fbpx
gestor usando um sistema de gestão escolar

Sistema de gestão escolar: descubra as vantagens e modelos

Compartilhe

Sumário

Quando falamos de gestão escolar, suas variáveis fazem com que esse assunto seja bastante complexo. A gestão pedagógica é um componente desse universo, mas que pertence a um outro completamente à parte.

As novidades nas tecnologias educacionais, nesse contexto, são grandes aliadas da gestão escolar, visto que, hoje em dia, alguns sistemas funcionam até mesmo sem a necessidade do clássico papel e caneta.

Você sabe o que é sistema de gestão escolar? No presente texto, vamos tratar desse assunto, comentando e as vantagens existentes.

Quer saber mais? Venha conosco e tenha uma boa leitura!

O que é sistema de gestão escolar?

Antes de mais nada, vamos explicar o que é o sistema de gestão escolar. Esse termo se refere ao software que serve para auxiliar nas mais diversas tarefas, produzindo relatórios relativos à instituição de ensino e dando embasamento à tomada de decisões.

Em suma, o sistema de gestão escolar serve para dar mais eficiência à escola, integrando os setores (pedagógico e administrativo) de modo a melhorar os processos da escola como um todo. Alguns sistemas funcionam até mesmo em nuvens, sem a necessidade de grande aparato tecnológico, esse é o caso da gestão escolar online.

Ao contrário de meios físicos, que demandam o dispêndio de recursos, além de serem mais lentos e suscetíveis a erros, o sistema de gestão escolar online é uma excelente forma de se acompanhar os seguintes pontos:

Evolução de matrículas

Essa atribuição administrativa é uma das que se registra no sistema de gestão escolar. Desse modo, a equipe de marketing da escola pode entrar em ação, caso necessário, para aumentar a captação de alunos.

Status da evasão escolar

A evasão escolar, que é algo a ser combatido em qualquer instituição, também é controlada pelo sistema de gestão escolar, que ajuda os gestores a terem dados para trabalhar na retenção de alunos.

Emissão de boletins

A emissão de boletins é o primeiro item que pode ser facilitado com o uso de um software para escolas. Ao invés do preenchimento ser manual, é possível emitir todos de uma vez e enviá-los até mesmo de modo digital, que seria o boletim online escolar.

Controle de fluxo de caixa

A gestão financeira também é algo incluído nas estratégias do sistema de gestão escolar. Afinal, a parte financeira também é algo que diz respeito à escola. Portanto, os funcionários da parte administrativa também vão poder se beneficiar dele.

Lançamento de notas

No sistema, é possível lançar notas e acompanhar a avaliação dos alunos sob uma ótica pedagógica. É importante que essas informações estejam sempre à mão, até mesmo para melhorar a comunicação da escola com a família, por exemplo.

Engajamento e frequência dos alunos

O sistema de gestão escolar é uma ferramenta de monitoramento eficiente, na qual é possível registrar a frequência dos alunos. Mais uma vez, essa informação deve ser usada a fim deter uma comunicação mais transparente com os responsáveis, assim como influenciar os alunos a serem mais assíduos.

Desempenho do aluno

Outro ponto importante a ser monitorado é o desempenho de cada aluno. Desse modo, é possível realizar ações para a diminuir desníveis de conhecimento assim que os índices de desempenho são registrados.

Matérias com maiores déficits de aprendizado

No sistema, são registradas também as matérias com déficit de aprendizado mais elevado, o que pode dar causa a ações de intervenção pedagógica, por exemplo. Ter essa informação é crucial para o bom funcionamento da escola.

Sistema de gestão educacional: qual a diferença?

O tema do nosso texto é sistema de gestão escolar, o que, muitas vezes, é confundido com sistema de gestão educacional. Exatamente por isso, vamos falar sobre as diferenças entre esses termos.

O sistema de gestão educacional serve para automatizar processos internos, com maior foco nas questões pedagógicas e educacionais (como as citadas acima).

A título de exemplo, quando uma escola monitora a frequência e desempenho dos alunos, essa é uma gestão educacional.

O ato de monitorar a educação tem diversos benefícios, como a redução do desnível de conhecimento, que é um indicativo de que a aprendizagem está defeituosa. Se isso ocorre, intervenções pedagógicas podem ser necessárias.

Essa ação tem como objetivo aproximar os responsáveis da escola, melhorar o desempenho dos estudantes, facilitar o trabalho dos professores e melhorar o desempenho dos estudantes.

A geração de relatórios, como mencionamos, é algo essencial tanto em sistemas de gestão escolares como nos que focam em questões educacionais.

A seguir, vamos comentar sobre o relatório de acompanhamento pedagógico.

Relatório pedagógico: como fazer?

O relatório pedagógico é uma poderosa ferramenta de acompanhamento e também de aumento do nível pedagógico.

A partir do desempenho em sala de aula, é possível avaliar o aluno de forma integral. Existem dois tipos, o relatório escolar de aprendizagem e o relatório escolar comportamental.

  •  Relatório escolar de aprendizagem

Ele avalia o aluno em aspectos como: 

  • leitura, 
  • escrita, 
  • matemática, 
  • rendimento, 
  • atenção, 
  • coordenação motora.

Entre outros aspectos que a coordenação achar relevante para a idade ou ciclo escolar. 

  • Relatório escolar comportamental.

O relatório comportamental, por sua vez, inclui a capacidade de o aluno obedecer a ordens, de socializar, de organizar-se, entre outras coisas. É possível analisar, com ele, aspectos como:

  • agressividade,
  • controle emocional
  • impulsividade
  • organização
  • irritabilidade

Entre outros que o corpo escolar achar relevante.

O TutorMundi, nesse sentido, é uma ferramenta de gestão pedagógica na qual os alunos têm acesso a tutores das melhores universidades brasileiras.

Durante os atendimentos, há o registro de todas as interações e atitudes do discente. Com isso, os vários relatórios são gerados e os gestores e docentes têm acesso a eles, facilitando na elaboração dos relatórios pedagógicos.

Relatório pedagógico pronto

Muitas pessoas buscam dicas de como fazer um relatório escolar. A boa notícia é que o relatório de acompanhamento pedagógico é uma ferramenta que pode ser facilmente realizada a partir de modelos prontos.

A partir disso, você pode preencher o relatório de acordo com os dados de seus alunos, sempre prezando pela individualização de cada um, a fim de fazer com que a avaliação seja a mais precisa possível.

sistema de gestão escolar sendo usado por gestor
pexels.com

Exemplos de relatórios escolares

Para que você tenha ideia de como é um relatório de acompanhamento pedagógico, no blog do TutorMundi, oferecemos modelos prontos que vão fazer a missão de fazer relatórios pedagógicos ainda mais fácil. Confira abaixo:

Roteiro para Elaboração dos Relatórios do Ensino Fundamental

Roteiro para Elaboração dos Relatórios da Educação Infantil

Orientações para o relatório do registro avaliativo da educação infantil e ensino fundamental

Orientações para produção de relatórios avaliativos

O sistema de gestão escolar é uma forma de integrar e automatizar diversos processos, assim como facilitar e melhorar o nível do trabalho dos profissionais. Dessa forma, os resultados da instituição, de um modo geral, melhoram.

Você já sabia desses aspectos relativos ao sistema de gestão escolar? Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo.

Para ver mais da gente, siga o TutorMundi nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.

Compartilhar esse artigo:

Gostou? Deixe sua opinião

Inscreva-se para receber conteúdos e notícias sobre ensino híbrido e personalização da aprendizagem no seu e-mail toda a semana.

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação