A melhoria na qualidade da educação é, sem dúvida, um dos maiores desafios contemporâneos na formação de cidadãos preparados e competentes. Isso leva os docentes e gestores a procurarem ações para melhorar a aprendizagem dos alunos.

Por isso, neste artigo, recopilamos 7 ações pedagógicas para melhorar a aprendizagem de forma inovadora, proporcionando um ambiente mais estimulante e eficiente.

Banner oferecendo gratuitamente o infográfico de intervenções pedagógicas. Clique para baixar.

Por que melhorar a aprendizagem dos alunos?

Antes de mergulharmos nas estratégias, é fundamental entender sua importância.

Investir na aprendizagem não somente resulta em um melhor desempenho escolar, mas também promove maiores níveis de:

Maior retenção dos conteúdos

Melhorar a aprendizagem significa também melhorar a fixação dos conteúdos pelos alunos.

Isso é importante pois não é porque teve aula que o aluno de fato aprendeu.

Em uma geração de nativos digitais, a atenção e os níveis de fixação dos estudantes estão cada vez mais baixos. Por isso, a preocupação com a retenção é muito relevante.

Assim, utilizando um ensino mais contextualizado e dinâmico, a retenção dos conteúdos pelos estudantes melhora.

Melhor preparação para o mercado de trabalho

A melhora do aprendizado envolve também o desenvolvimento de um cidadão melhor preparado para o mercado de trabalho.

Isso porque a melhora do aprendizado envolve também outras habilidades, como:

Melhor desenvolvimento

Alunos que são incentivados e desafiados a aprender de maneira mais eficaz, com atividades que motivam sua curiosidade e criatividade, desenvolvem-se de forma mais equilibrada e completa.

Vamos agora às sete ações para melhorar a aprendizagem dos alunos:

1. Faça um Contrato Pedagógico

Uma das ações para melhorar a aprendizagem dos alunos mais simples é utilizar um contrato pedagógico.

Iniciar um diálogo aberto com os alunos é a base para qualquer mudança significativa no ambiente de aprendizado.

Por isso, um contrato pedagógico, estabelecido em conjunto, define coisas como:

Este contrato pode incluir desde o combinado em relação a atrasos e faltas até as maneiras pelas quais a turma lida com diversidade de opiniões.

O importante é que cada um dos presentes se sinta parte ativa do processo educativo, inclusas aí as decisões a respeito de como otimizar a ação do professor e a participação do aluno na sala de aula.

O contrato pedagógico pode ser impresso e entregue aos alunos, ou o professor pode escrever na lousa e pedir aos estudantes que copiem em seus cadernos.

Além disso, vale também fazer uma cópia impressa e colocar em algum lugar visível da sala de aula.

Exemplo de contrato pedagógico

[Nome do professor] e [nome do aluno]

1. Objetivo

O presente contrato pedagógico tem como objetivo estabelecer as diretrizes e normas de convivência e participação na sala de aula.

2. Compromissos do Professor

2.1. Fornecer um ambiente de aprendizado estimulante, seguro e inclusivo.

2.2. Planejar e conduzir as aulas de forma organizada e dinâmica, respeitando os objetivos educacionais definidos.

2.3. Estar disponível para esclarecimento de dúvidas e suporte acadêmico dentro do possível.

3. Compromissos dos Alunos

3.1. Comparecer às aulas pontualmente, preparado e com o material necessário para o bom andamento das atividades.

3.2. Respeitar os colegas e o professor, mantendo uma postura colaborativa e empática durante as interações em sala de aula.

3.3. Participar ativamente das atividades propostas, contribuindo para um ambiente de aprendizado colaborativo e construtivo.

3.4. Evitar interrupções durante as explicações e atividades em sala de aula, aguardando os momentos apropriados para questionamentos e debates.

4. Normas de Convivência

4.1. Todos os participantes devem respeitar o direito ao silêncio durante as explicações do professor e as atividades individuais dos colegas.

4.2. Em casos de necessidade de diálogo paralelo, os alunos devem fazê-lo de forma discreta, de modo a não interferir no andamento da aula nem prejudicar a concentração dos demais.

4.3. É proibido o consumo de alimentos ou bebidas na sala de aula, exceto em situações autorizadas pelo professor.

5. Sanções

5.1. O descumprimento das normas estabelecidas neste contrato poderá acarretar em advertências verbais, registros de comportamento ou outras medidas disciplinares, conforme a gravidade da infração e o critério do professor.

6. Considerações Finais

Este contrato pedagógico tem como propósito promover uma convivência harmoniosa e um ambiente propício ao aprendizado. Sua aplicação visa beneficiar a todos os envolvidos no processo educacional, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e pessoal do estudante.

Assinaturas

Professor: ___________________________________ Data: _______________

Aluno: _______________________________________ Data: _______________

2. Utilize TDIC’s – tecnologias digitais de informação e comunicação

A integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação desempenha um papel crucial no ambiente educacional moderno.

Uma das vantagens mais significativas é a capacidade de personalizar a experiência de aprendizagem para atender às necessidades individuais de cada aluno.

As TDICs oferecem ferramentas e plataformas que permitem a adaptação do conteúdo e das atividades de acordo com os estilos de aprendizagem e ritmos individuais, promovendo assim uma maior eficácia na assimilação do conhecimento.

Além disso, as TDICs tornam a aprendizagem mais interativa e envolvente, através de recursos como jogos educacionais, simulações e plataformas de aprendizagem online.

Essas ferramentas não apenas mantêm os alunos motivados, mas também estimulam a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Por último, as TDICs têm o potencial de tornar a educação mais inclusiva, oferecendo recursos e ferramentas que atendam às necessidades de alunos com diferentes habilidades e estilos de aprendizagem.

uso da tecnologia na educação como uma das ações para melhorar o desempenho dos alunos
Clique para baixar nossa lista de 41 ferramentas digitais de educação.

3. Engaje as turmas com a gamificação

A gamificação, ou seja, a utilização de elementos lúdicos em contextos não-lúdicos, pode ser uma ferramenta poderosa para engajar alunos.

Para gamificar as turmas, é preciso utilizar a estratégia de gamificação estrutural e da atividade.

Gamificação estrutural

A gamificação estrutural utiliza elementos típicos de jogos para criar uma forma de avaliação contínua ao longo do curso, incorporando esses elementos nas atividades planejadas.

Desse modo, em vez de atribuir notas aos alunos, eles avançam de nível ou acumulam pontos, que eventualmente resultam em recompensas.

Essa abordagem oferece uma maneira mais equilibrada de avaliar os alunos e fornece feedback de forma mais sutil, através de mecanismos de “feedback loops”.

Estes loops ajustam o nível de desafio com base no desempenho individual dos alunos, tornando as coisas mais difíceis para aqueles que estão indo bem e mais fáceis para os que estão tendo dificuldades.

Assim, essa prática é altamente eficaz para motivar os alunos, independentemente de sua idade.

Para isso, é possível criar um sistema como um RPG de mesa, ou utilizar sites como ClassDojo ou ClassCraft.

Gamificação da atividade

Ao adotar a gamificação, é vital que as atividades propostas sejam criativas e alinhadas com os objetivos pedagógicos.

Gamificar a atividade é pegar uma tarefa que seria feita no papel ou lousa, por exemplo, e transformar em algo lúdico.

Não se trata de substituir a aprendizagem por diversão, mas de associar o prazer do jogo com a seriedade do aprendizado.

Para isso, é possível utilizar plataformas como:

Assim, é possível facilmente gamificar as atividades, tornando o ensino mais contextualizado.

4. Aplique Metodologias Ativas de Aprendizado

As metodologias ativas são aquelas que colocam o estudante como protagonista, incentivando sua participação efetiva no processo de construção do conhecimento.

Veja algumas que você pode aplicar facilmente na turma:

Aprendizagem baseada em projetos

A abordagem da aprendizagem baseada em problemas envolve a utilização de problemas complexos do mundo real para estimular o aprendizado.

A construção do conhecimento é fundamentada na promoção de discussões e visa o aprimoramento das habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação.

Um dos principais objetivos da aprendizagem baseada em problemas é promover a interdisciplinaridade, que é crucial para lidar com problemas complexos.

Essa metodologia busca eliminar as barreiras entre as disciplinas, visando desenvolver uma solução abrangente. A participação ativa e a colaboração dos alunos desempenham um papel fundamental nesse processo.

Rotação por Estações

Na abordagem de rotação por estações, os alunos participam de um circuito organizado pelo professor, onde cada estação oferece uma atividade diferente.

É importante que cada estação seja distinta, porém nenhuma deve depender da outra como pré-requisito. Além disso, é essencial que haja tempo suficiente para que os grupos concluam as atividades.

Dicas para aplicar a rotação por estações como uma das Ações para melhorar o aprendizado dos alunos

As estações podem incluir:

A escolha das atividades pode variar de acordo com a criatividade do professor.

Rotação por estações como uma das ações para melhorar a aprendizagem dos alunos

Aprendizagem Baseada em Equipes

Na abordagem da aprendizagem baseada em equipes, também conhecida como Team Based Learning, os estudantes realizam atividades em grupos, colaborando uns com os outros para aprender.

Para implementar o TBL, é necessário dividir o processo em três fases distintas:

  1. Preparação prévia: Os alunos se preparam antecipadamente para as aulas, seja através de um roteiro de estudos, questionário, entrevista ou pesquisa.
  2. Verificação da preparação: Para incentivar os alunos a se prepararem em casa, é essencial realizar uma avaliação antes das atividades em grupo. Isso também ajuda na formação de grupos equilibrados.
  3. Aplicação dos conceitos: Os alunos, então, trabalham em grupos para resolver problemas, preparar seminários, simulações, responder questionários ou realizar debates. As atividades podem variar de acordo com a criatividade do professor e não se limitam às mencionadas.

Além disso, a gamificação pode ser uma ferramenta interessante a ser incorporada no processo.

Microlearning

O Microlearning é essencialmente composto por microaulas, embora isso não signifique necessariamente que a duração da aula seja mais curta. Em vez disso, implica que a parte de exposição e explicação seja breve e seguida imediatamente por atividades práticas para os estudantes.

Essa abordagem implica que, ao invés de uma exposição de 30 minutos abordando diversos conceitos, o professor dedica de 5 a 6 minutos para explicar UM conceito e, em seguida, os alunos são direcionados a aplicar o que aprenderam.

Dessa maneira, o ensino se torna mais eficaz, uma vez que está alinhado com as necessidades das novas gerações, que tendem a ter dificuldade em manter a concentração por longos períodos de exposição.

Veja mais sobre as metodologias ativas de aprendizagem com nosso guia completo! 👇

5. Personalize o Ensino


A personalização do ensino, também conhecida como ensino adaptativo ou individualizado, é uma abordagem educacional que leva em conta as características únicas de cada aluno ou grupo de estudantes ao desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem.

Compreende-se que existem diversos perfis de aprendizado, e adotar uma metodologia de ensino padronizada e única resulta na negligência da individualidade dos alunos.

Portanto, para estabelecer uma abordagem mais eficaz, é essencial considerar aspectos como cultura, conhecimento prévio, interesses e outros fatores relevantes para cada aluno.

Essa abordagem, que é uma tendência atual, promove um aproveitamento mais significativo nas aulas, além de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e interativo.

Assim, as possibilidades desse tipo de ensino são vastas, especialmente quando combinadas com as tecnologias educacionais disponíveis.

6. Utilize Monitoria Online do TutorMundi

Utilizar uma monitoria online é uma das ações para melhorar a aprendizagem dos alunos mais fáceis de aplicar.

A TutorMundi é uma plataforma de monitoria que oferece suporte escolar individualizado e online para estudantes do ensino médio e fundamental.

Oferecer monitoria online aos estudantes permite que as aulas fiquem mais dinâmicas, pois:

É super simples para os alunos acessarem o app, e eles podem entrar em contato com os tutores em qualquer horário e dia.

plataforma digital de educação tutormundi como uma das ações para melhorar a aprendizagem dos alunos

Com o TutorMundi, os alunos tem acesso a 3 recursos:

Tira-dúvidas

Na plataforma digital de educação TutorMundi, os estudantes podem resolver suas dúvidas de forma rápida e conveniente.

Basta postar a dúvida em nosso tira-dúvidas e aguardar que um tutor revise a resposta preparada pela inteligência artificial.

Além disso, para aqueles que preferem uma interação ao vivo, é possível chamar um tutor instantaneamente e esclarecer todas as dúvidas por meio de chat.

Ao receberem assistência para suas dúvidas específicas, os alunos estão imersos em um processo de aprendizado altamente personalizado.

Por essa razão, os tutores do TutorMundi adaptam suas explicações e abordagens de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.

Essa abordagem auxilia os estudantes a compreenderem o conteúdo de forma mais profunda e a superarem obstáculos de aprendizado de maneira eficaz.

Reforço escolar

Para além de simplesmente fornecer respostas, os monitores no TutorMundi auxiliam os estudantes a chegarem às soluções por conta própria. Além disso, a plataforma oferece feedback construtivo.

Dessa forma, os tutores não apenas ajudam os alunos a encontrar respostas, mas também a compreender os conceitos subjacentes, corrigir erros e oferecer orientações valiosas para aprimorar o entendimento do assunto.

Os alunos conseguem ajuda dos monitores para:

Essa abordagem contribui significativamente para o desenvolvimento das habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico dos alunos.

Orientação de estudos

O TutorMundi oferece uma orientação de estudos abrangente, indo além do tradicional.

Esta funcionalidade inclui:

  1. Planos de Estudos Personalizados: Monitores especializados auxiliam os alunos na criação de planos adaptados às suas necessidades, estabelecendo metas claras para sua jornada de aprendizado.
  2. Cronograma de Conteúdo: Os monitores ajudam a elaborar um cronograma que identifica quais conteúdos devem ser estudados em determinados períodos, especialmente útil para quem se prepara para exames.
  3. Dicas e Estratégias de Estudo: Oferecem orientações valiosas sobre como estudar de forma eficaz, concentrar-se em tarefas específicas e aproveitar ao máximo o tempo de estudo.
  4. Acompanhamento Semanal: Os alunos podem receber acompanhamento pedagógico semanal para discutir progresso, tirar dúvidas e obter orientação contínua, contribuindo para o desenvolvimento de hábitos de estudo consistentes.

7. Uma das principais ações para melhorar a aprendizagem dos alunos: uso de dados


Uma das ações para melhorar a aprendizagem dos alunos um pouco mais complexa é o uso de dados.

O uso de dados na educação, também chamado de learning analytics, desempenha um papel fundamental, uma vez que os dados fornecem informações objetivas sobre o desempenho dos alunos, o progresso do ensino e a eficácia das estratégias pedagógicas.

Isso ajuda os educadores e os responsáveis pela formulação de políticas a tomar decisões mais informadas e direcionadas para melhorar os resultados educacionais.

Além disso, permite a personalização do ensino, adaptando as estratégias de aprendizagem para atender às necessidades únicas de cada estudante.

Os dados também fazem com que os educadores ajustem seus métodos de ensino conforme necessário para garantir que todos os alunos estejam progredindo.

Ademais, a análise de dados pode revelar lacunas no currículo ou áreas onde os alunos estão lutando.

Por último, ao identificar sinais precoces de desengajamento ou dificuldades acadêmicas por meio de dados, as escolas podem intervir precocemente para oferecer suporte adicional aos alunos em risco de evasão escolar.

Uso de dados e acompanhamento pedagógico do TutorMundi

Todos os atendimentos realizados no TutorMundi geram relatórios pedagógicos que permitem à coordenação pedagógica e aos professores verem os pontos de melhora.

O uso de dados como uma das ações para melhorar o desempenho dos alunos

Com isso, é possível tomar decisões pedagógicas mais assertivas.

Conclusão

Portanto, existem diversas ações para melhorar a aprendizagem dos alunos e cada uma tem o seu valor.

Para aplicá-las, vá por partes, aplicando uma de cada vez e vendo a resposta dos alunos.

Uma das mais fáceis de aplicar é o TutorMundi. Que tal fazer um teste grátis em sua escola?

Referências