Metodologia STEAM envolve a intregação das matérias de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática e é algo muito discutida na educação.
Por isso, entenda melhor a metodologia STEAM nesse artigo e veja como aplicar em sua escola! Boa leitura.
O que significa metodologia STEAM?
A metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math) é uma abordagem educacional que integra conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
O termo STEAM surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e nada mais é do que a abreviação dessas cinco áreas.
Por isso, o STEAM é baseado no desenvolvimento de projetos e na resolução de problemas, ou seja, o aluno coloca a mão na massa e propõe soluções integrando diversas áreas do conhecimento.
Ou seja, ele se torna o protagonista do aprendizado, assim como nas metodologias ativas de aprendizagem.
Dessa forma, por meio da interdisciplinaridade, há desenvolvimento na resolução de problemas no geral, pois o desenvolvimento do aluno é voltado para múltiplas habilidades.
Cultura Maker e STEAM
Uma forma de ensino alinhada à abordagem STEAM é a cultura maker, em que o estudante desenvolve autonomia para buscar a informação.
Na cultura maker o estudante utiliza o conhecimento de várias áreas para criar ou solucionar problemas em várias áreas, como:
- Programação;
- Robótica;
- Culinária;
- Administração e mais.
Por isso, o desenvolvimento do protagonismo na cultura Maker e STEAM traz consigo outras habilidades, como:
- o pensamento lógico,
- criatividade,
- curiosidade
- e trabalho coletivo.
Fundamentos da Metodologia STEAM
A metodologia STEAM é uma evolução do conceito STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que surgiu nos Estados Unidos.
O termo STEAM inclui as Artes, representando uma abordagem multidisciplinar que visa fomentar o interesse dos alunos pelas carreiras STEM e desenvolver a criatividade, o pensamento crítico e o trabalho colaborativo.
Por isso, como houve essa mudança, ainda é comum ver pessoas se referindo a isso como metodologia STEM.
Além disso, acredita-se que a História da Ciência pode ser o fio condutor da contextualização dos problemas abordados nos projetos STEAM.
Isso pois a análise de episódios históricos pode trazer uma nova perspectiva para os problemas atuais.
A educação STEAM tem uma grande premissa: deve ser travabalhada em projetos interdisciplinares e multidisciplinares, que sejam contextualizados para os alunos.
Projetos interdisciplinares
Como o próprio nome já sugere, o método STEAM envolve o trabalho e utilização de várias disciplinas a fim de desenvolver os estudante de forma mais integral.
Com isso, professores trabalham juntos para ensinar os conteúdos em conjunto por meio de projetos interdisciplinares.
Ensino contextualizado
Outro pilar da metodologia steam é a contextualização. Em suma, o ensino precisa fazer sentido para o estudante.
Logo, os temas e ideias trabalhados são coisas do cotidiano deles, que eles conhecem ou estudaram recentemente.
Além disso, deve ser algo interessante para eles, que eles sintam que “faça a diferença” na vida deles.
Por exemplo: um professor faz um projeto baseado nos movimentos olímpicos da Daiane dos Santos. No entanto, os seus alunos não são da geração que acompanhou a atleta e nem sabem quem é.
Por outro lado, se o professor faz o projeto para analisar a história, física dos movimentos com o Skate, e o que mais achar interessante da Rayssa Leal, uma pessoa que eles acompanham neste momento da vida deles, o ensino fica muito mais atual, relevante e contextualizado.
Prática
Projetos STEAM envolvem atividades “mão na massa”, relacionadas aos interesses dos participantes e focadas na construção de objetos científicos.
Diferenças entre STEAM e educação tradicional
Ao contrário dos modelos tradicionais de ensino, o STEAM reconhece que os eventos no mundo real não ocorrem de forma isolada, mas estão interligados.
Ou seja, em vez de trabalhar as matérias separadamente como:
- geografia,
- história,
- física,
- tecnologia etc.
Tudo é trabalhado de forma interligada.
Portanto, é importante entender como diferentes conceitos e disciplinas se relacionam, além de saber utilizar a tecnologia de maneira segura e proveitosa.
Abordagem Centrada no Aluno
Além disso, muitos modelos tradicionais de ensino estão desconectados dos interesses e necessidades dos alunos, especialmente das gerações mais jovens que já dominam o uso de computadores e dispositivos móveis.
Eles colocam a mão na massa, participam ativamente, utilizando toda a inquietude que eles tem no coração.
Por outro lado, a educação tradicional frequentemente se baseia em esquemas nos quais os alunos permanecem sentados em silêncio, apenas ouvindo as instruções dos professores.
Desenvolvimento de Habilidades para o Século XXI
Enquanto a educação tradicional muitas vezes se concentra na transmissão de conteúdos específicos, a educação STEAM visa preparar os estudantes para as demandas da sociedade atual.
Isso inclui o desenvolvimento de habilidades multidisciplinares, abertura a novas ideias e adaptabilidade.
Benefícios da abordagem STEAM
Utilizar a metodologia STEAM na escola traz diversos benefícios, veja alguns adiante.
Aprendizado ativo
A metodologia STEAM promove um aprendizado ativo e envolvente para os alunos, colocando-os como protagonistas do próprio aprendizado.
Além disso, o STEAM incentiva os alunos a enfrentar desafios complexos, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
Ou seja, o STEAM contribui para a formação de profissionais adaptáveis, inovadores e capazes de lidar com situações complexas.
Melhor preparo para o mercado
A Metodologia STEAM é importante porque prepara os estudantes para enfrentar os desafios do século XXI, em que as habilidades STEAM são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
Isso porque ele vai trabalhar habilidades como:
- Trabalho em equipe;
- conhecimentos diversos;
- lidar com pressão;
- resolução de problemas;
- conhecimento de tecnologia.
Inovação
A abordagem STEAM estimula a inovação ao encorajar os alunos a pensar fora da caixa, experimentar e propor soluções originais para os desafios propostos.
Preparando o ambiente escolar para aplicar a metodologia Steam
Utilizar a metodologia Steam na escola é vantajoso, mas como fazer isso? Veja em seguida.
Capacitação de professores
Para aplicar a metodologia STEAM em sala de aula, é essencial investir na capacitação dos professores.
Isso inclui oferecer cursos e oficinas que abordem não apenas os aspectos técnicos, como programação e edição de vídeos, mas principalmente as práticas pedagógicas relacionadas à abordagem STEAM.
Além disso, é importante promover a colaboração entre os docentes interessados em mudar suas práticas pedagógicas.
Ao conversarem e trocarem experiências, os professores podem obter avanços significativos na implementação da metodologia STEAM.
Adaptação do espaço físico
Para criar um ambiente propício à aprendizagem STEAM, é necessário adaptar o espaço físico da escola.
Por isso, é importante adequar a infraestrutura da escola para acomodar as atividades práticas e interdisciplinares da metodologia STEAM.
Isso pode envolver a aquisição de:
- jogos,
- materiais educativos,
- computadores,
- tablets,
- internet de qualidade para os estudantes,
- ou até mesmo a criação de um espaço específico para aulas artísticas.
Aquisição de materiais
Embora a aquisição de equipamentos e materiais avançados possa ser desejável, não é estritamente necessária para implementar a metodologia STEAM.
Isso pois é possível iniciar essa abordagem utilizando materiais de sucata e recursos mais acessíveis, como reciclados.
O importante é propor desafios e atividades práticas que envolvam os alunos na resolução de problemas, integrando as diferentes áreas do conhecimento.
Implementando STEAM no currículo
Depois de preparar a escola, é o momento de implementar, veja como em seguida.
Identificação de oportunidades interdisciplinares
O primeiro desafio é identificar as oportunidades de aplicar a metodologia STEAM. Para isso, a ajuda dos professores é fundamental.
Faça uma reunião peagógica em que seja possível discutir como os professores de diversas matérias podem fazer projetos interdisciplinares juntos. Esse é um primeiro passo para conseguir aplicar a STEAM.
Em seguida, integre os conteúdos das disciplinas STEAM no planejamento curricular e até no Projeto Político Pedagógico da escola, identificando as conexões entre elas.
Desenvolvimento de projetos STEAM
Para desenvolver projetos STEAM, siga esse passo a passo:
- Faça uma reunião com os professores para que eles digam suas ideias de como podem trabalhar juntos.
- Escolha um projeto inicial.
- Escreva o projeto com um planejamento bem detalhado, incluindo os métodos avaliativos.
- Adquira os recursos necessários para o projeto.
- Faça uma reunião com os professores envolvidos.
- Lance o projeto em um dia especial na escola.
- Acompanhe o emepenho dos alunos por meio de feedback contínuo.
Avaliação do progresso dos alunos
Os professores devem avaliar os estudantes a cada etapa do projeto individualmente e em grupo, no sentido de entender o nível de aprendizagem e fazer os ajustes necessários para o melhor aproveitamento de cada um.
Para cumprir com o currículo e aplicar a metodologia ativa STEAM no aprendizado, cabe ao educador ficar atento às habilidades dos estudantes em adquirir os conhecimentos necessários.
Conclusão
A metodologia STEAM tem uma influência significativa na transformação do cenário educacional, promovendo uma abordagem interdisciplinar e prática para o aprendizado.
No entanto, a implementação bem-sucedida do STEAM requer um esforço conjunto de professores, gestores e toda a comunidade escolar, adaptando ambientes, capacitando educadores e repensando métodos de avaliação.
No fim das contas, o STEAM não é apenas uma metodologia, mas uma mudança de mentalidade que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem.
Veja como aplicar essa e outras metodologias ativas de aprendizagem em nosso e-book completo!
Referências
https://j.pucsp.br/artigo/educacao-steam-o-que-e-para-que-serve-e-como-usar
https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/download/57813/40465
https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4342/4929
https://novaescola.org.br/conteudo/18021/como-levar-o-steam-para-a-sala-de-aula