É necessário que os responsáveis, os professores e os gestores estejam sempre atentos ao desempenho dos alunos para que intervenções pedagógicas possam ser realizadas.

Entretanto, olhar matéria por matéria no boletim ou no sistema escolar para encontrar falhas ou lacunas no conhecimento dos estudantes não é uma tarefa fácil.

Por isso, utilizar um aplicativo de acompanhamento escolar pode facilitar muito esse monitoramento. Neste artigo, confira a importância do acompanhamento pedagógico e um aplicativo para isso!

Qual a importância do acompanhamento escolar?

O acompanhamento escolar é muito importante para garantir o bom desempenho do estudante, mas não apenas isso, as faltas, lacunas e momentos de desânimo também precisam ser analisados.

Com esse acompanhamento adequado, é possível prevenir:

Logo, é necessário cuidar para que o acompanhamento pedagógico de fato seja realizado por todas as partes envolvidas e com o devido cuidado. Para isso, um aplicativo de acompanhamento escolar é essencial.

TutorMundi: aplicativo de acompanhamento escolar

O TutorMundi é um aplicativo de monitoria online em que os estudantes podem tirar todas as dúvidas na hora, sem precisar de agendamento, sendo uma excelente tecnologia educacional.

Esses atendimentos geram diversos dados que providenciam um acompanhamento escolar eficiente.

Com isso, o TutorMundi não é apenas um aplicativo de monitoria, mas também um aplicativo de acompanhamento escolar

Relatório de uma das escolas parceiras mostrando as matérias mais requisitadas, os minutos que os alunos gastaram sendo atendidos nelas, as dúvidas mais frequentes e os estudantes que mais utilizaram.

No aplicativo, é possível ver a quantidade de dúvidas que cada aluno tirou, bem como as principais delas. A classe também pode ser monitorada, analisando as matérias mais requisitadas e o que os alunos mais têm dificuldade.

Dessa forma, os professores podem perceber as dificuldades da turma e focar nesses conteúdos proporcionando uma boa revisão.

A coordenação escolar também consegue analisar o desempenho geral dos alunos e dos professores, por exemplo: é normal que os alunos tenham mais dúvidas em matemática, mas se as dúvidas forem exacerbadas, pode indicar alguma falha do professor. 

A mesma coisa pode acontecer se uma matéria não for muito complicada no geral mas estiver recebendo uma quantidade anormal de dúvidas.

Benefícios do acompanhamento pedagógico do TutorMundi

Utilizar o TutorMundi traz diversos benefícios no geral, tais como:

Facilitação do acompanhamento pedagógico da escola

Em vez dos pais e professores terem que olhar um sistema complexo com várias telas diferentes para comparar os dados e perceber onde estão as falhas pedagógicas, com o TutorMundi rapidamente conseguem ver as maiores dúvidas e dificuldades dos estudantes.

Dessa forma, o processo de acompanhamento pedagógico fica mais fácil, já que os dados entregam tudo mais rapidamente, facilitando apresentações em reuniões de pais também.

É possível colocar filtros de: turma, período, matéria, tópico ou analisar cada aluno individualmente.

Os tutores também avaliam os alunos em 3 aspectos: conhecimento teórico, aplicação prática e participação na aula. Assim, é possível perceber as lacunas com facilidade graças às observações dos tutores.

Além disso, existe a matéria de orientação de estudos que é focada, justamente, no acompanhamento escolar.

Banner com a capa sobre a História de Sucesso do Colégio XIX de Março, um dos parceiros do TutorMundi, em como se adequou as necessidades do ensino online, usando um exemplo de colégio que usou um aplicativo de acompanhamento escolar para melhor o ensino.

Melhora do engajamento escolar

Como os alunos conseguem tirar as dúvidas na hora, eles não ficam presos a algo que não entenderam, o que permite que eles tenham uma melhor autoestima e assim se desenvolvam mais nos estudos.

Além disso, com um tutor disponível o tempo todo, os estudantes ficam mais motivados para estudar, já que possuem um suporte individual para isso.

Melhora do engajamento dos pais na escola

Os pais não precisam contratar professores particulares para os filhos, já que o aplicativo de tutoria proporciona isso, o que faz com que a estima deles pela escola aumente.

Isso leva a um desejo de participar mais na comunidade escolar, pois ficam mais satisfeitos com o que a escola oferece.

Além disso, semanalmente os pais recebem relatórios da usabilidade dos filhos, o que permite um acompanhamento escolar melhor por parte deles, ou seja, o aplicativo ajuda a acompanhar o desempenho dos filhos na escola.

Dessa forma, há uma melhora do engajamento dos pais na escola, uma vez que estão trabalhando mais ativamente na vida dos filhos.

Como funciona o TutorMundi

O estudante faz o cadastro no aplicativo e consegue chamar um tutor de qualquer uma das matérias abaixo:

matérias disponíveis na startup de reforço escolar tutormundi

O estudante tem minutos ilimitados, ou seja, pode chamar quantos tutores quiser e em qualquer disciplina.

Para chamar o tutor, o estudante seleciona a matéria e pode permitir que o algoritmo encontre um tutor para ele ou escolher quem ele deseja que o atenda.

tutores disponíveis no aplicativo de acompanhamento escolar

Todos os tutores precisam ter uma nota maior que 4,5 para poderem atender na plataforma. Essa nota é dada após cada atendimento e é o aluno que coloca de uma a 5 estrelas para a aula.

Os tutores passam por um processo em 4 passos para atender no app:

  1. Avaliação de currículo e antecedentes criminais
  2. Treinamento pedagógico
  3. Prova de conhecimento específico da matéria que deseja ensinar
  4. Avaliação dos estudantes durante todo o tempo no app

Dessa forma, apenas os melhores tutores estarão no aplicativo para atender aos alunos.

As aulas acontecem por chat e com envio de imagens, áudios e vídeos, sempre de acordo com as preferências do estudante.

Monitoria online como uma estratégia pedagógica sendo mostrada através de um print de uma aula de matemática no aplicativo TutorMundi

Veja como é o TutorMundi por dentro! Clique aqui 👈

Casos de sucesso no uso de aplicativo de acompanhamento escolar

Vários colégios parceiros tiveram excelentes resultados ao utilizarem o TutorMundi como aplicativo de acompanhamento escolar! Confira dois deles em seguida:

Colégio Fator na pandemia

O Colégio Fator atende do fundamental ao pré-vestibular e, para ajudar melhor os alunos, criou o SAP – Sala de aperfeiçoamento, que era, basicamente, um plantão de dúvidas em que os professores iniciantes eram alocados.

Entretanto, algumas dificuldades eram enfrentadas com esse modelo, especialmente quanto à necessidade de deslocamento dos alunos até a SAP, que era presencial.

Com a pandemia, os problemas ficaram piores porque havia dificuldade em oferecer esse apoio aos alunos devido ao distanciamento.

Então o Rafael Lima, diretor do colégio, encontrou o TutorMundi e usou essa tecnologia educacional para revolucionar o plantão de dúvidas em sua escola. 

O aplicativo de reforço escolar proporcionou o plantão de dúvidas presencial que havia sido fechado durante a pandemia, mas a ferramenta foi tão útil que eles continuaram utilizando mesmo após o fim do período de isolamento.

“Enquanto antigamente os alunos ficavam ansiosos para sanar as dúvidas com os professores ao final de cada aula, por exemplo, agora eles têm selecionado muito mais o que vão falar com o professor e já definido o que vai falar com os tutores no TutorMundi.” 

Os alunos começaram também a tirar dúvidas com o TutorMundi na hora da aula, otimizando o tempo do professor e, por consequência, da turma inteira.

Além disso, os relatórios de acompanhamento pedagógico auxiliaram os professores a prepararem aulas focadas nas lacunas dos estudantes.

Veja mais sobre esse case de sucesso aqui. 👈

Plus Aprendizagens

O Plus Aprendizagens  é um cursinho pré-vestibular de Brasília que sempre se preocupou muito com a qualidade do ensino para se destacar da concorrência e proporcionar a melhor experiência para o estudante. 

Com a crise financeira que o mundo enfrenta desde a pandemia de Covid, a receita do cursinho diminui drasticamente.

Diante dessa perda financeira, o curso precisou pensar em novas estratégias de investimento, priorizando gastos em ferramentas que contribuíssem para a garantia de um ensino à distância de qualidade e deixando temporariamente de lado o plano de expansão.

Foi aqui que encontraram o TutorMund!, que podia proporcionar a eles soluções para reduzir vários problemas:

E foi um sucesso! Boa parte dos alunos utilizam a plataforma!

“A ferramenta contribuiu para a organização do curso, melhorando a satisfação dos alunos e reduzindo as reclamações”. Isso ocorreu especialmente por ser também um aplicativo de acompanhamento escolar.

Quer saber mais sobre esse case de sucesso? Clique aqui! 👈

Conclusão

O acompanhamento pedagógico é muito importante para o sucesso do aluno e da escola, por isso, vale a pena investir em um aplicativo de acompanhamento escolar para facilitar este trabalho.

O TutorMundi é um excelente aplicativo para isso, porque proporciona mais do que apenas um acompanhamento pedagógico, mas uma experiência de tutoria personalizada.

Teste nosso aplicativo sem compromisso e apaixone-se!