Os alunos saírem ou mudarem de escola é um dos grandes desafios das escolas particulares, especialmente em cidades maiores, em que há maior concorrência. Por isso, é preciso aprender como diminuir a evasão escolar a fim de evitar isso. 

Apesar de existirem fatores externos que influenciam os alunos a desistirem dos estudos ou mudarem de instituição de ensino, a escola é responsável por boa parte dessa insatisfação escolar.

Por isso, confira neste artigo essas razões e veja 12 possíveis soluções para a evasão escolar e aumentar a retenção escolar em sua instituição! Boa leitura!

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

Como diminuir a evasão escolar com 12 soluções de combate

As consequências da evasão escolar são negativas tanto para a instituição quanto para o aluno, envolvendo aspectos sociais e emocionais.

Diante desses problemas, é preciso pensar em como evitar a evasão escolar nas escolas particulares e em como melhorar a retenção de alunos para conseguir resolver estes desafios.

Por isso, vamos apresentar 12 soluções para evasão escolar para você aplicar agora mesmo em sua instituição.

Programas de bolsas e descontos

As dificuldades financeiras são um dos principais motivos para a evasão escolar, tanto nas escolas públicas quanto particulares. 

Nas particulares, quando os pais enfrentam problemas com dinheiro, caso não consigam negociar uma bolsa, eles decidem tirar os filhos da escola para colocar em alguma da rede pública ou em uma instituição mais barata para evitar inadimplência escolar.

A pandemia e, posteriormente, a crise financeira fez com que os responsáveis precisassem economizar em vários aspectos da vida, inclusive na educação dos jovens.

Por isso, para combater essas dificuldades financeiras, é preciso que a escola crie programas de bolsas e de descontos para que os pais encontrem mais facilidade em manterem os filhos na escola.

É possível fazer um programa de bolsas por pontuação ou por necessidade, mas, neste segundo caso, normalmente é necessário envolver um processo filantrópico que pode ter regras de acordo com a cidade e o tipo de sua instituição.

Por outro lado, descontos podem ser mais facilmente concedidos aos pais que estiverem com o orçamento reduzido ou comprometido. 

Um bom desconto gera um sentimento de gratidão nos responsáveis, o que os faz ficarem fiéis ao colégio, já que o ajudou em um momento de necessidade.

Apoio emocional na escola

Outro motivo que leva os alunos ao abandono escolar está relacionado ao aspecto emocional e social. 

Muitos alunos são naturalmente introvertidos, mas, durante a pandemia, o estar sozinho ficou tão frequente que gerou dificuldades de interação social, o que dificulta a ida à escola.

Além disso, existem problemas e doenças emocionais que tornam muito difícil o ambiente escolar para alguns alunos, como:

Esses fatores, dependendo do nível, podem fazer com que os alunos mudem de escola ou, até mesmo, deixem de frequentar o ambiente educacional.

Claro que existem problemas que o colégio não pode interferir, mas se a escola tiver parcerias e profissionais disponíveis nestas áreas é possível diminuir a incidência desses casos, como:

Assim, essa é uma das formas de como diminuir a evasão escolar.

Programas de combate ao bullying

Aluno sofrendo bullying dos colegas de classe que motivam a evasão escolar com esse ato.
pexels.com

O Bullying certamente é um dos motivadores da evasão escolar porque faz o aluno perder totalmente o interesse de ir para escola, já que seus abusadores, muitas vezes, estão lá.

Além de acabar com a autoestima do estudante, essa prática deixa profundas marcas físicas e psicológicas que podem piorar os problemas mencionados no tópico anterior.

Por isso, a escola precisa criar programas de combate ao bullying. São algumas ideias de acolhimento escolar:

Com ações como essas, é possível diminuir o número de alunos que mudam de escola devido ao bullying.

Uso de metodologias ativas de aprendizagem

Muitas vezes os alunos mudam de escola ou deixam de estudar devido ao desinteresse escolar. Dessa forma, evitar esse desinteresse é uma das formas de como diminuir a evasão escolar.

Essa falta de interesse pode ocorrer por alguns motivos, inclusive os apresentados anteriormente, mas muitas vezes a causa é a própria escola.

Ao lidar com uma geração de nativos digitais, a famosa geração Z, é preciso ter em mente que metodologias tradicionais de ensino não são muito efetivas, entediando o aluno e o desmotivando a continuar estudando.

Toda a informação está a um clique de distância para eles, o entretenimento é rapidamente consumido na palma da mão e eles conseguem realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Então, desejar que um aluno dessa geração z fique sentado e assista passivamente a 5 horas de aula é fazer com que ele fique desinteressado na escola.

Por isso, é preciso utilizar metodologias ativas de aprendizagem, pois elas colocam o aluno como protagonista do processo de ensino e buscam que ele aprenda da forma que ele prefere e no ritmo próprio. Tais como:

Veja mais sobre as metodologias ativas >>> Baixe nosso e-book!

Promover ações para redução da defasagem escolar

O desnível de conhecimento em comparação com os outros estudantes da turma pode desanimar o estudante e levá-lo a buscar uma escola diferente ou até mesmo a parar de estudar.

Quando o aluno enfrenta grandes dificuldades para acompanhar o passo dos demais, ele tem um grande desgaste, podendo levar até a problemas como Síndrome de Burnout e a desistência escolar.

Portanto, é necessário trabalhar para que os alunos estejam todos próximos do mesmo nível de conhecimento, sem grandes discrepâncias, para que eles não desanimem da escola.

Por isso, é importante realizar atividades escolares que diminuam este desnível, como:

Veja mais >>> Intervenções pedagógicas para reduzir o desnível escolar

Estabelecer uma gestão democrática

Frequentemente, quando há desistência escolar e mudança de escola, os professores ou funcionários costumam ser colocados como os “culpados”. Entretanto, muitas vezes, a insatisfação dos pais com a equipe gestora é a causa da insatisfação.

A falta de uma gestão escolar democrática que envolva a participação de toda a comunidade escolar desmotiva os alunos e torna os pais insatisfeitos.

Arrogância do diretor escolar, desorganização da coordenação, falta de sensibilidade da orientação pedagógica ou grosseria da vice-direção podem ser alguns dos motivos para mudança de escola.

Logo, estabelecer uma gestão democrática é muito importante para aumentar a retenção escolar. 

Mesmo se insatisfação com a gestão não for o problema de sua escola, estabelecer uma gestão escolar democrática ainda é muito benéfico, pois fortalece a comunidade escolar.

A gestão escolar democrática envolve colocar muito mais participação nas decisões da escola nas mãos dos que usufruem dela, decidindo as coisas em conjunto com:

Isso faz com que os pais e alunos se sintam de fato importantes para a escola, pois as opiniões deles sobre o que pode ser melhorado na escola são ouvidas, o que diminui a evasão escolar.

Banner com a capa sobre a História de Sucesso do Colégio XIX de Março, um dos parceiros do TutorMundi, em como se adequou as necessidades do ensino online.

Investir em formação continuada para os professores

A falta de capacitação dos professores também pode motivar a mudança de escola. Isso ficou ainda mais evidente na pandemia, quando os docentes precisaram lidar com tecnologia e metodologias de ensino diferentes, mas tiveram dificuldades nisso.

A escola não fornecer formação continuada para os professores vai gerar uma qualidade baixa de aulas, o que culmina na evasão escolar.

Portanto, focar em fornecer este treinamento para os professores é uma excelente forma de como conquistar os alunos em sala de aula e, consequentemente, melhorar a retenção de alunos.

Algumas formações que podem ser promovidas são:

Muitas vezes, bons professores são o motivo para o aluno continuar na escola, mesmo que existam lacunas em outras áreas.

Por isso, invista em seus docentes para combater a evasão escolar!

Providenciar melhor infraestrutura

Professoras conversando sobre como promover ações de como combater a evasão escolar.
pexels.com

Uma má infraestrutura na escola pode causar uma péssima impressão nos pais e alunos, levando à evasão escolar.

Alguns dos problemas escolares que incomodam pais e alunos são:

– falta de projetores nas salas de aula;
– salas de aula pequenas;
– lousas precárias;
– portas e janelas antigas;
– pintura ruim na escola;
– ausência de quadras e materiais esportivos
– goteiras pela escola;
– falta de ventiladores ou ar condicionado, especialmente em cidades mais quentes.

Não é raro encontrar pais que, ao tirarem os filhos da escola, alegam estarem o fazendo pela falta de infraestrutura da escola, especialmente quando comparado ao valor cobrado de mensalidade.

Assim, providenciar uma estrutura agradável na escola é uma das formas de como diminuir a evasão escolar

Fazer uma pesquisa de satisfação escolar

Para conseguir criar um plano de ação de combate à evasão escolar é preciso saber exatamente o que fazer para melhorar a escola

Para isso, uma excelente solução é fazer uma pesquisa de satisfação escolar!

Moça fazendo uma pesquisa de satisfação escolar pelo notebook e caderno a fim de descobrir como diminuir a evasão escolar.
pexels.com

Ela pode ser feita semestralmente ou anualmente, a depender das necessidades da escola. Outra opção é fazer sempre que um aluno fizer a rematrícula ou que decidir mudar de escola. 

Mesmo que o aluno esteja saindo, ainda é importante entender o que o levou à insatisfação escolar para que os mesmos erros não sejam repetidos.

Você pode avaliar coisas como:

Pode fazer perguntas abertas, ou criar uma escala de avaliação de 0 a 5, por exemplo, para expressar o nível de satisfação.

É muito importante estar aberto a ouvir críticas neste momento, pois elas irão indicar o caminho a ser seguido para melhorar a escola.

Ouvidoria escolar

Ouvidoria escolar ou ouvidoria estudantil é um momento em que os alunos conseguem mostrar as suas alegrias e as insatisfações com a escola, sendo uma forma interessante de como diminuir a evasão escolar.

Ela pode ser realizada individualmente, solicitando que cada aluno converse com o diretor ou preencha um questionário com perguntas sobre a escola.

Outra forma, que é mais rápida e dá mais abertura para os alunos, é fazer a ouvidoria em grupos, no caso, em classes.

Você pode levar os alunos para um auditório ou fazer em sala de aula mesmo, mas nenhum professor pode estar presente, apenas a coordenadora ou a orientadora pedagógica.

Então começam a pedir a nota e a opinião dos alunos em vários aspectos da escola, como:

O que é interessante neste método é que, por estarem em grupo, os alunos conseguem expressar os problemas que os incomodam com mais facilidade, porque, quando um aluno fala, os outros podem concordar ou discordar.

É possível ter uma visão numérica também do quão grande é o grupo de alunos que se incomoda com aquilo para ver o quão brevemente deve resolver o problema.

Uma boa ouvidoria pode prever muitos problemas e assim evitar a infrequência escolar.

Por isso, analisar o seu contexto, fazer pesquisas e ouvidorias são excelentes formas de conseguir identificar o problema para resolvê-lo. 

Veja o caso de sucesso da Escola XIX de Março que, mesmo durante o período de evasão escolar da pandemia, conseguiu criar um diferencial competitivo que fez com que tivesse sucesso mesmo durante esse período difícil. 

Implementar tutoria digital

Muitos alunos não gostam da escola por se sentirem sem apoio, de fato, dos professores, já que as salas são cheias e não há como o docente dar a devida atenção a todos.

Por isso, a tutoria digital é uma excelente ferramenta de combate à evasão escolar porque permite ao aluno ter uma experiência de ensino personalizada.

Isto é, o estudante pode aprender no ritmo dele, da forma que ele gosta e estudar os conteúdos que mais se interessa ou mais tem dificuldade de forma específica.

Essa personalização do ensino permite ao aluno de fato gostar de estudar, divertir-se e reduzir o desnível de conhecimento em comparação aos demais. Os alunos que estão avançados também conseguem aproveitar bem isso para estudarem assuntos que interessam mais.

São algumas vantagens da tutoria digital:

No TutorMundi, aplicativo de tutoria digital, os alunos têm atendimentos na hora para tirar as dúvidas com estudantes das melhores universidades do Brasil sem precisar agendar.

Os atendimentos ocorrem por meio de chat, sendo possível envio de vídeos, áudios e imagens, sempre da forma que o estudante preferir ser ensinado e no ritmo dele. O aluno pode ficar na aula até que todas as suas dúvidas tenham sido sanadas.

Veja este exemplo de tutoria de redação e perceba o quanto o processo é participativo e personalizado.

Além disso, ter essa ferramenta em sua escola é um grande diferencial competitivo para conseguir desbancar a concorrência!

Veja mais >>> Como criar um diferencial competitivo para sua escola👈

Usar dados para diminuir a evasão escolar

Os dados sobre evasão escolar em sua escola, provavelmente, você já os possui. Afinal, saber quantos alunos desmatricularam e ter um relatório de retenção escolar faz parte do planejamento para a captação de alunos do próximo ano. 

Se você pudesse analisar dados para prever quais os alunos têm potencial de desistência escolar, seria fantástico, não?

No TutorMundi, as escolas parceiras têm acesso a dados que permitem que elas visualizem coisas como:

Com estes dados, é possível ver os alunos que estão tendo mais dificuldades e intervir pedagogicamente antes que eles desanimem e recorram à desistência escolar.

Relatório pedagógico da startup tutormundi e tudo que é possível verificar para melhorar o ensino-aprendizagem e assim diminuir a evasão escolar

Outros motivos para evasão escolar no Brasil

Existem também outros motivos para mudança de escola e de desistência escolar que são mais complicados de serem resolvidos pela instituição, pois não dependem dela, como:

Distância da escola

Quando os pais se mudam, escolas mais próximas inauguram ou a instituição de ensino fica muito afastada, é comum que haja evasão escolar

O transporte até a escola pode ser um grande desafio, especialmente em cidades maiores, o que faz com que as pessoas prefiram escolas próximas às suas residências.

Verifique a localização de sua escola, pode ser que ela esteja em um bairro que seja “fora de mão” para os responsáveis. Assim, mudar o local pode ser uma forma de como diminuir a evasão escolar.

Abandono escolar na pandemia

Durante a pandemia, a evasão escolar foi muito alta por alguns motivos:

Conclusão

Como resolver a evasão escolar nas escolas particulares? Ou ao menos como diminuir a evasão escolar? Como você pôde ver, não existe apenas um único caminho, tudo depende da sua realidade e dos motivos para mudança de escola em sua instituição.

Por isso, analisar o seu contexto, fazer pesquisas e ouvidorias são excelentes formas de conseguir identificar o problema para resolvê-lo. 

Em muitos desses problemas, a tutoria digital contribui muito para resolvê-los, pois traz mais engajamento, personalização, desenvolve as relações sociais dos alunos, ajuda-os a ter mais confiança e muito mais!


Quer levar esses benefícios para sua escola? Fale agora, sem compromisso, com um de nossos especialistas!