relatorio escolar

O que é o relatório escolar e como usar na sua escola?

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Sumário

O relatório escolar, ou relatório pedagógico, é uma ferramenta muito importante para avaliar o aluno a partir de uma visão integral de seu desempenho em sala de aula. 

Através de um texto descritivo, o relatório escolar traz detalhes sobre o desenvolvimento do estudante, indo além das notas em provas ou das avaliações de aprendizagem.

A ferramenta fornece para professores, coordenadores e familiares informações importantes sobre os alunos, quais são as dificuldades e como a família pode ajudar para melhorar o aprendizado e a vida dos filhos.

O relatório escolar ainda é um instrumento de avaliação novo nas escolas, substituindo o boletim tradicional. Neste artigo, vamos entender como ele é feito e porque usá-lo em sua escola. Boa leitura!

O que é um relatório escolar?

O relatório escolar é uma ferramenta utilizada para fazer um diagnóstico sobre a situação dos alunos e turmas. Ele é realizado de forma bimestral, semestral ou anual.

Um bom relatório escolar traz mais informações sobre o estudante do que o boletim escolar e as notas nas provas conseguem mostrar.

Além de apresentar informações sobre o desempenho acadêmico, o relatório escolar também traz detalhes sobre outros aspectos da vida do estudante, fornecendo uma visão integral sobre o aluno.

Saiba mais >> Como trabalhar com alunos desmotivados e desinteressados nas aulas remotas?

O relatório contém detalhes sobre o desenvolvimento motor da criança, sobre a participação do aluno nas aulas e a interação com os colegas, quais os interesses que o jovem demonstra, quais são seus traços comportamentais, entre outros temas.

Por ser uma ferramenta completa que traz informações valiosas sobre o desenvolvimento, o relatório escolar é muito indicado para o acompanhamento de crianças da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e alunos com necessidades especiais.

  • relatório escolar
  • relatório escolar
  • relatório escolar
  • relatório escolar

Para que serve o relatório escolar?

Como instrumento de avaliação, o relatório escolar é importante por demonstrar quais os pontos positivos e negativos observados no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

O documento pode ser usado pela gestão escolar para orientar novas práticas e estratégias com as turmas, identificando lacunas e trabalhando para resolvê-las.

Com o relatório escolar, as famílias têm mais detalhes sobre o processo de ensino e aprendizagem do filho e podem até conhecer melhor como é o comportamento da criança fora do ambiente familiar.

Saiba mais >> Como conduzir uma pesquisa de satisfação dos pais com a escola?

O relatório escolar usa os resultados das avaliações de aprendizagem realizadas ao longo do bimestre, semestre ou ano letivo, portanto, é fundamental conhecer as diversas possibilidades de avaliação disponíveis para aulas presenciais ou remotas.

Se você quiser conhecer mais sobre ferramentas de avaliação de aprendizagem que podem ser usadas na educação a distância, baixe nosso e-book Avaliação no Ensino Híbrido para escolas inovadoras!

avaliação no ensino híbrido

Como montar um relatório escolar?

A elaboração do relatório escolar deve ter como base os resultados obtidos ao longo do ano letivo nas avaliações de aprendizagem, na autoavaliação, na observação dos professores e no relacionamento com os colegas.

O documento normalmente é dividido em dois eixos: o eixo da aprendizagem e o eixo comportamental.

O relatório escolar de aprendizagem contém as seguintes informações:

  • Leitura: capacidade que o estudante tem para ler e interpretar textos.
  • Escrita: qualidade da escrita, grafia e disposição para escrever.
  • Matemática: capacidade de identificar operações matemáticas e raciocinar matematicamente.
  • Coordenação motora global: observada nas atividades de educação física, diz respeito ao movimento do aluno e capacidade de subir, descer, correr, etc.
  • Coordenação motora fina: habilidades manuais como escrever, recortar, pintar, manusear objetos.
  • Coordenação espacial: ligada a noções de espaço e reconhecimento de distâncias.
  • Rendimento: capacidade do aluno para realizar as atividades propostas em sala de aula.
  • Memória: como o aluno responde a gravar e a memorizar informações e palavras.
  • Atenção: capacidade de reter atenção e se distrair em atividades.

Já o relatório escolar comportamental avalia, entre outros fatores:

  • Hiperatividade: capacidade de manter a postura em sala de aula e completar as atividades.
  • Impulsividade: reação a estímulos e orientações dos professores.
  • Obediência: capacidade de respeitar regras e a autoridade de professores ou coordenadores.
  • Socialização: traços de timidez e interação do aluno com outras crianças, trabalho em equipe, introspecção ou extroversão.
  • Organização: como o aluno trata os bens pessoais e coletivos.
  • Agressividade: comportamento agressivo com os colegas ou com ele mesmo.
  • Irritabilidade: capacidade de se controlar em momentos de tensão.

A escrita do relatório deve ser adequada para que o documento seja entendido por todos. Por isso, o resultado das avaliações deve ser adaptado para evitar termos técnicos.

Uma das maiores dificuldades que os professores encontram na hora de montar o relatório escolar é a necessidade de descrever muitos alunos em pouco tempo. Por isso, a gestão escolar deve auxiliar no trabalho ao oferecer ferramentas que otimizem esse processo.

Para otimizar a avaliação individual de cada aluno, a coordenação pode promover ações com o objetivo de padronizar as tarefas e acelerar o processo. Confira algumas dicas para otimizar a elaboração dos relatórios escolares.

Saiba mais >> 9 ações de intervenção pedagógica para reduzir o desnível de conhecimento

Criar um roteiro com orientações sobre o relatório escolar

Oferecer um roteiro ou um modelo de relatório escolar pronto facilita o preenchimento dos documentos e garante uma padronização de conteúdo.

O objetivo de criar um roteiro para o relatório escolar é que toda a equipe e todas as turmas tenham uma quantidade suficiente de informações e que todos os alunos sejam atendidos de forma equilibrada.

Não existe um padrão único a ser usado. Cada escola usa um modelo próprio de relatório escolar, mas a estrutura do texto pode seguir a recomendação:

  • 1º parágrafo: apresentar o que foi trabalhado na escola, os objetivos da disciplina e o que a turma fez para alcançar os objetivos.
  • 2º parágrafo: apresentar os pontos positivos e características do aluno. Apresentar as qualidades que o aluno tem em sala de aula e o que ele gosta de fazer.
  • 3º parágrafo: relatar os aspectos cognitivos. O que a criança aprendeu, o que ela tem dificuldade e o que o professor está fazendo para trabalhar essas dificuldades.
  • 4º parágrafo: explicar os aspectos socioemocionais. Como é a relação com as outras crianças, seu comportamento e habilidades de comunicação.
  • 5º parágrafo: falar se o aluno alcançou os objetivos e se ele está pronto para os próximos desafios. Nesse momento, é importante abrir um canal de diálogo com a família do aluno.

Dica: evitar palavras abrangentes, como “muito”, “pouco” ou “às vezes”, que possam causar interpretações diferentes sobre o que está descrito.

Capacitar os professores para usar os relatórios escolares

A gestão escolar pode estimular a produção e melhorar a qualidade dos relatórios escolares ao oferecer capacitações e atividades de produção textual para os professores.

É importante lembrar que o relatório escolar é um documento e, como tal, precisa responder a alguns critérios como coesão textual e qualidade do conteúdo.

Dessa forma, a escola garante que o nível de qualidade do relatório escolar será adequado e bem administrado pelos docentes.

Usar ferramentas digitais e tecnologias educacionais

Existem diversas ferramentas disponíveis gratuitamente que auxiliam no dia a dia do professor, tanto na hora de fazer avaliações de aprendizagem como para organizar o conteúdo e fazer a gestão do trabalho.

Investir e incentivar o uso de tecnologias educacionais, fornecendo a capacitação necessária, pode ser um estímulo a mais para que o professor realize suas funções com tranquilidade e segurança.

No artigo Automação Escolar: 7 processos para otimizar a gestão escolar, você pode conhecer formas de melhorar a rotina na sua escola com ferramentas digitais que otimizam os processos da gestão escolar.

Modelos de relatório escolar pronto para baixar

Utilizar modelos de relatório escolar de outras escolas e redes de ensino é uma boa forma de dar os primeiros passos para a elaboração do relatório da sua escola.

A seguir, selecionamos alguns modelos e orientações para elaboração de relatórios escolares para que você possa utilizar como referência.

Roteiro para Elaboração dos Relatórios do Ensino Fundamental

Roteiro para Elaboração dos Relatórios da Educação Infantil

Orientações para o relatório do registro avaliativo da educação infantil e ensino fundamental

Orientações para produção de relatórios avaliativos

Como os relatórios do TutorMundi complementam o relatório escolar

O TutorMundi é uma plataforma de tutoria digital que aproxima estudantes de tutores especialistas em todas as disciplinas, ajudando-os a solucionar dúvidas e avançar no conteúdo antes que as dúvidas se tornem dificuldades de aprendizagem.

A plataforma oferece dados individualizados sobre desempenho dos alunos, que apresentam uma visão personalizada sobre cada estudante, além de apresentar o desempenho geral da turma em cada disciplina.

Ao utilizar os relatórios pedagógicos do TutorMundi no relatório escolar dos alunos, o professor fornece uma visão mais clara e certeira sobre os pontos que podem ser melhorados, com base em evidências coletadas pelo aplicativo.

relatório escolar do TutorMundi

A solução para o processo de ensino aprendizagem que o TutorMundi oferece não se resume a resolver questões pontuais. Está provado que o desempenho dos alunos que recebem tutoria individual pode ser até 98% maior do que daqueles submetidos ao ensino tradicional.

Se a sua escola está buscando por tecnologias educacionais inovadoras que melhorem o aprendizado dos estudantes e otimizem o trabalho dos professores, considere adotar o TutorMundi. Seja uma escola parceira e transforme a educação dos seus alunos!

Conclusão

O relatório escolar é uma das ferramentas de avaliação pedagógica mais completas que a escola oferece sobre o desempenho dos estudantes. Além de avaliar o progresso acadêmico, o relatório traz uma visão geral sobre o aluno e ajuda no seu desenvolvimento.

Apesar de ser um instrumento relativamente novo, o relatório escolar já faz parte da realidade de muitas escolas e mostra para as famílias que a sua instituição de ensino está preocupada com a formação integral dos alunos.

Fontes

Dicas de Como Elaborar Um Relatório Pedagógico

Relatório de aprendizagem na educação infantil

Passo a Passo de Como Fazer um Relatório

Compartilhar esse artigo:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Rodrigo Dutra

Rodrigo Dutra

Estrategista de marca e especialista de conteúdo, minha missão é encontrar formas de flexibilizar e personalizar o aprendizado para que alunos irem além de seus potenciais.

Gostou? Deixe sua opinião

Quer inovar a jornada educacional?

Seja um líder educacional e inscreva-se em nossa newsletter.

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação