A gestão pedagógica, ou coordenação pedagógica, faz parte da gestão escolar de toda instituição de ensino e está ligada diretamente à qualidade do aprendizado que é oferecido aos alunos.

É através da gestão pedagógica que a escola estrutura, organiza e planeja seus processos educacionais, sendo responsável por definir as metodologias de ensino que serão aplicadas, as metas educacionais e os objetivos da instituição.

A gestão pedagógica está ligada a setores fundamentais para o funcionamento da escola e integra o trabalho de toda a equipe escolar, com o objetivo final de garantir o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos.

Neste artigo, vamos entender o que é a gestão pedagógica, como ela funciona e quais são os caminhos para transformar as escolas em espaços de aprendizado inovador.

Banner oferecendo gratuitamente o infográfico de intervenções pedagógicas. Clique para baixar.

Qual é o objetivo da gestão pedagógica?

A gestão pedagógica é responsável por articular e coordenar os processos e as práticas educativas que envolvem todo o corpo docente e os alunos da escola, de forma coletiva.

O objetivo da gestão pedagógica é garantir que a instituição de ensino atenda às demandas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem. 

Através de seu intermédio, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola é desenvolvido. É também por meio dela que a matriz curricular é colocada em prática.

Além disso, a gestão pedagógica é responsável por:

Organizada de maneira intersetorial, a gestão pedagógica reúne profissionais com perfil de liderança, como o gestor escolar, a coordenação pedagógica e demais agentes que tenham participação decisiva na qualidade do ensino.

Qual é o papel de um gestor pedagógico?

O gestor pedagógico é um personagem central na organização e no planejamento das atividades educativas da escola. Ele assume o papel de mediador da adoção do projeto pedagógico, além de articular sua criação com outros setores da gestão escolar.

Por estar ligado diretamente à elaboração do PPP, o gestor pedagógico deve ter uma visão ampla e objetiva de toda a escola, dialogar com a coordenação pedagógica dos diferentes segmentos e com os professores.

Partindo da ideia de que as formas de gestão são práticas educativas, o gestor pedagógico também exerce um papel de liderança, educando, ensinando e influenciando diretamente os processos de aprendizagem.

Qual é a diferença entre gestão escolar e gestão pedagógica?

A gestão escolar engloba todos os setores estratégicos ligados à administração da escola, incluindo a gestão financeira, pedagógica, de pessoas e de comunicação.

O papel da gestão escolar é centralizar a tomada de decisões no sentido de alcançar os objetivos educacionais da escola. Ela também está ligada à liderança, motivação e gestão das pessoas que fazem parte da escola.

gestão pedagógica faz parte da gestão escolar

Por sua vez, a gestão pedagógica, que é um dos pilares da gestão escolar, se dedica aos processos relacionados à atividade principal da escola: educar e ensinar.

Em resumo, a gestão pedagógica faz parte da gestão escolar, sendo responsável por garantir a qualidade educacional.

Quais os principais eixos da gestão pedagógica?

Para que a gestão pedagógica seja eficiente, ela deve atender alguns eixos ligados às responsabilidades próprias da gestão. O trabalho do gestor pedagógico é distribuído em três áreas principais:

Planejamento escolar e pedagógico

A principal demanda de um setor ligado à gestão e à organização escolar é o planejamento. É através dele que a gestão pedagógica pode planejar os objetivos que serão atingidos por cada segmento, as metas que serão alcançadas e o caminho a ser seguido.

Fazem parte do planejamento escolar:

Realização das práticas pedagógicas

As práticas pedagógicas são um eixo da gestão ligado à ação direta, com o objetivo de atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes.

Entende-se como prática pedagógica tudo aquilo que envolve o processo de ensino-aprendizagem. Fazem parte deste eixo da gestão pedagógica:

Relacionamento com pais e responsáveis

Também é um dos objetivos da gestão pedagógica promover a aproximação da família com a escola, com o objetivo de melhorar e estimular a participação dos pais na formação dos alunos.

Para construir uma relação de confiança, a gestão deve promover reuniões, encontros, criar canais de comunicação e relacionamento e tornar os processos educacionais transparentes e acessíveis.

São demandas da gestão pedagógica:

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

Como modernizar a gestão pedagógica?

O gestor pedagógico tem a responsabilidade de indicar os caminhos para melhorar as práticas educativas dentro da escola. Portanto, ele deve ser uma pessoa atenta às inovações, com coragem para testar novos caminhos e abandonar práticas ineficazes.

Com a democratização das ferramentas digitais, a tecnologia se tornou uma importante aliada da educação, facilitando processos como a personalização do ensino e a automação de tarefas burocráticas.

Existem diversas possibilidades para tornar a gestão pedagógica mais moderna e inovadora, com reflexos diretos na qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Confira algumas delas.

Automação escolar

A automação escolar envolve adotar processos que melhoram a qualidade do serviço oferecido pela instituição, dando mais tempo para desenvolver um ensino de qualidade.

Com o uso das ferramentas adequadas, a escola pode otimizar as atividades realizadas de forma corriqueira e economizar tempo da equipe. Confira como a automação escolar pode favorecer os processos da escola:

Ensino híbrido

O ensino híbrido é considerado por especialistas da educação uma das formas de reduzir os impactos que a pandemia de Covid-19 trouxe para o aprendizado dos alunos.

Através da combinação de atividades presenciais e tecnologia educacional, o ensino híbrido permite criar aulas com alto poder de engajamento, melhorando a absorção do conteúdo, a motivação dos alunos e o desempenho nas avaliações.

Apesar de ser bastante popular, o ensino híbrido ainda está longe de ser uma realidade na maioria das escolas.

Assim, cabe à gestão pedagógica avaliar a possibilidade de implementação de modelos de ensino híbrido em sala de aula, de acordo com as demandas da escola.

Monitoria online

Um dos principais desafios da gestão pedagógica é criar estratégias para reduzir o déficit educacional e equilibrar o aprendizado em sala de aula sem prejudicar o desenvolvimento dos estudantes.

Com o objetivo de atender essa demanda, a monitoria online é uma ferramenta que coloca os alunos em contato com tutores especialistas de qualquer lugar do Brasil sempre que a dúvida surgir.

Dessa forma, os estudantes conseguem atendimento personalizado para aprender a disciplina no próprio ritmo, reduzindo a carga sobre os professores e permitindo que o andamento das turmas seja mais fluido.

No TutorMundi, a principal ferramenta de tutoria online do Brasil, dispomos de mais de 2 mil tutores cadastrados, que já realizaram mais de 100 mil atendimentos.

Quer conhecer mais o TutorMundi? Faça um tour por vídeo!

veja como são os relatórios pedagógicos do TutorMundi

Gestão pedagógica e o uso de dados

No contexto educacional atual, em que a tecnologia desempenha um papel central, o uso de dados na gestão escolar emergiu como uma ferramenta crucial para orientar decisões informadas e impulsionar a excelência educacional.

Personalização do ensino

Ao utilizar dados, os gestores escolares podem identificar padrões de desempenho acadêmico e comportamental dos alunos.

Essas informações detalhadas permitem uma compreensão mais profunda das necessidades individuais dos estudantes, possibilitando a personalização do ensino.

Além disso, professores podem adaptar suas abordagens de ensino com base nos dados coletados, garantindo que cada aluno receba o suporte necessário para alcançar seu potencial máximo.

No TutorMundi, todas as interações geram relatórios que permitem à gestão pedagógica entender quais as maiores dificuldades dos estudantes, seu conhecimento teórico e prático, bem como as matérias mais solicitadas.

o papel das plataformas digitais na educação envolve o uso de dados

Intervenções pedagógicas mais eficientes

Com o uso de dados, é possível avaliar a eficácia de diferentes iniciativas, desde programas de enriquecimento curricular até intervenções para alunos com dificuldades específicas.

Assim, ao medir o impacto dessas intervenções por meio de dados quantitativos e qualitativos, os gestores podem ajustar suas estratégias para garantir resultados mais positivos.

Tomar decisões na gestão escolar sem dados é como navegar em águas desconhecidas sem um mapa.

Conclusão

A gestão pedagógica está presente em todas as instituições de ensinos e é o seu trabalho que garante a qualidade da educação.

Quer potencializar a gestão pedagógica de sua escola? Faça um teste grátis com o TutorMundi em sua escola!

Fontes

Práticas de organização e gestão da escola: objetivos e formas de funcionamento a serviço da aprendizagem de professores e alunos

A gestão pedagógica faz a diferença na escola?