O Metaverso na Educação é um conceito inovador capaz de transformar a sala de aula e a maneira como o ensino é transmitido para os alunos, sendo uma tecnologia educacional muito relevante.

Nesta abordagem, é possível explorar espaços virtuais e experimentar práticas educacionais diferentes, que não dependem necessariamente da presença física. 

Neste artigo, veja o que é o Metaverso e como ele pode ser aplicado na educação sem a necessidade de um headset de realidade virtual.

Boa leitura!

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

O que é o Metaverso?

Metaverso vem da junção de duas palavras: meta, do grego, que é a preposição “além” e verso que vem de universo. Ou seja, é um universo além do nosso, além da realidade.

O termo vem de um livro de ficção científica chamado “Snow Crash”, de 1992, em que o protagonista tinha uma vida não tão interessante no mundo real, mas que era um samurai no universo paralelo.

Em suma, o metaverso é um ambiente virtual em 3D em que as pessoas podem interagir e se comunicar com outras em tempo real. 

Ele é criado e mantido por uma comunidade de usuários, e pode ser acessado por meio de um software.

Existem diversos “metaversos”, não é apenas o do “facebook”. São alguns deles:

Dessa forma, não existe somente O metaverso, mas vários deles, e o usuário pode escolher aquele que gostar mais para ingressar.

Por exemplo, as crianças se divertem muito no roblox e o público mais adulto no VR chat.

É possível, inclusive, criar ambientes de trabalho remoto, em que apesar de todos os funcionários estarem em suas casas, conseguem se reunir naquele ambiente virtual.

Quais as vantagens do metaverso na educação?

Utilizar o metaverso em sala de aula, ou até mesmo fora dela, para contribuir com a educação pode trazer diversos benefícios, são alguns deles:

Esses são alguns dos benefícios do metaverso, mas vários outros podem existir a depender da criatividade do professor.

Entre no metaverso na educação com nossa lista de 41 ferramentas para aulas online

Quais os desafios do metaverso na educação?

Entretanto, assim como existem benefícios do metaverso, existem também desafios que não necessariamente são desvantagens, mas sim problemas que precisam ser superados para que ele seja eficiente. Como:

Sendo superados esses desafios, a escola do metaverso poderá ser verdadeiramente eficiente.

Como utilizar a realidade virtual na educação?

É possível utilizar a realidade virtual na educação de forma bem divertida, a dificuldade maior é ter os headsets e computadores suficientes para que o professor consiga ver o que o aluno está vendo para orientá-lo melhor.

Na Steam, por exemplo, existem diversos jogos em VR que podem ser baixados gratuitamente e que são incrivelmente educativos, por exemplo:

The Lab

Esse é um game desenvolvido pela VALVE que funciona como uma demonstração do que a realidade virtual pode fazer. É uma excelente forma de começar no universo RV, pois as atividades são simples, o que evita a tontura.

Nele é possível ver o corpo humano de forma detalhada, seus ossos e músculos;

Além disso, há uma sessão no sistema solar em que você pega os planetas e pode comparar a diferença de tamanho entre a terra e Júpiter, por exemplo;

Há também como montar e desmontar robôs, apreciar paisagens reais como parques nacionais dos Estados Unidos, desenvolver poções e até atirar de arco e flecha para defender seu castelo.

Dessa forma, um game como esse é uma excelente forma de juntar tecnologia e educação.

Metaverso na educação com The Lab

Open Brush

Para as aulas de artes, este jogo serve muito bem! Com o Open Brush, os usuários têm acesso a uma tela infinita em 3D que permite a pintura e edição em vários sentidos.

Os modelos desenhados aqui ainda podem depois ser exportados para outros games, como o VR chat.

Metaverso na educação usando a Open Brush
Na imagem há um esquilo desenhado usando um headset de realidade virtual para pintar um universo

Unimersiv

Este é um game VR educativo em que é possível explorar diversos períodos históricos, desde a pré-história até o período das grandes navegações.

Entretanto, este game não é grátis, mas seu preço é bem acessível, sendo apenas R$8 na Steam.

Além disso, vários games VR normais também podem ser utilizados de forma educativa, a depender do que o professor quiser ensinar.

5 formas de aplicar o metaverso na educação

Abaixo alguns aplicativos que permitem ao aluno acessar um “metaverso” direto do celular, ou seja, sem a necessidade de um equipamento de realidade virtual.

Minecraft Education

O Minecraft Education é vendido diretamente para as escolas, às vezes até em combos da Microsoft, e possui muitas lições de diversos assuntos.

Nele, os alunos conseguem aprender desde gramática até programação, além de permitir aos professores a criação de suas próprias lições.

Todos os alunos podem acessar o servidor simultaneamente se a escola tiver licença para todos.

Além disso, os alunos podem utilizar o servidor posteriormente para construírem o que quiserem se assim for permitido.

Um exemplo de utilização do Minecraft para educação é o CraftSapiens, em que os estudantes têm acesso a diversas aulas desse metaverso, podendo acessar via celular ou computador.

Metaverso na Educação no CraftSapiens

ClassCraft

Este é um programa para as escolas em que os alunos são inseridos em um universo RPG. Dessa forma, neste metaverso, eles podem criar seus avatares e precisam concluir as tarefas escolares para subirem de nível.

Os professores podem inserir diversas tarefas dentro do game e os professores conseguem fazer um controle de notas e de engajamento por lá.

Para conhecer mais, acesse o classcraft aqui!

Metaverso na educação no ClassCraft

Roblox

O roblox é também uma excelente forma de acessar um metaverso mais simples. É possível fazer de tudo no roblox, até mesmo outros jogos, ele funciona como um motor para que outros jogos sejam programados nele também.

Por isso, o roblox é um metaverso bem interessante para desenvolver a criatividade dos alunos.

Realidade aumentada

Para quem não tem um headset VR, a realidade aumentada é uma tecnologia que permite a sobreposição de informações virtuais sobre o mundo real. 

Essa tecnologia pode ser utilizada para criar experiências de aprendizado imersivas e interativas direto do celular.

Alguns exemplos incluem o aplicativo Google Expeditions, que permite que os alunos realizem visitas virtuais a lugares históricos, e o aplicativo Anatomy 4D, que permite que os alunos explorem o corpo humano em 3D.

Com essas ações, os professores podem inserir seus alunos no metaverso de forma criativa e interativa, sem a necessidade de um headset de realidade virtual.

Entretanto, um celular com uma boa capacidade de processamento é necessário nesses casos.

Aplicativos de educação

Diversos aplicativos de educação permitem a criação de um “mundo virtual” em que os alunos podem ter acesso a diversos recursos didáticos ou várias funcionalidades.

O Google Classroom é um desses, por exemplo, já que é permitido aos estudantes acesso a um espaço comum, mesmo que de forma mais simplificada.

O TutorMundi também é um aplicativo de educação em que os alunos podem acessar um universo de monitores que tiram todas as dúvidas deles na hora. 

Assim, os estudantes têm um plantão de monitoria direto do celular, o que facilita que eles não fiquem travados no avanço de seus estudos.

Além disso, os alunos tímidos ficam à vontade, pois não precisam ligar câmera e as interações acontecem via chat com envio de áudios, imagens, vídeos e textos.

Veja como funciona uma aula no TutorMundi! Clique aqui 👈

Conclusão

O uso do metaverso na educação pode ser bem relevante para o ensino dos alunos da nova geração. Por isso, vale a pena experimentar ferramentas como essas para engajar mais os seus estudantes.

Uma boa ferramenta para isso é a monitoria escolar! Veja o impacto dela na satisfação escolar com nossa pesquisa!