Guia das Metodologias Ativas para escolas

Projetos interdisciplinares são projetos didáticos que combinam elementos de ao menos duas disciplinas para que o aluno aprenda melhor sobre um determinado assunto.

Atualmente, a interdisciplinaridade tem sido requisitada pelos pais e esperada pelo mercado de trabalho. Por isso, sua escola não pode ficar de fora e deve começar um projeto interdisciplinar o mais rápido possível!

Para ajudá-lo nessa jornada, veja neste artigo como fazer um projeto interdisciplinar na educação infantil, no fundamental e no médio e modelos para se inspirar!

O que é projeto interdisciplinar?

Um projeto interdisciplinar é uma atividade escolar que envolve, ao menos, duas matérias ou disciplinas. Então é uma atividade feita em conjunto com mais de um professor.

É possível que projetos interdisciplinares sejam realizados com uma boa parceria entre dois, três docentes ou até mesmo com a escola inteira. Tudo depende da quantidade de empenho que a gestão escolar e o corpo docente estão dispostos a empregar, do quão interessante seria e do projeto político pedagógico da escola.

O que é interdisciplinaridade?

Mas, afinal, o que é algo interdisciplinar? É justamente essa “navegação” entre duas ou mais matérias. É envolver ensinos não só de geografia, por exemplo, mas também português, matemática, física etc.

Quando atividades interdisciplinares são realizadas, o aluno consegue ter uma visão mais ampla do conteúdo e do mundo. Isso porque, quando dividimos tudo em matérias, o estudante perde a visão do todo pois segmenta muito o conteúdo dentro de “caixinhas” para cada disciplina.

Com projetos interdisciplinares, o aluno percebe que as coisas são interligadas, que existe relação entre matemática e português, por mais distante que pareçam, por exemplo.

Essa é, portanto, a importância de trabalhar com projetos interdisciplinares, já que são essas atividades que fazem com que o aluno entenda que tudo está conectado e, por isso, todas as disciplinas são importantes para a vida dele.

Aprendizagem baseada em projetos

A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa que utiliza atividades em grupo focadas em capturar a atenção dos alunos através de problemas do mundo real.

Ela pode ser utilizada em uma turma só, em uma parceria entre professores ou na escola toda através de um projeto interdisciplinar.

Baixe nosso guia de metodologias ativas para escolas 👇

Passo a passo para fazer um modelo de projeto interdisciplinar

Professoras desenvolvendo projeto interdisciplinar utilizando gráficos e dados
pexels.com

Fazer uma proposta de projeto interdisciplinar não é fácil, pois envolve muitas pessoas para que fique bem feito. Entretanto, quando fica pronto, faz um grande efeito no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Por isso, preparamos este passo a passo para que você consiga montar o seu projeto interdisciplinar com este modelo:

Análise do contexto escolar

Antes de aplicar um projeto interdisciplinar na escola, a primeira coisa é analisar o contexto para ver se isso é possível e o melhor momento para aplicar.

Seus alunos estão bem? Eles estão participativos ou muito preocupados com algum evento como vestibular?

Dependendo do evento, é possível utilizá-lo como temática do projeto interdisciplinar, por exemplo, copa do mundo. Entretanto, se for algo mais sério como vestibulares, é necessário averiguar se haverá engajamento dos alunos para isso.

Além disso, é preciso averiguar a disponibilidade dos professores também. Eles têm energia, disposição e ideias para se engajarem em projetos interdisciplinares assim? Eles têm tempo para isso ou trabalham em muitas escolas diferentes? Nesse período estarão disponíveis ou farão parte de alguma formação continuada?

Caso nem todos estejam dispostos, você pode elaborar com apenas alguns professores, mas é muito importante que eles aceitem este desafio.

Como está o calendário escolar? Seria possível inserir um projeto interdisciplinar na escola?
Tudo isso precisa ser avaliado primeiro.

Definição dos objetivos

O projeto escolar sempre precisa ter um objetivo claro, por isso, é essencial defini-lo nesta etapa.

Alguns exemplos do que o objetivo principal pode ser:

Então, dentro deste objetivo principal escolhido, podem ser colocados objetivos secundários, desta vez mais específicos, como:

A partir dessa definição dos objetivos, é possível partir para a próxima etapa. Entretanto, se algum objetivo não for colocado aqui, mas, ao longo do projeto, perceber que é possível incluí-lo, a lista sempre pode ser atualizada.

Divisão dos papéis

Dividir os papéis dos envolvidos no seu projeto interdisciplinar é extremamente importante para que ninguém fique sobrecarregado, pois isso pode afetar muito o emocional, ou alguma parte fique faltando.

Usando a análise do contexto dos seus professores e funcionários, delegue as funções de acordo com a disponibilidade de cada um. 

Ou seja, mesmo que você ache interessante um estande de química na escola, se nenhum dos professores da matéria tiver disponibilidade para cuidar disso, talvez seja melhor você pensar em outra alternativa.

É bacana também colocar algumas responsabilidades mais simples nas mãos de alguns alunos, isso faz com que eles se sintam importantes e de fato parte do projeto.

Alguns papéis para selecionar os responsáveis:

E muitos mais dependendo do tipo de projeto que fará em sua escola! Se ele for algo grande que culmine em uma mostra cultural, por exemplo, terá muito mais trabalho e, portanto, mais responsáveis pelas áreas.

Planejamento das atividades e períodos

Esta é a etapa mais longa e desafiadora, pois é neste momento que todas as atividades e ideias são colocadas no papel.

Reúna-se com os responsáveis que delegou para decidir as atividades que serão realizadas e estabeleça um cronograma para elas ao longo do bimestre. Pode ser dividido em semanas ou dias, como o modelo abaixo:

Tabela TutorMundi de Planejamento das Atividades e Períodos

Com isso, você consegue ter de forma clara tudo o que precisa ser feito, quando e em que prazo. Nem todas as atividades serão realizadas em uma única semana, nesses casos basta usar mais de um quadrado nas colunas. Uma estratégia interessante que pode ser utilizada é colorir os quadrados.

Dentro desse cronograma, também pode ser relevante estabelecer uma data para fazer uma reunião de pais explicando sobre o projeto e quais serão as atividades que precisarão do apoio da família.

Mobilização da escola

Para que o projeto interdisciplinar dê certo é preciso que a escola esteja engajada e ansiosa para participar dele. Por isso, é preciso motivar os alunos.

Para isso, peça aos professores que divulguem o projeto didático com alegria aos alunos. Tal ação terá mais efeito ainda se algo for feito no final em que os estudantes tenham um momento de mostrarem suas habilidades.

Além disso, peça para que algum aluno faça uma arte bonita sobre o projeto! Muitos estudantes têm habilidades de design digital que muitas vezes quase ninguém conhece.

Divulgue essa arte e o projeto nas redes sociais do colégio, e, se possível, crie um concurso de compartilhamento de um vídeo ou imagem feito pelos alunos anunciando o evento escolar.

Faça um pequeno evento de abertura no dia que estiver marcado para o projeto começar, algumas ideias para isso:

Essas são apenas algumas ideias, mas certamente é possível pensar em outras mais, por exemplo, se seu projeto for sobre meio ambiente, porque não realizar um “dia do pet” na abertura? Use sua criatividade!

Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas gratuitamente. Podendo auxiliar na aplicação de rotações de estações de aprendizagem.

Aplicação do projeto

Então chega o momento de aplicar todo o projeto! 

Para que ele seja bem aplicado, é preciso fazer reuniões com os responsáveis antes de começar, e estar bem alinhado com eles ao aplicar cada passo.

Com todo o planejamento, a aplicação se torna mais fácil por contar com a ajuda de todos.

Acompanhamento do projeto

Lembre-se que para projetos interdisciplinares darem certo é preciso confiar que cada responsável e seu grupo estão trabalhando para que tudo funcione. O gestor escolar tem que estar sempre à disposição para dar esse suporte aos grupos para que tudo corra bem.

Crie um checklist com tudo que precisa correr bem nos dias do projeto e confira sempre com os responsáveis por cada parte como as coisas estão indo.

Faça um grupo no whatsapp para facilitar a comunicação com os responsáveis por cada área e sempre peça para que eles compartilhem as coisas legais que aconteceram durante a execução, assim, os relatos motivarão a todos.

Encerramento das atividades

Professora apresentando de evento de encerramento para projeto didático
pexels.com

Para que o projeto interdisciplinar seja um sucesso, é preciso fazer um evento de encerramento que fique marcado na história da escola e na memória dos alunos.

Esse encerramento pode ser em que culminam todas as atividades feitas ao longo do período de projeto didático.

Pode ser:

Tudo depende do tema do projeto interdisciplinar, mas é muito importante que, independente do evento de encerramento escolhido, ele seja muito bem feito.

Se o projeto for realizado só entre alguns professores e turmas, ainda assim é importante que haja um evento de encerramento, mesmo que pequeno.

Este evento também pode ser aberto a todos, ajudando a fortalecer a comunidade escolar.

Projetos interdisciplinares prontos

Na hora de elaborar o projeto didático, uma das grandes dúvidas é qual tema escolher para engajar toda a escola e os professores. Por isso, listamos abaixo 2 projetos interdisciplinares prontos com os temas para você se inspirar!

Modelo de projeto interdisciplinar sobre preservação da água e a crise hídrica

Aqui podem ser trabalhados não só como economizar água, mas também as maiores causas de desperdício, formas de purificar a água, sustentabilidade e como evitar a crise hídrica.
Todas as disciplinas podem ser facilmente envolvidas em um tema como esse.

Aqui, o evento de finalização seria uma amostra cultural com todas as obras dos alunos! Nisso haveria a exposição dos filmes feitos, dos cartazes, da peça teatral, das obras e, no final, pode ser realizado um show de talentos em que os alunos cantem músicas sobre água, recitem poesias ou qualquer outra coisa com essa temática.

Um gigante pequeno universo

Neste tema, o foco é o mundo “invisível” aos olhos nus, ou seja, das células, bactérias, vírus. Todas as disciplinas também podem ser envolvidas aqui, algumas ideias seriam:

Projeto interdisciplinar sobre a copa do mundo

No final do projeto interdisciplinar, o evento de encerramento pode ser uma feira de ciências sobre as experiências e análises, além de uma sala passando as reportagens dos alunos.

10 temas para projetos interdisciplinares

Além desses dois modelos prontos de projetos interdisciplinares, é possível pensar em outros temas como:

  1. Copa do mundo;
  2. Olímpiadas;
  3. Sustentabilidade;
  4. Como seria viver na idade média;
  5. O incrível universo dos jogos eletrônicos;
  6. Engenheiro por um dia;
  7. Festas típicas brasileiras;
  8. Festival da comida;
  9. Guerras mundiais;
  10. Política brasileira.

Vale lembrar que projetos pequenos podem ser realizados com o trabalho em conjunto de dois professores ou mais, podendo escolher temas bem mais específicos.

Sempre ouça as sugestões de seus professores e alunos, assim terá bem mais engajamento.

A importância de utilizar dados nos projetos interdisciplinares

Folha com dados sobre o projeto interdisciplinar
pexels.com

Fazer um projeto didático baseado em dados potencializa a aprendizagem dos alunos, pois é possível atingir exatamente os pontos em que há desnível escolar e dificuldades de aprendizado.

Com dados, é possível saber quais os tópicos mais requisitados pelos alunos e assim fazer um projeto interdisciplinar que foque exatamente essas dúvidas, potencializando o ensino.

Com o TutorMundi, aplicativo de tutoria digital, os alunos têm acesso a tutores das melhores universidades do Brasil e podem tirar todas as suas dúvidas todos os dias, em qualquer lugar e hora.

Todas as tutorias ficam registradas, bem como os tópicos de dúvidas, se havia pré-requisitos que não eram conhecidos pelo aluno e o nível de engajamento e participação.

Com esses dados, os professores e a gestão escolar conseguem pensar em projetos interdisciplinares que atinjam exatamente essas necessidades. Mais de 70% dos professores que utilizam os dados do TutorMundi afirmam que as informações providenciadas pelos relatórios os ajudam a ter uma perspectiva interdisciplinar maior.

Relatório pedagógico da startup tutormundi e tudo que é possível verificar para melhorar o ensino-aprendizagem

Para ter estes dados em sua instituição para potencializar o impacto dos seus projetos interdisciplinares, veja mais sobre o TutorMundi e como ele potencializa o ensino através da tutoria digital.

Conclusão

Projetos interdisciplinares são excelentes formas de ensinar os alunos de forma significativa e fortalecer toda a comunidade escolar.

Por isso, um projeto bem elaborado pode marcar a história de sua escola e promover um bom marketing educacional para ela.

Quer entender mais como usar tudo isso e as redes sociais para atrair mais alunos? Baixe nosso guia de campanha de matrículas agora mesmo!