A recuperação escolar, especialmente envolvendo os conceitos de recuperação contínua e paralela, é um tema que tem ganhado cada vez mais importância no âmbito educacional e faz parte do projeto político pedagógico.

Afinal, trata-se de uma estratégia que busca garantir que todos os alunos aprendam e evoluam em suas habilidades, mesmo que tenham tido dificuldades em algum momento. 

No entanto, inovar na aplicação dessa estratégia pode ser um desafio para as escolas.

Por isso, neste artigo, vamos explorar algumas ideias para inovar na aplicação da recuperação escolar contínua e paralela. 

Banner oferecendo gratuitamente o infográfico de intervenções pedagógicas. Clique para baixar.

O que é recuperação escolar?

A recuperação escolar é um processo que ocorre de forma contínua e paralela à aprendizagem que busca garantir o desenvolvimento das habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para todos os alunos. 

Assim, trata-se de uma estratégia de intervenção pedagógica que visa auxiliar os estudantes a superar suas dificuldades e avançar em seu processo de aprendizagem.

Ela pode ocorrer de diferentes formas, dependendo da escola e das necessidades dos estudantes. Em geral, a recuperação é oferecida para os alunos que apresentam dificuldades em determinadas disciplinas ou habilidades.

Essas dificuldades podem ser identificadas por meio de avaliações formais, como provas e testes, ou por meio de observação dos professores em sala de aula. 

Além disso, algumas escolas também utilizam indicadores de desempenho, como notas e frequência, para identificar os alunos que precisam de apoio adicional.

Uma vez identificados os alunos que precisam participar da recuperação escolar, a escola deve definir quais estratégias serão utilizadas para auxiliá-los em sua aprendizagem. Isso pode incluir aulas de reforço, atividades complementares, aulas de recuperação, entre outras possibilidades.

Nesse sentido, os professores também podem tomar decisões de aplicar a recuperação paralela ou a recuperação contínua em sala de aula para os estudantes caso perceba a necessidade.

Tipos de recuperação escolar

Existem 2 tipos de recuperação escolar, mas existe um terceiro tipo costumeiramente usado pelas escolas é que é o primeiro pensamento dos estudantes quando ouvem essa palavra.

O primeiro tipo de recuperação escolar é a recuperação paralela, que ocorre fora da sala de aula.

O segundo tipo é a recuperação contínua, que é feita durante a aula, sendo conduzida pelo próprio professor.

Entretanto, quando um aluno ouve “recuperação escolar” ele normalmente pensa naquele período perto do fim das aulas em que ele é obrigado a ir à escola, o que faz com que os estudantes vejam a recuperação escolar como uma punição.

Por isso, cabe aos gestores escolares mudar esse pensamento dos estudantes através da inovação da recuperação escolar em sua escola.

Todos os tipos de recuperação escolar são importantes para garantir que todos os alunos aprendam e evoluam em suas habilidades. 

É fundamental que as escolas adotem estratégias efetivas para identificar as dificuldades dos alunos e oferecer o suporte necessário para que possam superá-las.

Benefícios da recuperação escolar

A recuperação escolar pode trazer diversos benefícios para os alunos e para a escola como um todo. Alguns deles são:

  1. Garante que todos os alunos possam atingir as competências e habilidades esperadas para cada etapa escolar.
  2. Ajuda os estudantes a superar suas dificuldades e avançar em seu processo de aprendizagem, aumentando sua confiança neles mesmos.
  3. Proporciona um ambiente de aprendizado mais personalizado e adaptado às necessidades de cada aluno.
  4. Permite que os alunos aprendam em seu próprio ritmo, sem a pressão do calendário escolar.
  5. Ajuda a identificar e corrigir eventuais lacunas na aprendizagem dos alunos.
  6. Melhora a autoestima e a confiança dos estudantes em relação a sua capacidade de aprender.

Entretanto, é claro, esses benefícios só serão vistos se a recuperação escolar for aplicada corretamente, não como uma punição ao estudante, mas como uma oportunidade de ir além do seu potencial.

Modelo de Aviso de Recuperação Escolar

Para facilitar o seu trabalho como coordenador pedagógico quando precisar enviar um bilhete de recuperação escolar, elaboramos este modelo editável de aviso de recuperação escolar. Basta copiá-lo para a folha timbrada de sua instituição e adicionar as informações que faltam.

Caro responsável, o(a) estudante [inserir nome do estudante aqui] da turma [inserir turma aqui] devido a [inserir motivo aqui do aluno ter ficado de recuperação] está sendo convocado(a) a participar da recuperação escolar deste bimestre.

Por isso, por favor, entre em contato com a escola o mais breve possível para discutir um plano de ação para ajudar o estudante a superar suas dificuldades e avançar em sua trajetória escolar. 

A recuperação escolar é uma oportunidade de aprendizado, e estamos comprometidos em apoiar o sucesso acadêmico de todos os nossos alunos.

Atenciosamente,
Coordenação pedagógica.

Como funciona a recuperação escolar?

Ela funciona utilizando dois tipos de recuperação escolar: a contínua e a paralela. Você pode entender brevemente a diferença delas na imagem abaixo:

tabela com os tipos de recuperação escolar

Vamos entender cada uma delas e ver exemplos de como aplicar mais adiante.

O que é recuperação contínua?

A recuperação escolar contínua é realizada de forma simultânea ao processo de aprendizagem. Nesse caso, o objetivo é identificar as dificuldades dos alunos o mais cedo possível e oferecer estratégias para auxiliá-los em seu processo de aprendizagem.

Dessa forma, quem aplica a recuperação contínua é o próprio professor em sala de aula.

Por exemplo, o professor percebe que os estudantes tiveram dificuldades em entender um determinado conteúdo e ele percebe isso através das muitas dúvidas que os alunos fizeram em aula e da dificuldade para execução de um exercício.

Então, ele aplica uma recuperação contínua imediatamente, que pode ser uma revisão, por exemplo.

Assim, os estudantes conseguem recapitular o conteúdo e aquela dificuldade é mitigada ali mesmo em sala.

Exemplos de recuperação contínua

A revisão é apenas um dos exemplos de possíveis recuperações contínuas que podem ser feitas em sala de aula, mas existem várias outras possibilidades, como:

Exercícios extras

O professor pode solicitar exercícios extras para os estudantes e dar o tempo para eles realizarem.

Enquanto fazem, ele tira as dúvidas e ajuda a reforçar o conteúdo para que eles de fato aprendam.

O interessante é que o professor consegue distribuir os exercícios de forma personalizada, ele pode separar os mais fáceis para quem estava com mais dificuldade, por exemplo.

Além disso, pode colocar 3 exercícios na lousa, um em cada nível de dificuldade, então é proposto um desafio para os estudantes resolverem os 3.

Os alunos com mais dificuldade vão levar mais tempo no primeiro, enquanto os mais avançados vão tentar resolver os outros.

Assim, de certa forma, é feita uma recuperação contínua personalizada.

Gamificação

Usar a gamificação é uma excelente forma de recuperação contínua, podendo ser utilizada de algumas formas:

  1. Um game com os alunos de perguntas e respostas, o qual pode ser feito no quizizz, por exemplo, e ajudar os estudantes a revisarem e fixarem o conteúdo.
  2. Pedir aos estudantes que criem o seu próprio jogo envolvendo o conteúdo. Esse tipo de game não precisa ser tecnológico, pode ser de tabuleiro, de cartas ou de qualquer outro tipo que a criatividade do estudante crie.
  3. Fazer com que os estudantes criem jogos para jogarem uns contra os outros. 

Isso cria uma recuperação contínua bem dinâmica. 

Rotação por estações

A rotação por estações é uma recuperação contínua bem interessante, pois, devido às várias estações, aborda o conteúdo de várias formas diferentes.

Dessa forma, fica mais fácil para o estudante fixar o conteúdo.

Esse modelo pode ser usado como uma estratégia de recuperação contínua, incorporando uma estação que se concentre especificamente nos alunos que estão com dificuldades em um determinado conceito ou habilidade. 

Por exemplo, uma estação poderia ser dedicada a oferecer problemas adicionais para praticar, suporte individualizado do professor ou atividades de aprendizado personalizadas que atendam às necessidades individuais dos alunos.

Rotação por estações como recuperação escolar, em especial como recuperação contínua

Na rotação por estações, a turma é dividida em grupos e eles passam por várias estações ao longo da aula, ficando, em média, 15 minutos em cada uma delas.

O tempo pode ser reduzido de acordo com as necessidades da aula.

Além disso,nenhuma estação pode ser pré-requisito da outra e as atividades precisam ser diferentes em todas elas.

Essa é uma metodologia ativa de aprendizagem que pode, facilmente, ser utilizada como recuperação contínua. Veja mais em nosso e-book grátis!

O que é recuperação paralela?

A recuperação escolar paralela é realizada fora de sala de aula, normalmente após o término do processo de aprendizagem, quando é identificado que o aluno não atingiu as competências e habilidades esperadas para cada etapa escolar. 

Entretanto, o ideal é que a recuperação paralela seja realizada durante o semestre, assim que as dificuldades pedagógicas são percebidas.

Nesse caso, são oferecidas atividades complementares para que o aluno possa superar suas dificuldades e avançar em sua trajetória escolar.

São exemplos de recuperação paralela:

Veja formas mais dinâmicas de aplicar a recuperação paralela em seguida.

Exemplos de recuperação paralela

A recuperação paralela também é importante e não pode ser desenvolvida dentro do horário da disciplina, ou seja, não pode ocorrer no período de aulas.

O estudante precisa realizar as atividades paralelas fora da sala de aula. 

Veja alguns exemplos:

Trabalho extra

Solicitar um trabalho que seja uma pesquisa ou a resolução de um problema da comunidade através de um projeto é uma forma interessante de propor uma recuperação paralela.

É preciso que as diretrizes sejam claras e que o conteúdo envolva as principais dificuldades do aluno.

Lista de exercícios

O professor pode criar uma lista de exercícios personalizada às necessidades do estudante e pedir que ele realize em casa.

Para isso, é importante que o professor se mostre disposto a ajudá-lo com as dúvidas.

A monitoria escolar da escola também pode ser um bom lugar para ele solicitar ajuda com a lista.

Uma das dificuldades das listas de exercícios é que você não tem a garantia de que foi de fato o estudante que resolveu aqueles problemas.

Monitoria online

A monitoria online também é uma forma bem interessante de recuperação paralela, pois o estudante pode, inclusive, pedir ajuda em uma lista de exercícios ou trabalhos designados.

Na monitoria online, o aluno consegue tirar todas as dúvidas e obter reforço escolar de forma personalizada às suas necessidades.

Além disso, o ambiente é individual, permitindo que o aluno não sinta a pressão da presença de outros, como no caso de uma monitoria presencial ou de tirar a dúvida em sala de aula.

A monitoria online é uma excelente forma de potencializar não só a recuperação paralela, mas também a contínua, já que pode ser utilizado em sala de aula.

Dinamismo ao tirar as dúvidas no TutorMundi! Excelente forma de recuperação contínua.
Reforço escolar através da monitoria online do TutorMundi

Como a monitoria online potencializa a recuperação escolar?

A monitoria online é eficiente para ajudar o aluno em todas as suas dificuldades durante o processo de aprendizagem, evitando, por exemplo, que ele precise da recuperação escolar.

Entretanto, mesmo que o aluno chegue a esse ponto, ela também é a melhor aliada para ajudar o estudante a recuperar suas notas.

Veja como a monitoria online do TutorMundi pode ajudar em 3 aspectos:

Tira-dúvidas

No TutorMundi, o estudante não fica preso às suas dúvidas. Ele pode tirar qualquer dúvida quanto à todas as matérias da BNCC na hora, sem precisar agendar horário.

Os nossos tutores são alunos das melhores universidades do país e atendem os alunos em menos de 5 minutos!

Uma vez no atendimento, o estudante pode tirar quantas dúvidas quiser e fazer quantas perguntas sentir necessidade.

Além disso, o processo de ensino acontece no ritmo do estudante, ou seja, pode ser lento ou mais rápido, sempre de acordo com as necessidades do aluno.

veja como são os relatórios pedagógicos do TutorMundi

Acompanhamento pedagógico

No TutorMundi, cada atendimento gera relatórios pedagógicos detalhados que permitem à gestão escolar e ao corpo docente identificar:

Relatório pedagógico da startup tutormundi e tudo que é possível verificar para melhorar o ensino-aprendizagem e auxiliar na recuperação escolar.

Dessa forma, a gestão escolar tem uma ferramenta que proporciona dados pedagógicos exclusivos que auxiliam no acompanhamento pedagógico.

Assim, aliado aos relatórios dos professores, você consegue identificar os alunos que terão dificuldades antes mesmo do fim do período letivo.

Reforço escolar

O estudante, além de tirar as dúvidas, pode também aprender e pedir aprofundamento em qualquer matéria que ele deseje.

Então, se ele não entendeu direito o conteúdo de equação de segundo grau, por exemplo, ele pode pedir que o monitor o dê uma explicação completa sobre o tema.

A aula dura quanto tempo o aluno achar necessário e pode solicitar exercícios para testar seus conhecimentos.

Orientação de estudos

Além disso, o TutorMundi também oferece orientação de estudos, em que o estudante consegue aprender a aprender.

Os monitores, especializados nesse assunto, auxiliam os alunos montando também cronogramas de estudo, o que os ajuda a se organizarem.

Isso porque, muitas vezes, o aluno fica de recuperação escolar unicamente por ter sido desorganizado e deixado de fazer tarefas importantes.

Materiais de orientação de estudos personalizados no aplicativo TutorMundi para melhorar o desempenho na recuperação escolar

Conclusão

A recuperação escolar é direito do aluno e consta na BNCC, todavia, apesar dessa ser a prática comum, ela não deve ser aplicada como uma punição.

Focar em recuperação contínua torna a recuperação paralela menos necessária e aumenta o sucesso dos seus estudantes.

Entretanto, ter tempo suficiente em sala de aula é um tremendo desafio para aplicar a recuperação contínua, não é? Imagine se sua escola pudesse ampliar o tempo com o seu estudante, haveria muitas novas possibilidades, não?

Por isso, é nesse ponto que o TutorMundi quer ajudar sua escola! Faça um teste grátis conosco!

Referências

Construção de games como forma de recuperação contínua

Recuperação escolar: uma análise crítica

Encaminhamento à recuperação paralela

Nota da secretaria nacional de educação sobre recuperação paralela