No mundo atual, o uso de ferramentas tecnológicas tornou-se essencial para o êxito dos alunos nos estudos, da educação básica à superior.

Por isso, confira neste artigo 10 ferramentas digitais de educação que podem ser utilizadas em conjunto com metodologias ativas de aprendizagem. Boa leitura!

Banner oferecendo o Guia das Metodologias Ativas para escolas gratuitamente para criar aulas interativas.

O que são ferramentas digitais na educação?

Ferramentas digitais de educação são recursos tecnológicos projetados para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. 

Essas ferramentas utilizam a tecnologia para oferecer suporte a professores, alunos e instituições educacionais, enriquecendo o ambiente de aprendizagem.

Podem ser ferramentas de pesquisas, Ambientes Virtuais de aprendizagem ou até mesmo jogos educativos, desde que tenham o foco na melhora do processo de aprendizagem.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela BlinkLearning com o apoio do Ministério da Educação, 83% dos professores afirmaram usar algum tipo de material digital nas aulas.  

80% deles também acredita que a tecnologia melhora a motivação dos estudantes, pois torna os conteúdos mais atraentes com seus recursos dinâmicos e interativos.

Por isso, não há dúvida de que, nos dias de hoje, as ferramentas tecnológicas se tornaram parte integrante do sistema educacional moderno. 

Isso pois essas ferramentas aprimoram a experiência de aprendizado em quase todos os elementos do processo para alunos de todos os níveis educacionais — de maneiras nunca antes imaginadas.

Benefícios do uso de ferramentas digitais de educação

As ferramentas tecnológicas ajudam os alunos a progredir em todos os aspectos do aprendizado e dos estudos, por exemplo:

Com a ajuda de ferramentas digitais de educação, os alunos agora podem se concentrar nos estudos com mais eficiência para obter melhores resultados acadêmicos. 

Existem ferramentas que oferecem ajuda em diferentes áreas do aprendizado e incluem recursos exclusivos que as tornam umas das ferramentas mais populares para alunos de todos os níveis de ensino.  

10 ferramentas digitais no ensino fundamental, médio e superior

Examine cada uma destas ferramentas tecnológicas com mais profundidade.

Desde ajudar a desenvolver habilidades de comunicação e aprendizado até eliminar a ansiedade das provas, essas 10 ferramentas certamente terão um impacto positivo na experiência de aprendizado.

Canva

Canva é uma ferramenta on-line gratuita de design gráfico que os alunos podem usar para criar projetos escolares visualmente atraentes. 

Ele é extremamente fácil de usar, possibilitando a todo aluno criar com facilidade vários tipos de imagens, tabelas e infográficos, apresentações de slides e outros itens, que podem ser ótimos para resumir pesquisas, artigos ou outros projetos. 

O Canva oferece uma ampla escolha de designs e modelos e permite que os alunos personalizem imagens com suas próprias fotos, ícones e fontes. 

Além disso, os alunos também podem usar Canva para criar publicações e banners em mídias sociais para exibir seu trabalho ou promover uma causa ou organização, e a ampla coleção de elementos e formas facilita a criação de designs profissionais. 

De modo geral, Canva é uma ótima ferramenta para os alunos criarem recursos visuais para seus projetos ou outros trabalhos.

Por exemplo, os alunos do ensino superior podem usar os modelos de currículo e carta de apresentação do Canva para se candidatarem a estágios e futuras oportunidades de emprego.  

Por outro lado, os alunos do ensino básico podem utilizar essa ferramenta digital de educação para criar cartazes e slides para seus seminários.

Khan Academy

Khan Academy é um excelente recurso para alunos de todas as idades. 

Isso pois oferece diversos tutoriais interativos, vídeos e materiais de estudo para ajudar os alunos a aprender várias matérias. 

Os alunos podem usar a Khan Academy ou a Khan Academy Kids para complementar o aprendizado em sala de aula, para preparar-se para provas e para obter ajuda extra em uma determinada matéria. 

Por exemplo, eles podem:

Além disso, a Khan Academy é uma excelente maneira de despertar a curiosidade do aluno, promover um amor genuíno pelo aprendizado e ajudá-lo a descobrir os tópicos sobre os quais teria interesse em se aprofundar.

Além disso, os alunos podem usar a Khan Academy para explorar novos tópicos, como programação de computadores ou educação financeira.

Logo,  é uma ótima ferramenta para ampliar conhecimentos e desenvolver habilidades acadêmicas.

Lucidspark

Lucidspark é uma ferramenta de software de tecnologia inovadora com recursos projetados especificamente para alunos de todos os níveis de ensino. 

Ela tem recursos abrangentes que ajudam os alunos a organizar informações, visualizar dados e material de aula, organizar tarefas e prazos e colaborar com os colegas. 

Com o recurso de quadro branco da Lucidspark, os alunos podem usar a tela de desenho digital de forma independente ou com seus colegas em tempo real e em qualquer lugar. 

Dessa forma, é uma ferramenta digital de educação perfeita para projetos em grupo e colaborativos, dando aos alunos a capacidade de dar e receber feedback e compartilhar ideias. 

Com modelos integrados para diagramas e tabelas, os alunos podem usar Lucidspark para:

o que é especialmente útil para alunos cujo estilo de aprendizagem é visual.

Além disso, a ferramenta de mapa mental permite que os alunos criem rapidamente mapas mentais para gerenciar e estruturar ideias, materiais do curso e projetos.

Lucidspark também pode ser usado para coletar, armazenar e gerenciar dados, facilitando a análise de problemas complexos. 

Portanto, com essa ferramenta digital de educação, os alunos podem ter uma ferramenta versátil e fácil de usar para transformar praticamente tudo — ideias, pesquisas, materiais de aula, etapas de projetos, tarefas e experimentos — em uma série de passos claros e acionáveis, organizados em um mesmo local. 

Assim, de modo geral, Lucidspark ajuda alunos de todas as idades a aprender e criar da melhor maneira possível, com a máxima facilidade e eficiência.

Quizlet  

Quizlet é uma plataforma de aprendizado on-line que ajuda os alunos a aprender de forma eficaz, criando:

É uma excelente maneira de estudar para alunos de todas as idades, com diversas ferramentas interativas que ajudam em qualquer tipo de aprendizado, tais como jogos de memória de imagens para alunos cujo estilo de aprendizagem é visual. 

Além disso, o Quizlet pode ser usado em diferentes tópicos educacionais, desde vocabulário e ortografia até fatos científicos e históricos. 

Os alunos também podem usá-lo para colaborar com outros colegas, criando seus próprios grupos de estudo e concorrendo entre si em competições de perguntas e respostas. 

Além disso, o quizlet também oferece planos de estudo personalizados, para que os alunos possam treinar e aprender em seu próprio ritmo. 

Dessa forma, essa ferramenta digital de educação faz com que estudar se torne mais fácil, mais interessante e muito mais envolvente para que todos os alunos possam ter um melhor desempenho. 

Mindomo

Mindomo é um software usado para mapeamento mental, mapeamento conceitual e esboço; é uma ótima ferramenta para que os alunos criem conexões no aprendizado. Assim, os alunos podem aprofundar sua compreensão de uma matéria criando relações entre tópicos e fatos. 

Além disso, eles podem expandir o que já aprenderam com novos conhecimentos à medida que continuam a aprender. 

O Mindomo também pode ser usado para capturar e organizar anotações, permitindo que os alunos revisem e repassem o material do curso. 

Ademais, os alunos podem criar infográficos para projetos ou para visualizar informações com diversos modelos e ferramentas para facilitar a personalização e a formatação. 

Dessa forma, com essa ferramenta digital de educação, os alunos podem criar diversos projetos envolventes e informativos com facilidade.

LanguageTool 

LanguageTool é uma excelente ferramenta para estudantes de todos os níveis, desde alunos do ensino fundamental que estão aprendendo a digitar e usar a gramática correta até estudantes universitários que estão trabalhando em teses. 

Ele é um assistente de redação multilíngue, alimentado por inteligência artificial, que ajuda os alunos a escrever melhor e com mais precisão. 

Language Tool pode ser usado de várias maneiras para aprimorar a qualidade do trabalho escrito de um aluno, fazendo a correção simultânea de erros gramaticais e ortográficos e ajudando a parafrasear textos. 

Para os alunos que estão começando a desenvolver seus conhecimentos de gramática e estrutura de frases, LanguageTool oferece imensos benefícios de aprendizado. 

Essa ferramenta digital na educação ensina os alunos o uso correto da ortografia e da gramática com contexto, para que possam continuar aprendendo a partir dos seus erros. 

Além disso, LanguageTool também pode ser usado para analisar a legibilidade da redação de um aluno e oferece dicas úteis para seu aprimoramento. 

Mindmeister

Mindmeister é uma ferramenta de tecnologia criativa que pode ser usada pelos alunos para organizar pensamentos e ideias. 

Essa ferramenta digital de educação permite aos alunos criar mapas mentais digitais que podem ajudá-los em:

Estudantes de todas as idades podem usar Mindmeister para criar esboços e diagramas coloridos, ajudando-os a estruturar seus pensamentos e a compreender melhor o material. 

Além disso, os alunos também podem acessar tarefas, notas e anexos do projeto para acompanhar seu progresso. 

Evernote

Evernote é uma ferramenta digital extremamente útil para os alunos que desejam transformar notas manuscritas em documentos digitais. 

Com essa ferramenta digital, os alunos podem fotografar anotações manuscritas feitas durante as aulas e salvá-las digitalmente na nuvem, tornando-as disponíveis para visualização e edição em qualquer dispositivo. 

Em vez de procurar em vários cadernos ao estudar para uma prova, tudo fica guardado em um único lugar com Evernote – e a frase exata que você está procurando pode ser facilmente pesquisada.

Evernote pode ser usado para criar agendas digitais de notas e tarefas, facilitando aos alunos manter-se organizados e acompanhar o seu progresso. 

Também pode ser usado para criar lembretes e agendar prazos, facilitando manter-se em dia com as tarefas das aulas. 

Além disso, ele pode ser usado para compartilhar notas com colegas de classe, permitindo que os alunos colaborem em projetos à distância. 

Quizizz

Quizizz é uma ferramenta tecnológica que ajuda os alunos de todos os níveis a memorizar os materiais do curso e a se preparar para qualquer tipo de questionário ou prova. 

Ele apresenta aos alunos mais jovens diversos formatos de: 

ajudando a minimizar a ansiedade e preparando-os para o que é considerado uma grande parte da educação: as avaliações. 

quizizz como uma das ferramentas digitais de educação para criar uma aula interativa

Os alunos podem usar Quizizz para testar a si mesmos e reforçar os conceitos aprendidos em sala de aula.

Isso pois os questionários podem ser personalizados para corresponder aos tópicos e ao currículo em questão. 

Além disso, os estudantes podem ter uma noção das áreas em que precisam se concentrar mais e até que ponto dominam o material do curso, pois os resultados podem ser rastreados para monitorar o progresso ao longo do tempo. 

Isso pode ser especialmente útil durante a preparação para exames.

Com diversos formatos e modelos de questionários, essa ferramenta digital de educação pode ser usada para adicionar um elemento de diversão ao aprendizado, ajudando a envolver os alunos e tornar o aprendizado mais agradável. 

Por último, os testes também podem ser configurados como torneios competitivos ou como esforços colaborativos em equipe para grupos de estudo.  

TutorMundi

O TutorMundi é um aplicativo de monitoria online em que os estudantes conseguem tirar suas dúvidas, ter reforço escolar e orientação de estudos na hora, sem necessidade de agendamento.

Nele, é possível tirar dúvidas de todas as matérias da BNCC. 

Os monitores passam por um rigoroso processo seletivo e são estudantes das melhores universidades do Brasil. 

Imagem mostrando o passo a passo para enviar uma dúvida no TutorMundi, uma ferramenta digital de educação: 1. o estudante escolhe a matéria 2. Ele seleciona um tutor 3. Envia a dúvida por texto ou imagem 4. em instantes a monitoria começa

Nessa ferramenta digital de educação, os atendimentos utilizam textos, áudios, imagens e um quadro virtual interativo, sempre conduzindo o atendimento de acordo com as necessidades dos estudantes, o que é conhecido como ensino personalizado.

Além disso, todos os atendimentos geram dados que formam relatórios pedagógicos exclusivos. 

Com eles, a equipe pedagógica e a gestão escolar percebem lacunas educacionais e podem utilizar intervenções pedagógicas mais eficazes. 

Por exemplo: através dos relatórios, o professor percebe que um estudante tem muita dificuldade em coesão textual, mas vai muito bem na argumentação. 

o papel das plataformas digitais na educação envolve o uso de dados

Isso o permite trabalhar com ele mais essa competência, em vez da redação toda ou argumentação, a fim de reduzir essa lacuna de conhecimento.

Por isso, o TutorMundi é uma excelente ferramenta pedagógica tanto para alunos quanto para professores.

veja como são os relatórios pedagógicos do TutorMundi

Conclusão

Essas ferramentas ajudam a promover um amor e um apreço genuínos pelo aprendizado, conhecimento, criatividade, curiosidade, colaboração e tecnologia.

Quando pais, professores, tutores e outros profissionais da educação oferecem aos alunos acesso a uma seleção cada vez maior de recursos on-line, os alunos podem obter recursos inestimáveis que os ajudarão em suas jornadas educacionais. 

Quer experimentar uma dessas ferramentas digitais de educação em sua escola? Teste o TutorMundi gratuitamente em sua instituição!