A reunião de pais e o plantão pedagógico tem funções distintas dentro da escola, contribuindo muito para uma melhor relação entre toda a comunidade escolar.

Por serem parte importante do calendário escolar, muitos gestores escolares e professores ficam nervosos com esses eventos e enfrentam inseguranças para organizá-los.

Por isso, preparamos este artigo com dicas de como se preparar para receber os pais e como impressioná-los! Boa leitura.

Banner oferecendo gratuitamente o infográfico de intervenções pedagógicas. Clique para baixar.

Qual a diferença entre reunião de pais e plantão pedagógico?

Muitos confundem reunião de pais e plantão pedagógico ao pensarem ser a mesma coisa, mas, embora ambos aconteçam na escola com a presença de pais e mestres, eles têm funções diferentes.

As reuniões de pais têm o objetivo de informar os pais sobre o andamento da escola, sobre novidades, dar direcionamentos e apresentar o corpo docente e os funcionários da escola para os pais.

É bem importante que elas aconteçam no começo do ano letivo a fim de apresentar aos pais o colégio, as suas regras e os ideais.

 Neste momento, é preciso mostrar aos responsáveis que eles podem confiar na escola porque existem normas de conduta e que, assim, os filhos deles estarão seguros.

A reunião de pais também é um momento de informar acerca do processo avaliativo. Isso pois os pais e alunos têm muitas dúvidas acerca disso, especialmente em casos de transferência de escola, mudança de ciclo ou de adaptação a mudanças governamentais, como o novo ensino médio.

Já o plantão pedagógico ocorre normalmente antes ou depois de provas finais, em que pode ocorrer a entrega dos boletins e os pais podem conversar com os professores para saber mais sobre o desempenho e comportamento dos seus filhos.

A reunião de pais acontece em um horário específico com todos os pais juntos, já o plantão é a partir de um horário, por exemplo, das 18h até às 21h. Neste período, o pai tem liberdade de ir no melhor momento para ele.

Como fazer os pais comparecerem às reuniões escolares?

Fazer com que os pais compareçam às reuniões de pais e mestres é um dos maiores desafios das escolas, porque, normalmente, os pais das crianças e adolescentes que mais precisam estar lá não comparecem.

Além disso, muitos dos pais têm uma rotina muito cheia, o que dificulta contar com a presença deles nas reuniões escolares.

Por isso, vamos apresentar 3 estratégias que podem aumentar muito a frequência dos pais nas reuniões:

Não colocar os avisos de reunião apenas na agenda

Muitas escolas avisam os pais acerca das reuniões enviando um recado colado na agenda física dos alunos. 

Entretanto, não são todos os pais que verificam as agendas e, muitas vezes, os alunos mais velhos, de Fundamental II e Ensino Médio, nem mostram os recados que a escola envia para os pais. Isso faz com que a comunicação via agenda escolar seja limitada.

Por isso, é importante usar outros meios de comunicação com os pais, como:

Usando esses meios de comunicação, além da agenda, a chance dos pais comparecerem às reuniões aumenta.

Além disso, é bom enviar lembretes no dia anterior e algumas horas antes da reunião para que os pais não se esqueçam.

Fazer as reuniões de pais online

Professora fazendo reunião de pais online pelo computador
pexels.com

Com a pandemia, muitas escolas experimentaram reuniões de pais e mestres e plantões pedagógicos online e gostaram muito por alguns motivos:

Justamente pela rotina agitada e a dificuldade de deslocamento até a escola, fazer a reunião online pode ser uma excelente forma de aumentar a frequência nas reuniões e plantões pedagógicos.

Por ser online, os pais conseguem acessar de casa enquanto descansam, ou até mesmo no trabalho pelo smartphone.

Então, se poucos pais vão às suas reuniões, experimente fazer na modalidade online!

Fazer um sorteio para os que comparecerem à reunião

Pode parecer uma ideia simples, mas muitos podem ir motivados pelo sorteio, especialmente se você sortear algo que seja do interesse das crianças também.

Use os alunos como motivador principal para fazer os pais irem à reunião ou ao plantão pedagógico.

Você pode sortear coisas como:

Como organizar uma reunião de pais

Professora fazendo anotações para melhor planejar a reunião de pais
pexels.com

Para organizar uma reunião de pais, veja o passo a passo abaixo:

1 – Definir a data e o horário

A primeira coisa é definir uma data para o evento que seja coerente com seus objetivos, seja preparar melhor os alunos para os exames finais ou para entregar os boletins e comentar acerca do desempenho dos alunos.

Você pode realizar a reunião fora do expediente escolar, no contraturno ou no próprio horário das aulas caso estas sejam canceladas no dia.
Entretanto, as reuniões à noite costumam ter uma quantidade maior de pais presentes.

2 – Organizar os responsáveis

Com a data definida, é preciso preparar toda uma logística para receber os pais, a começar pela organização da reunião.
Quem vai participar? Qual será a ordem? Há alguém para cuidar do som e dos slides?

3 – Preparar a escola e os funcionários

Em seguida, deve preparar a escola para essa recepção:

Pedir aos encarregados da limpeza que façam uma limpeza mais caprichada no dia da reunião;

Escalar os monitores para que eles ajudem, especialmente ao cuidar das crianças que acabam vindo junto com os pais;

Os recados são gerais ou é importante dividir por segmento? Se for geral, há algum auditório em que possam caber todos os pais em sua escola? Se sim, pode ser uma boa forma de economizar tempo, entretanto, dividir Fundamental I, II e Médio é sempre uma boa coisa.

Banner oferecendo o infográfico de Intervenção Pedagógica para download gratuito.

4 – Caprichar na divulgação

Por último, divulgar a data e o horário para os pais, ressaltando sempre a importância deles participarem a fim de fortalecer a comunidade escolar.

5 – Definir a pauta da reunião

A partir disso, é preciso definir a pauta da reunião de pais e mestres, aqui alguns modelos que podem ser seguidos:

Reunião de pais de começo de ano

Professora apresentando dados na reunião presencial de pais
pexels.com

Muitas vezes dá um nervoso sobre o que falar na primeira reunião de pais, não é? Mas aqui estão coisas que não podem faltar:

  1. Boas-vindas
  2. Apresentação da gestão escolar
  3. Apresentação do corpo docente
  4. Apresentação dos funcionários da escola
  5. Agradecimento por confiarem na escola para a educação dos filhos
  6. Apresentação das normas da escola
  7. Informações sobre as plataformas utilizadas na escola
  8. Explicação sobre a metodologia de ensino e sistema de avaliação
  9. Informar sobre limite de faltas, o que fazer em casos de saúde etc
  10. Mensagem de reflexão sobre a importância do trabalho escola e família
  11. Dinâmica
  12. Encerramento

Vale lembrar que a reflexão pode ser feita no começo e a dinâmica para reunião de pais é opcional. Todo esse esquema pode ser adaptado de acordo com as necessidades da escola.

Reunião de pais rotineira

  1. Boas-vindas
  2. Mensagem de reflexão
  3. Dinâmica
  4. Anúncio 1
  5. Anúncio 2

    N. agradecimento e fechamento

Tudo pode ser diferente! Pode ser realizado um sorteio, um momento em que os pais têm que sair do auditório para ver alguma construção nova da escola… tudo deve ser adaptado às necessidades da escola.

Mensagem para reunião de pais

Sempre pensamos em mensagens que inspirem, motivem e ajudem os pais a serem melhores para os filhos e para a sociedade, certo? Essa é uma excelente linha que pode ser seguida! Essa mensagem pode ser passada de várias formas:

Convide um pai ou responsável para fazer essa reflexão

Muitos pais se sentiriam muito felizes em serem convidados para trazer uma mensagem para os outros pais e fariam com alegria.

Professora conversando com os pais dos alunos
pexels.com

É possível convidar algum pai ou mãe que seja pastor, coach, psicólogo ou qualquer outra profissão que a pessoa fale bem e tenha algo a acrescentar aos demais pais.

Além de ser uma voz diferente ali na frente, ele conseguirá se aproximar mais do coração dos demais por também ser um pai com o filho matriculado na escola.

Passe um vídeo motivacional no projetor para os pais

Usar um vídeo é uma ferramenta muito poderosa, pois eles são editados de forma a emocionar as pessoas. Assim, a trilha sonora, os efeitos e a história a ser contada são um combo perfeito para inspirar os pais de sua escola.

Muitas vezes um vídeo atinge mais que uma mensagem ou apresentação, vale a pena experimentar e ver como os pais reagem.

Além disso, nada impede de fazer uma breve reflexão em cima do vídeo depois.

Escolha um professor para fazer essa reflexão

Certamente há professores em seu corpo docente que conseguem fazer reflexões maravilhosas, então convide esses para fazer a mensagem! Dessa forma você homenageia o professor ao tê-lo escolhido, permite que os pais o conheçam melhor e muda o rosto na frente do palco um pouco.

Prepare uma mensagem impactante

Caso você mesmo queira fazer a mensagem como coordenador pedagógico, gestor, diretor ou orientador, veja abaixo alguns temas para fazer um texto para reunião de pais!

Ao conhecer a sua comunidade escolar, certamente você conseguirá escolher um tema que te ajudará a produzir um texto reflexivo para reunião de pais muito impactante!

Exemplos de lembrancinha para reunião de pais para impressionar

É sempre bom entregar algo aos pais para que eles não saiam de mãos vazias da reunião. O problema é que muitas vezes o que é entregue vai direto para o lixo, como enfeites de EVA, por isso é preciso investir em um presente que seja marcante e impressione os pais com o cuidado da escola com eles!

Chocolates

Quando o pai recebe algo de comer, especialmente se for um doce, ele já fica mais feliz porque é uma forma de liberar um pouco o estresse do dia a dia.

Portanto, investir em um chocolatinho é uma boa pedida! Mas que não seja apenas um chocolate, é interessante que exista um cartão ou uma mensagem nele!

Veja um exemplo bacana abaixo:

Ideia de presente para os pais que pode  ser baixada abaixo
Baixe o Modelo >> Lembrança para pais e responsáveis de alunos

Presentes feitos pelos filhos

Essa pode ser interessante se a reunião ocorrer perto de datas comemorativas como dia dos pais ou dia das mães.
Isso funciona melhor com os de Infantil e Fundamental II, sendo mais complicado para os pais de Fundamental II e Médio por não haver muito tempo para produzir.

Lembrancinhas para impressionar

Para impressionar os pais, não tem jeito, é preciso enfiar a mão no bolso e criar produtos personalizados da escola, mas, é claro, de acordo com seu orçamento.

Abaixo algumas sugestões de lembrancinhas, tanto baratas como caras:

Use sua criatividade e não esqueça de colocar um cartão junto!

Cartão para reunião de pais

O cartão deve ter uma fala simples e objetiva, alguns exemplos abaixo:

Exemplo 1

Querido pai,
Obrigada por sua presença na educação de seu filho!
Contamos com você!
Equipe escolar

Exemplo 2

Obrigado por ter vindo!
Sem você participando na educação do seu filho, nada faz sentido!
Equipe escolar

Exemplo 3

Uma criança é como uma sementinha plantada,

Ao ter vindo aqui hoje e ao participar da vida escolar dele,

Você está regando-o para crescer e ser uma grande árvore!
Obrigada!
Equipe escolar

Use sua criatividade!

Conclusão

Fazer uma reunião de pais ou um plantão pedagógico não precisa ser motivo de nervosismo se for bem pensado e planejado. Então esperamos que tenha aproveitado estas dicas e modelos para arrasar no próximo evento escolar e impressionar os pais!


Além da boa performance, ter uma educação moderna e de qualidade é crucial para encantar, por isso, baixe também nosso guia de metodologias ativas para escolas e engaje mais seus alunos e pais!