O ensino bilíngue tem demonstrado ser uma abordagem eficaz no contexto educacional. Isso porque fornece aos alunos não apenas o domínio de duas línguas, mas também uma compreensão mais profunda das nuances culturais de cada idioma. 

Dessa forma, ao cruzar as fronteiras linguísticas e culturais, o ensino bilíngue abre portas para a comunicação intercultural, promovendo a empatia e a apreciação das diversidades globais. 

Nesse sentido, este artigo busca oferecer insights valiosos para educadores, gestores e todos os interessados no fortalecimento do ensino bilíngue, realçando seu impacto positivo e fornecendo diretrizes práticas para sua aplicação eficaz e ligação com o Projeto Político Pedagógico

Além disso, apresentaremos seis dicas para a implementação, ou melhoria, do ensino bilíngue na escola, enfatizando a importância dessa prática, seus benefícios e ferramentas para a aplicação. Boa leitura!

Banner oferecendo gratuitamente o infográfico de intervenções pedagógicas. Clique para baixar.

O que é Ensino Bilíngue

O ensino bilíngue é uma abordagem educacional na qual os alunos têm a oportunidade de aprender e desenvolver proficiência em duas línguas diferentes ao longo de seu processo de aprendizado. 

Geralmente, uma língua é considerada a língua nativa ou dominante do aluno, enquanto a outra é a língua-alvo que está sendo ensinada.

Assim, para responder a pergunta o que é educação bilíngue, define-se que o objetivo do ensino bilíngue não é apenas ensinar duas línguas separadamente.

Seu real propósito é integrá-las de maneira significativa para que os alunos possam se comunicar, compreender e interagir proficientemente em ambas as línguas.

Além disso, existem diferentes modelos de ensino bilíngue, cada um com suas próprias abordagens e proporções de tempo para cada idioma. 

Nesse sentido, alguns modelos enfatizam a imersão total, em que a língua-alvo é usada como a principal língua de instrução desde o início, enquanto outros modelos adotam uma abordagem mais equilibrada, alternando entre as línguas em diferentes momentos. 

Por sua flexibilidade, o ensino bilíngue pode ocorrer em diversos contextos, como escolas públicas, escolas internacionais, programas especializados e até mesmo em ambientes de ensino online.

O que é escola bilíngue

Uma escola bilíngue é uma instituição educacional que oferece um ambiente de aprendizado em que os alunos têm a oportunidade de estudar e se comunicar em duas línguas diferentes. 

Essas escolas geralmente possuem um currículo que integra ambas as línguas de maneira equilibrada, permitindo que os alunos adquiram proficiência tanto na língua nativa quanto na língua-alvo. 

Existem também escolas que têm o bilíngue como disciplina optativa.

Escola com currículo bilíngue optativo

Uma escola com currículo bilíngue optativo oferece aos alunos a escolha de participar de um programa de ensino bilíngue como uma opção dentro do currículo padrão da escola.

Isso significa que os alunos têm a oportunidade de se matricular no programa bilíngue, em que terão aulas em uma segunda língua, além da língua nativa.

No entanto, essa participação é voluntária.

estudantes aprendendo em uma escola de ensino bilingue

Qual a importância de estudar inglês na escola?

O inglês é considerado a língua global de comunicação, utilizada em negócios, ciência, tecnologia, entretenimento e relações internacionais. Aprender inglês oferece acesso a uma ampla gama de informações, possibilita a comunicação com pessoas de diferentes países e culturas, e aumenta as oportunidades de educação e emprego em um mundo cada vez mais interconectado.

Além disso, muitos recursos educacionais, literatura, música e filmes estão disponíveis em inglês, o que enriquece a experiência cultural e intelectual dos estudantes.

Portanto, estudar inglês na escola ajuda os alunos a se tornarem cidadãos globais mais preparados para os desafios e oportunidades do mundo atual.

Preparação para o mercado de trabalho

Uma escola bilíngue oferece aos alunos habilidades valiosas para o mercado de trabalho globalizado.

Isso pois a proficiência em duas línguas amplia as oportunidades de comunicação e colaboração com pessoas de diferentes origens culturais, tornando-os mais adaptáveis a ambientes multiculturais.

Tal habilidade também pode abrir portas para empresas internacionais e carreiras que exigem interações globais. 

Além disso, a escola bilíngue tende a desenvolver habilidades cognitivas, como pensamento crítico e flexibilidade mental, essenciais para enfrentar desafios profissionais complexos. 

Desenvolvimento cognitivo

A escola bilíngue promove o desenvolvimento cognitivo ao desafiar o cérebro dos alunos com a necessidade de alternar entre duas línguas, o que melhora a flexibilidade mental e a capacidade de multitarefa.

Ademais, aprender duas línguas pode aprimorar as funções executivas, como o controle inibitório e a resolução de problemas.

Dessa forma, são desenvolvidas habilidades cognitivas mais aguçadas e maior adaptabilidade a novas situações. Por conseguinte, essa estimulação constante contribui para um melhor desempenho em áreas acadêmicas.

Aumento do repertório sociocultural

O ensino bilíngue contribui para o aumento do repertório sociocultural dos alunos ao expô-los a duas línguas e suas respectivas culturas.

Isso promove a compreensão e apreciação dessas culturas em suas diferenças, incentivando a empatia e a capacidade de se relacionar com pessoas de origens diversas.

Dessa forma, eles aprendem sobre:

Com isso, os alunos desenvolvem uma perspectiva mais ampla do mundo e se tornam cidadãos globais mais informados e sensíveis às complexidades interculturais.

BNCC: Língua Inglesa e ensino bilíngue

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem um impacto significativo nas escolas bilíngues, pois fornece diretrizes e orientações para o desenvolvimento curricular em todos os níveis de ensino no Brasil.

No contexto das escolas bilíngues, a BNCC descreve como a língua estrangeira deve ser integrada ao currículo de maneira coerente e alinhada com os objetivos gerais de educação.

Isso inclui a definição de metas de aprendizado para cada etapa de ensino, indicando o que os alunos devem ser capazes de fazer em termos de compreensão, produção e interação na língua estrangeira.

Além disso, a BNCC também destaca a importância da compreensão intercultural, da valorização da diversidade linguística e do desenvolvimento de habilidades comunicativas em contextos reais.

As escolas bilíngues podem utilizar essas diretrizes para criar um currículo que desenvolva:

Educação bilíngue para surdos

A educação bilíngue para surdos segue um modelo que reconhece a língua de sinais como a língua natural dos alunos surdos, enquanto também proporciona a aprendizagem da língua majoritária do país, geralmente a língua falada. 

Nesse modelo, as aulas são ministradas tanto em língua de sinais quanto na língua majoritária, com o objetivo de desenvolver habilidades linguísticas sólidas em ambas as línguas.

Na prática, isso significa que os alunos surdos recebem instrução nas matérias curriculares em língua de sinais, permitindo que eles compreendam plenamente o conteúdo e participem ativamente das aulas.

Além disso, a língua de sinais também é utilizada para a comunicação cotidiana entre alunos e professores, criando um ambiente inclusivo e acessível.

Ao mesmo tempo, os alunos são expostos à língua majoritária por meio de aulas específicas, em que aprendem a leitura, a escrita e a comunicação na língua falada.

Assim, isso visa prepará-los para interações na sociedade em geral.

TDICs e o ensino bilíngue

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) desempenham um papel significativo no contexto do ensino bilíngue, enriquecendo e transformando a maneira como os alunos aprendem e praticam línguas diferentes. 

A integração das TDICs no ensino bilíngue oferece oportunidades únicas para:

Por isso, é vantajoso utilizar esse tipo de recurso!

Dentro das TDIC’s, existem várias opções para serem utilizadas em sua escola bilíngue! Veja alguns exemplos:

Eles são eficazmente incorporados à educação bilíngue. Dessa forma, potencializam a interatividade e a personalização do aprendizado, ao mesmo tempo em que preparam os alunos para um mundo globalizado e cada vez mais conectado digitalmente.

tutoria e ensino bilíngue

Dicas para a implementação do ensino bilíngue

Implementar a educação bilíngue não é uma tarefa fácil, mas pode ser mais simples se você seguir esses 6 passos:

1 Planeje com cuidado

Planejar uma educação bilíngue eficaz envolve considerar cuidadosamente vários aspectos:

Além disso, lembre-se que a flexibilidade é fundamental para a adaptação e melhoria contínua do programa de educação bilíngue.

2 Capacite os professores

Capacitar os professores para a educação bilíngue envolve fornecer formação específica sobre as abordagens, metodologias e melhores práticas desse modelo educacional.

Isso pode ser alcançado por meio de programas de desenvolvimento profissional que abordam tópicos como estratégias de ensino bilíngue, integração curricular, avaliação de proficiência linguística e sensibilidade intercultural.

Nesse sentido, workshops, seminários e cursos de atualização contínua podem ajudar os professores a se familiarizar com recursos, como metodologias ativas de aprendizagem, e materiais adequados para a educação bilíngue. 

Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas gratuitamente. Podendo auxiliar na aplicação de rotações de estações de aprendizagem.

3 Integre o Inglês em todas as disciplinas

Na educação bilíngue, o inglês pode ser integrado a todas as disciplinas por meio da abordagem chamada “Content and Language Integrated Learning” (CLIL).

Nesse método, os conteúdos acadêmicos são ensinados em inglês, permitindo que os alunos desenvolvam simultaneamente habilidades na língua e conhecimento nas matérias.

Além disso, os professores utilizam estratégias de ensino que tornam o inglês acessível e relevante para cada disciplina, como uso de recursos autênticos, discussões e projetos temáticos.

Dessa forma, ocorre uma imersão na língua, ampliando a proficiência dos alunos em contextos variados.

4 Envolva os pais e a comunidade

Para envolver os pais e a comunidade na educação bilíngue, é importante estabelecer uma comunicação aberta e contínua.

Por isso, realizar reuniões regulares, workshops ou eventos educacionais específicos sobre o programa bilíngue pode ajudar a informar os pais sobre os objetivos, métodos e benefícios desse modelo educacional. 

Nesse sentido, incentivar a participação dos pais em atividades escolares bilíngues, como apresentações culturais ou atividades de aprendizado conjunto, pode criar um senso de envolvimento e apoio.

5 Alie tecnologia e gamificação 

Na educação bilíngue, a aliança entre tecnologia e gamificação pode ser realizada de maneira inovadora para aprimorar a aprendizagem dos alunos.

Por exemplo, uma escola bilíngue pode desenvolver um aplicativo educacional interativo que combine exercícios de língua estrangeira com elementos de jogos. 

Os alunos poderiam completar desafios linguísticos em ambientes virtuais, como:

Ademais, pontuações, níveis e recompensas poderiam ser usados para incentivar o progresso. 

Flashcards como estratégia pedagógica do ensino bilíngue
Flashcards de vocabulário no GoConqr

6 Utilize a monitoria online

Plataformas de monitoria online, como o TutorMundi, podem ser eficazes na educação bilíngue ao oferecer suporte personalizado e direcionado aos alunos que estão aprendendo duas línguas. 

Por exemplo, um aluno bilíngue que deseja aprimorar suas habilidades de inglês e espanhol poderia selecionar tutores especializados e

Além disso, os tutores também adaptam as aulas de acordo com as necessidades individuais do aluno, focando em áreas específicas que precisam de mais atenção. 

Monitoria online de inglês auxiliando na prática do ensino bilíngue

Veja como é uma aula completa no TutorMundi! Clique aqui 👈

Conclusão

Implementar o ensino bilíngue na escola é um investimento valioso para preparar os alunos para o mundo globalizado.

Assim, com planejamento estratégico, formação docente e integração de tecnologias, os educadores podem oferecer uma educação enriquecedora e atualizada, preparando os alunos para o sucesso em um futuro diversificado e interconectado.

Veja como o TutorMundi pode ajudar a fortalecer o ensino bilíngue de sua escola clicando no banner abaixo!

veja como são os relatórios pedagógicos do TutorMundi

Fontes

Bialystok, E. (2001). Bilingualism in Development: Language, Literacy, and Cognition. Cambridge University Press.

Cummins, J. (2000). Language, Power, and Pedagogy: Bilingual Children in the Crossfire. Multilingual Matters.

Ministério da Educação (MEC) – Base Nacional Comum Curricular