A volta às aulas é um momento emocionante para os alunos e professores, mas também pode ser estressante. Para ajudar a tornar esse período especial e agradável, preparamos uma lista com 15 atividades de volta às aulas para fazer na escola.

Essas atividades de volta às aulas podem ajudar a criar um ambiente acolhedor e motivador para os alunos, bem como promover a integração entre eles.

Boa leitura!

Banner oferecendo gratuitamente uma lista com 41 ferramentas para aulas online

Quando é a volta às aulas?

A data certa do volta às aulas depende de cada estado e de cada escola. Em São Paulo e em vários outros estados, no começo do ano, as aulas começam no fim de Janeiro ou início de fevereiro. 

Depois disso, nas férias de meio do ano, as aulas voltam entre o fim de Julho e o começo de agosto.

Por outro lado, no Rio Grande do Sul, por exemplo, o ano letivo começa mais tarde, por volta do fim de fevereiro, o que faz as férias do meio do ano terem uma data diferente para acabar.

Por que fazer dinâmicas de acolhimento como atividade de volta às aulas? 

Alunos não gostam de ficar longe do conforto do lar, muitos ficam ansiosos longe de casa, outros odeiam estudar ou são tímidos.

Por isso, fazer dinâmicas e atividades de acolhimento é tão importante.

As dinâmicas de acolhimento são uma ótima atividade para fazer na volta às aulas porque ajudam a criar um ambiente mais acolhedor e amigável para os alunos.

Elas permitem que os estudantes se conheçam melhor, criem laços e se sintam mais à vontade na escola. 

Se for no começo do ano, também são importantes para fazer com que os alunos tenham uma visão positiva do professor e, assim, consigam se abrir mais.

Além disso, essas atividades podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse que muitos alunos podem sentir no início do ano letivo. 

Dessa forma, as dinâmicas de acolhimento são uma excelente forma de promover a integração e o bem-estar.

15 atividades de volta às aulas para engajar

Se a turma não muda, não dá para fazer sempre a mesma dinâmica de acolhimento, não é?

Para te ajudar a aumentar o repertório de atividades para volta às aulas, separamos uma lista com 15 delas que podem ser realizadas tanto em sala de aula quanto pela coordenação pedagógica com todos os estudantes no pátio.

Caça ao tesouro

Essa atividade de volta às aulas não é só para alunos pequenos, os grandes, seja de fundamental II ou Ensino médio também adoram esse tipo de dinâmica.

Para colocar em prática, é preciso dividir as equipes e esconder as pistas para cada uma delas.

Isso dá muito trabalho, o que faz o professor ter que ir mais cedo para a escola ou pedir ajuda dos monitores ou inspetores escolares.

Certifique-se que as pistas não estejam tão visíveis para que:

É importante que o professor tenha um mapinha ou um roteiro com o local onde cada coisa está escondida para que nada se perca.

O caça ao tesouro é uma atividade volta às aulas bem divertida pois permite aos alunos se integrarem aos espaços da escola, formarem laços com suas equipes e diminuirem o estresse de volta às aulas. 

Cápsula do tempo

Essa também é uma atividade de volta às aulas divertida, cada aluno escreve uma cartinha com os seus desejos, metas e expectativas para aquele ano. O professor pega tudo, junto com uma foto da turma, e coloca em uma garrafa ou caixa bem selada.

Depois, basta irem até algum local escondido da escola, como o jardim, e enterrarem a cápsula para ser aberta no final do ano.

No fim, os alunos vão ver se suas expectativas foram realizadas ou não.

Roda das prioridades

Roda da vida como atividade de volta às aulas

Para aplicar essa atividade de volta às aulas, o professor entrega uma folha impressa com essa roda a todos os estudantes e pede que eles reflitam sobre cada uma dessas áreas de suas vidas.

É possível fazer uma breve explicação sobre cada uma delas e dar exemplos para que os estudantes consigam visualizar e entender sobre o que se trata cada área.

Em seguida, o professor deve orientar os estudantes a serem sinceros e “darem uma nota” para como está sendo o empenho deles em cada uma dessas áreas da vida.

A partir do preenchimento, deve-se estimular uma reflexão sobre o equilíbrio entre as áreas, propondo aos alunos que foquem em regularizar essas áreas nesse novo semestre letivo.

Roda dos elogios

Essa é uma ideia de volta às aulas simples e que pode ser feita em sala de aula com todos os alunos sentados.

Na verdade não seria bem uma roda de elogios, mas uma fila! O professor faz um elogio ao primeiro aluno da fileira, que deve fazer um elogio para quem está atrás dele, e assim sucessivamente até o elogio voltar ao professor.

O elogio pode ser simples, como: você é legal, seu cabelo é bonito, você é inteligente etc.

Isso garante risadas e que os estudantes se abram uns para os outros.

Dinâmica de volta às aulas das malas

Essa atividade é uma dinâmica de volta às aulas bem divertida. O objetivo dela é fazer os alunos perceberem o que realmente é importante na vida deles.

 O passo a passo é simples:

  1. Entregue aos alunos a folha abaixo:
Dinâmica das malas como atividade de volta as aulas
  1. Peça aos alunos que escrevam seus 5 principais objetivos, um em cada uma das malas.
  2. Agora use o storytelling abaixo para fazer os alunos refletirem no que realmente importa:

Imagine que você saiu em uma viagem com suas 5 malas, seus 5 grandes sonhos, você está viajando de ônibus e o ponto de chegada é bem distante.

Tudo estava indo bem até que… o pneu fura e, ao consertá-lo, o motorista informa que o ônibus está muito pesado que todos deverão deixar uma bagagem para trás… ou seja, você vai precisar deixar uma mala!

Peça aos alunos que façam um X em uma das malas.

Segunda mala

Então continuamos a viagem. Tudo segue bem até que… o motor do ônibus faz um barulhão e começa a sair fumaça… Vão precisar substituir o ônibus.

Entretanto, o ônibus que chega para substituir é menor que o anterior e todos precisarão deixar uma mala para que todos consigam continuar viagem.

Novamente, peça aos alunos que risquem uma das malas da folha de atividade de orientação de estudos.

Terceira mala

E a viagem continua, em um ônibus menor, mas todos confortáveis.
Até que… todo mundo percebe que hoje não é um dia de sorte! A estrada está bloqueada e vão ter que pegar um desvio que passa por uma ponte não muito confiável… Por isso, para o ônibus ficar mais leve… pois é, todos terão que deixar uma bagagem.

Peça aos alunos que façam mais um X em uma das bagagens.

Quarta mala

O ônibus passa pela ponte e continua em frente sem problemas. Então vocês já conseguem avistar o local de chegada!
Todavia, o ônibus não consegue chegar até lá. Vocês vão ter que fazer o fim do caminho a pé.

Só dá para levar uma mala, qual vocês vão deixar para trás?

Essa última mala é o que realmente é importante para você! Muitas das coisas que desejamos são superficiais, por isso, precisamos focar no que é duradouro, no que de fato precisamos, ou seja, essa é a sua última mala.

A partir disso, é possível trabalhar com os alunos as suas metas e objetivos visando o que de fato é importante para eles.

Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas gratuitamente. Podendo auxiliar na aplicação de rotações de estações de aprendizagem.

Atividade de volta às aulas com bexigas

O objetivo dessa dinâmica de volta às aulas é mostrar a importância da integração, do trabalhar em equipe e de controlar os impulsos gananciosos.

O docente entrega uma bexiga para cada um dos estudantes, eles enchem e amarram suas bexigas.
Então o docente diz: quem ficar com a bexiga até o final de 2 minutos vence!

Após essa fala, certamente os alunos vão começar a furar as bexigas uns dos outros.

No fim dos dois minutos, poucas serão as bexigas que terão sobrado, então vem o momento de reflexão.
A ordem era: quem ficar com a bexiga até o final, em nenhum momento foi dito que era preciso destruir a do colega ou que todos não poderiam ganhar se simplesmente tivessem segurado suas bexigas até o fim.

Da mesma forma, no sucesso acadêmico, ninguém precisa derrubar o outro para ganhar. Todos podem ser vencedores, basta perseverar e focar em seus objetivos. 

Atividade de autoavaliação

Esse momento de volta às aulas pode ser uma peça-chave para que os alunos percebam o que podem fazer para melhorar a si mesmos.

Por isso, listas com perguntas, como esta abaixo, são uma boa forma de fazer com que os alunos reflitam sobre suas atitudes.

autoavaliação como atividade de volta as aulas

Nesse exercício, o professor orienta os estudantes a responderem com sinceridade a coluna “resposta” primeiramente, e só ela de início.

Depois, ao longo da aula, pode-se conduzir algumas perguntas aos estudantes acerca do que eles responderam, inclusive perguntas retóricas.

Em seguida, dê sugestões de ações que podem ser feitas para resolver os problemas mais comuns, por exemplo:

Assim, os estudantes conseguem analisar suas dificuldades e, ao escreverem, estão fazendo uma espécie de compromisso consigo mesmos durante este novo semestre letivo.

Rotação por estações

Essa é uma metodologia ativa de aprendizagem que pode ser utilizada como uma atividade de volta às aulas bem interessante.

É preciso dividir as carteiras e a turma em estações, cada uma deve durar de 10 a 15 minutos e nenhuma estação pode ser pré-requisito da outra.

As estações podem ser de coisas como:

Rotação por estações como atividade de volta às aulas

Tudo depende da criatividade do professor. Ao fim da aula, o estudante deve ter passado em todas as estações.

Essa é uma boa dinâmica de volta às aulas porque tem várias atividades diferentes e ocupa todo o tempo da aula.

Quer conhecer mais sobre metodologias ativas de aprendizagem? Baixe nosso e-book grátis! 🤩

Game de volta às aulas

É possível, também, usar a tecnologia para criar uma dinâmica de volta às aulas diferente, em que o professor prepara perguntas de conhecimentos gerais, ou sobre assuntos da escolas, ou até mesmo de coisas dos alunos caso o professor já conheça bem a turma.

Dessa forma, os alunos vão competir para ver quem responde mais rápido e isso vai tornar a volta às aulas bem divertida.

Os alunos ficam na própria sala de aula e usam seus celulares para participarem. Quem não tiver celular, pode participar em duplas.

Uma plataforma simples e grátis para fazer isso é o Quizizz.

quizizz como atividade de volta as aulas

Peripatéticos

Essa é uma atividade inspirada nos filósofos gregos que iam andando e pensando. Assim, essa dinâmica para volta às aulas é isso mesmo, caminhar enquanto resolvem um problema!

É interessante pois o professor pode fazer os alunos se  ambientarem com a escola enquanto caminham por ela, ao mesmo tempo em que discutem para resolver um problema proposto pelo professor.

Quem sou eu?

Essa é uma ideia para volta às aulas bem simples, o professor só precisa de etiquetas!
O professor vai escrever nomes de personagens do passado, ou mesmo de séries, animes ou filmes que os alunos gostam, e colar nas testas deles sem que eles consigam ler o que está escrito.

Os alunos vão interagir uns com os outros sem poder revelar os nomes das testas. O objetivo é que cada um, graças às interações e pistas dos outros, consigam entender quem eles são.

Dinâmica do barbante

A dinâmica do barbante é uma atividade de volta às aulas que busca mostrar o poder da união.

A turma faz um círculo, então o professor pega um barbante, pega uma ponta, faz um desejo para esse semestre e joga o rolo de barbante para outro aluno.

O estudante faz um desejo e vai jogando para outro, quanto mais eles cruzarem as linhas, melhor.

No fim, o barbante volta para o professor que deve dar um nó e solicitar aos alunos que tentem desembaraçar a bagunça sem soltar o barbante.

Se trabalharem juntos, seja pulando o barbante, passando por baixo, enfim, fazendo o possível para desembaraçar, logo conseguem resolver e deixar tudo certo.

Da mesma forma, na sala de aula, temos relações uns com os outros que podem gerar problemas e conflitos, mas, se conversarmos, dialogarmos e trabalharmos em equipe, vamos conseguir resolver tudo e viver em harmonia. 

História coletiva

Essa é uma dinâmica de volta às aulas simples: o professor começa contando uma história, e um aluno tem que continuar.

Assim vai indo até que todos os estudantes tenham colaborado um pouco com a história.

O professor pode inserir conflitos e situações engraçadas na história para deixá-la mais interessante e ver como os estudantes vão resolver.

Como foram as férias?

Essa ideia para volta às aulas acontece no momento da chamada. Em vez do aluno responder “presente”, ele deve usar uma frase curta para sintetizar as suas férias.

É simples e pode ser utilizada em conjunto com outras atividades de volta às aulas.

Make it meme

Make it meme é um game bem divertido em que os alunos precisam criar legendas para memes e avaliarem os memes uns dos outros.

Ele pode ser utilizado como dinâmica de volta às aulas facilmente, pois é possível solicitar aos alunos que as temáticas dos memes devem ser: férias e volta às aulas.

Para acessar é simples, os estudantes precisam apenas ter seus celulares em mãos e muita criatividade!

exemplo de atividade para volta as aulas no make it meme

Atividades de volta às aulas para alunos tímidos

Um dos desafios para a volta às aulas é o lidar com os alunos tímidos. Isso porque, independente de quão legal seja a atividade, se tiver interação com os outros será um desafio para esse grupo de alunos.

Por isso, se você souber que há muitos alunos tímidos na sala, é possível:

Veja como funciona a monitoria personalizada! Clique aqui 👈

Conclusão

O momento da volta às aulas podem ser bem divertido se utilizar essas atividades de volta às aulas acima! 

Que tal experimentar também a nossa lista com 41 ferramentas tecnológicas para aulas? Baixe aqui, é grátis!