Nesta era tecnológica, a incorporação da Cultura Digital é crucial no contexto educacional, por isso, a BNCC colocou a cultura digital como uma de suas competências.

Entretanto, como aplicar a cultura digital na escola e o que ela engloba exatamente? Descubra neste artigo! Boa leitura.

O que é cultura digital na BNCC?

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Cultura Digital é uma das 10 competências gerais que os educadores devem promover no processo de ensino-aprendizagem.

Ela está relacionada à capacidade dos estudantes de:

Dentro da BNCC, a Cultura Digital está inserida nas competências gerais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

competências bncc, incluindo a cultura digital

O que diz a BNCC sobre a cultura digital?

A Cultura digital foi escolhida como uma das competências principais da BNCC porque:

Os jovens têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática;

E essa cultura também apresenta forte apelo emocional e induz ao imediatismo de respostas e à efemeridade das informações;

Isso privilegia análises superficiais e o uso de imagens e formas de expressão mais sintéticas, diferentes dos modos de dizer e argumentar característicos da vida escolar. (BNCC, pag. 61)

Portanto, justamente por conta desses aspectos “negativos” da cultura digital, a escola deve preparar os alunos para encarar essa realidade de forma crítica.

Para isso, a escola deve compreender e incorporar mais as novas linguagens e seus modos de funcionamento, educando para usos mais democráticos das tecnologias e para uma participação mais consciente na cultura digital.

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”

Qual o uso da tecnologia na BNCC?

A BNCC ressalta bastante o tempo “tecnologias digitais de informação e comunicação”, também chamadas de TDIC’s, que são, basicamente, as ferramentas digitais que vão desde à internet até o AVA da escola.

O uso da tecnologia, portanto, está presente em vários conteúdos e habilidades.

Por exemplo, na produção de textos de estudantes de Fundamental I, um dos objetivos de aprendizagem é o uso de tecnologias digitais de informação.

Ou seja, em um mundo tecnólogico, é preciso que as crianças aprendam desde cedo a:

O uso da tecnologia na BNCC é, dessa forma, fundamental para o ensino.

Como trabalhar a tecnologia na educação segundo a cultura digital BNCC?

Para a BNCC, 3 coisas devem ser trabalhadas com os alunos nesse aspecto tecnológico:

Diferentes dimensões que caracterizam a computação e as tecnologias digitais são tematizadas, tanto no que diz respeito a conhecimentos e habilidades quanto a atitudes e valores:

Tendo isso em mente, veja 3 dicas para trabalhar a cultura digital na escola:

Capacitação de professores

Para que o professor desempenhe seu papel como mediador eficaz na integração da Cultura Digital no ambiente educacional, é preciso que ele mesmo possua essas habilidades digitais.

A capacitação, nesse contexto, não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade, pois o professor não pode ensinar aquilo que ele próprio não domina.

Por isso, é importante fornecer formação continuada aos professores focada em ferramentas digitais, como:

Dessa forma, os professores serão capazes de ensinar aos estudantes e dinamizar o ensino, uma vez que eles mesmos conhecerão bem as ferramentas digitais de educação.

Estrutura

É claro, é importante que a escola invista o mínimo em estrutura.

Podem ser tablets, computadores ou até mesmo uma rede de internet boa o suficiente para ser compartilhada com os alunos. Assim, eles poderão acessar utilizando seus próprios celulares.

Deixá-los utilizarem seus próprios aparelhos é bom porque eles aprender os recursos da forma que eles vão usar mesmo no dia a dia.

Um projetor ou Tv’s na sala é o mínimo para que o professor possa ensinar bem utilizando recursos digitais.

Invista em tecnologias digitais para o desenvolvimento de uma cultura digital

Por último, é preciso que a escola proporcione as plataformas digitais para os estudantes para que eles consigam aprender a mexer nelas.

Por exemplo, é interessante que os alunos desenvolvam a criatividade no Minecraft, mas, para isso, a escola precisa disponizar o Minecraft Education para eles (e o valor não é alto).

Outro exemplo, se quero que o aluno desenvolva habilidades de pesquisa acadêmica, é preciso ter acesso a um portal desses, como o Scielo.

Uma plataforma de monitoria online também é uma excelente forma de estimular os estudantes a utilizarem a internet para os estudos, a exemplo do TutorMundi.

veja como são os relatórios pedagógicos do TutorMundi

Conheça um pouco mais sobre o TutorMundi adiante!

TutorMundi e a cultura digital

O TutorMundi é um aplicativo de monitoria online em que os estudantes têm acesso a diversos recursos, fazendo com que eles utilizem a cultura digital para os estudos.

Passo a passo para acessar o aplicativo tutormundi e desenvolver mais uma cultura digital em sua escola

Reforço escolar

No aplicativo de educação, os estudantes conseguem ter reforço escolar na hora, sem necessidade de agendamento.

Os monitores auxiliam os estudantes com:

Chat e quadro virtual no TutorMundi, dessa vez na chamada direto com um tutor, desenvolvendo uma cultura digital bncc

Tira-dúvidas

Os estudantes também podem tirar suas dúvidas com nossa inteligência artificial ou com os monitores. Em ambos os casos, a explicação sempre é feita passo a passo, ajudando o estudante a chegar na resposta.

Ou seja, ele não recebe apenas a resposta pronta.

Orientação de estudos

Além disso, o TutorMundi também fornece orientação de estudos.

Nela, os estudantes são orientados de forma personalizada, recebendo cronogramas de estudo mensal, semanal, diário e até semestral.

Os estudantes, também, podem entender os conteúdos que precisam focar mais para os seus objetivos e recebem acompanhamento pedagógico neles.

Materiais de orientação de estudos personalizados no aplicativo TutorMundi para desenvolver uma cultura digital bncc

Acompanhamento pedagógico

Por último, todas as interações geram relatórios pedagógicos que podem ser analisados pela coordenação, professores e pais.

Nos relatórios, é possível verificar:

Com isso, é possível realizar medidas pedagógicas mais assertivas, de fato voltadas para os problemas dos estudantes.

o papel das plataformas digitais na educação envolve o uso de dados para o desenvolvimento de uma cultura digital de acordo com a BNCC, ou seja, orientada a dados

Conclusão

O uso de tecnologia na BNCC e a cultura digital estão extremamente ligados e são muito importantes para formar estudantes preparados para o mundo futuro.

Por isso, as escolas devem investir em preparar esse ambiente de tecnologia educacional para que a cultura digital seja de fato real.

Para isso, que tal experimentar o TutorMundi gratuitamente em sua escola? Teste gratuitamente!

Referências

BNCC