitoria online?

Há diversas formas de elaborar uma monitoria online para os seus estudantes, e cada uma terá um nível diferente de eficiência de acordo com as necessidades da escola.

Plantão de dúvidas online

Esse tipo de monitoria online é um tira-dúvidas para os estudantes em que o monitor ou tutor fica disponível em uma sala do google meet, por exemplo, para que os alunos tirem suas dúvidas.

Esse modelo não é muito diferente do plantão de dúvidas presencial, já que há um horário fixo para o atendimento e os alunos precisam entrar neste horário.

Entretanto, por não ter o deslocamento, fica mais fácil para o aluno frequentar, mas a falta de flexibilidade pode ser um impedimento para os alunos que têm atividades no contraturno escolar.

Para montar o seu, é importante montar um cronograma a ser entregue para os alunos com o QR code ou link para ingresso nas monitorias online que ele desejar.

Lembre-se que o link só fará sentido se a comunicação for enviada digitalmente, pois será um grande transtorno para os alunos terem que digitar letra por letra do link.

Por outro lado, é possível usar um encurtador de link para enviar os convites para os estudantes, alguns sites para isso são:

É preciso também montar um cronograma com seus professores ou monitores de acordo com a disponibilidade deles, já que muitos dão aulas também em outras escolas e cursinhos.

Além disso, seu plantão de dúvidas pode ser semanal, com um cronograma envolvendo a maioria das matérias, ou sazonal, em que seja oferecido antes de provas e simulados apenas.

O melhor método vai depender das necessidades da sua escola e do perfil dos seus alunos. Por exemplo, se o foco da sua escola for vestibular, ter isso semanalmente é crucial.

Horários marcados individualmente

Nesse sistema de monitoria online, os alunos marcam os horários de acordo com a agenda disponibilizada pelo professor. Assim, cada aluno entra no seu horário na chamada do meet, o que evita filas.

O problema é que, caso falte um aluno, o professor vai ficar ocioso e normalmente não há horários disponíveis para atender a todos os alunos e se a escola tentar atender a todos, terá que contratar muitos profissionais.

Aplicativo de monitoria online sob demanda

Para ter uma monitoria online efetiva, o melhor caminho é utilizar um aplicativo que dê esse suporte. 

Com o aplicativo, a escola não precisa contratar professores ou monitores, pois o próprio software vai fornecê-los. Ou seja, não haverá professor ou monitor ocioso.

Além disso, com a monitoria online acontecendo pelo aplicativo, o estudante não precisa se deslocar até a escola e nem esperar o horário fixo da monitoria.

Por último, utilizando o aplicativo o aluno consegue o auxílio exatamente na hora que ele precisa, sem ter que esperar o horário comercial ou o dia da monitoria na escola.

Isso é vantajoso para a escola, pois fica presente mesmo fora do horário de aulas e fora do espaço físico escolar.

O aplicativo que fornece esse serviço é o TutorMundi, conheça mais sobre ele a seguir!

Como funciona a monitoria online no TutorMundi?

No aplicativo, os alunos são conectados a tutores das melhores universidades do Brasil na hora, sem nenhuma necessidade de agendamento. 

O estudante seleciona a matéria desejada, em seguida escolhe o monitor que gostaria que o atendesse e envia a sua dúvida.

O atendimento, então, ocorre via chat, com o envio de imagens, áudios e vídeos.

Imagem mostrando a correção de uma redação no TutorMundi, aplicativo de monitoria online

Nesse sentido, aluno e tutor vão interagindo até que todas as dúvidas e dificuldades sejam sanadas.

Assim, o app funciona com 3 grandes funcionalidades: reforço escolar, tira-dúvidas e acompanhamento pedagógico.

Reforço escolar 

Quando o estudante deseja aprofundamento em alguma matéria, auxílio para entender um tema ou até mesmo preencher lacunas que ficaram dos anos anteriores, ele pode contatar um tutor que irá prontamente ajudá-lo.

Os tutores explicam o conteúdo, propõem exercícios de fixação, enfim, ajudam os estudantes em todas as dificuldades.

Assim, a monitoria online no TutorMundi é uma excelente ferramenta de reforço escolar.

Veja como funciona o TutorMundi! Clique aqui para fazer o tour por vídeo! 👈

Tira-dúvidas online

Além do reforço, os alunos também podem tirar dúvidas pontuais sobre qualquer temática. 

Seja uma dúvida só ou várias delas, os tutores ajudam os estudantes a chegarem na resposta através de metodologias ativas de aprendizagem.

Ou seja, nenhum monitor vai dar a resposta pronta ao aluno, mas vai trabalhar com um passo a passo para o aluno entender como chegar lá ou o porquê dele ter errado a alternativa.

Acompanhamento pedagógico

Os alunos desenvolvem uma amizade com os tutores, tanto que eles podem selecionar seus monitores favoritos no aplicativo. Dessa forma, sempre que o tutor ficar online, o aluno será notificado.

Isso faz com que haja um acompanhamento dos alunos, já que o monitor consegue acompanhar a evolução deles semanalmente.

Em redação, por exemplo, há alunos que corrigem com um mesmo tutor por um bom tempo, o que o permite ver os avanços do estudante e o que ainda precisa ser melhorado.

Além disso, há também a matéria “orientação de estudos” em que o aluno aprende a estudar e recebe auxílio para fazer cronogramas mensais, semanais e diários de estudo.

Planilha de orientação de estudos com acompanhamento semanal

Nessa monitoria, o aluno é convidado a fazer esse acompanhamento semanalmente.

Vantagens da aula de reforço escolar online

Com a monitoria online do TutorMundi, há diversos benefícios para a escola, como:

Ambiente controlado

Todas as interações ficam gravadas, há filtros na conversa e todos os tutores são treinados e monitorados pela coordenação pedagógica do aplicativo.

Dessa forma, as monitorias ocorrem em um ambiente seguro em que gestores, professores, pais e alunos podem ter acesso aos atendimentos.

Além disso, os tutores passam por um rigoroso processo seletivo em que são analisados seus antecedentes criminais.

Relatórios pedagógicos

Como cada atendimento fica registrado, é possível entender:

Além disso, esses relatórios permitem que os professores tenham uma visão interdisciplinar mais ampla, já que eles conseguem ver todas as disciplinas.

Relatório de acompanhamento pedagógico do TutorMundi. Ele apresenta os alunos que mais utilizaram, as dúvidas mais frequentes, as matérias mais requisitadas e o tempo gasto nelas. Neste modelo, o mais requisitado é matemática.

Os pais também recebem um relatório semanal com a usabilidade de seus filhos.

Isso permite à escola a tomada de decisão baseada em dados, o que gera intervenções pedagógicas mais assertivas.

Uso estratégico

Como o TutorMundi funciona sob demanda, a escola tem um produto estratégico em mãos, porque:

Isso tudo faz com que sua escola tenha um tremendo diferencial competitivo diante da concorrência.

Não precisa de deslocamento

Essa é uma grande vantagem, pois facilita para os alunos, aumentando a usabilidade do serviço, e, ao mesmo tempo, reduz custos na escola, já que:

Como um plantão de dúvidas pode gerar uma má experiência educacionalImagem msotrando como o TutorMundi melhora o plantão de dúvidas

A monitoria online é efetiva?

Muitas escolas utilizam a tutoria online do TutorMundi e têm percebido resultados incríveis, como:

82% afirmam que há impacto no aprendizado dos alunos

78% colocam que os alunos resolvem com mais facilidade questões teóricas e práticas

75% apresentam que os alunos com lacunas de aprendizagem são especialmente beneficiados

Além disso, muitos estudantes colocaram o TutorMundi como extremamente importante para o seu desempenho nos vestibulares. 

Ana Júlia – Ex-aluna TutorMundi

O Tutor foi excepcional no processo árduo que resultou na minha aprovação. Por muitas vezes, me vi sendo aliviada pela presença dos professores, pois sabia que poderiam sanar minhas dúvidas. Hoje sinto que, além de receber conteúdo, me conectei com pessoas que já sentiram o que é viver como vestibulando. Por isso, a maioria dos professores atendia com uma grande empatia, apesar da minha eventual demora ou falta de compreensão sobre determinada matéria. Uma professora específica marcou minha vida, a Thais! Ela me acompanhou em cada uma das várias redações que fiz e me ajudou a alcançar notas altíssimas na redação do Enem. Sou grata por cada aprendizado que obtive com o Tutor e vou levar pro resto da vida, agora vivendo meu sonho na federal!

Conclusão

A monitoria online pode ser mais eficiente que a monitoria escolar presencial se utilizada da forma certa.

Por isso, potencialize a monitoria na sua escola com o TutorMundi! Faça um teste sem compromisso 😉