O relatório escolar ou relatório pedagógico é uma ferramenta muito importante para avaliar o aluno a partir de uma visão integral de seu desempenho em sala de aula. 

Através de um texto descritivo ou de uma planilha de acompanhamento pedagógico, o relatório escolar traz detalhes sobre o desenvolvimento do estudante e não apenas de notas em avaliações de aprendizagem.

A ferramenta fornece para professores, coordenadores e familiares informações importantes sobre os alunos, quais são as dificuldades e como a família pode ajudar para melhorar o aprendizado e a vida dos filhos.

O relatório escolar ainda é um instrumento de avaliação novo nas escolas, substituindo o boletim tradicional. Neste artigo, vamos entender como fazer, 3 modelos para utilizar e porque o usar em sua escola. Boa leitura!

Banner oferecendo o Modelo de relatório de acompanhamento pedagógico do TutorMundi para auxiliar no relatório escolar.

O que é um relatório escolar?

O relatório escolar é uma ferramenta utilizada para fazer um diagnóstico sobre a situação dos alunos e turmas. Ele é realizado de forma mensal, bimestral, semestral ou anual.

Um bom relatório escolar traz mais informações sobre o estudante do que o boletim escolar, pois analisa também aspectos comportamentais, psicológicos e até físicos dependendo da idade do aluno (como coordenação motora nos menores).

Então, o relatório pode conter detalhes sobre:

Por ser uma ferramenta completa que traz informações valiosas sobre o desenvolvimento, o relatório escolar é muito indicado para o acompanhamento de crianças da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e alunos com necessidades especiais.

Seu uso também pode ser interessante no ensino médio, mas as informações nele ficam mais reduzidas ao comportamental.

Os relatórios escolares são coisas bem interessantes para ter em mãos ao realizar um plantão pedagógico com os pais.

Para que serve o relatório escolar?

Como instrumento de avaliação, o relatório escolar é importante por demonstrar quais os pontos positivos e negativos observados no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

O documento pode ser usado pela gestão escolar para orientar novas práticas e estratégias com as turmas, identificando lacunas e trabalhando para resolvê-las.

Com o relatório escolar, as famílias têm mais detalhes sobre o processo de ensino e aprendizagem do filho e podem até conhecer melhor como é o comportamento da criança fora do ambiente familiar.

O relatório escolar usa os resultados das avaliações de aprendizagem realizadas ao longo do bimestre, semestre ou ano letivo.

Pegue também >> infográfico de intervenções pedagógicas

Como escrever um relatório escolar?

A elaboração do relatório escolar deve ter como base os resultados obtidos ao longo do ano letivo nas avaliações de aprendizagem, na autoavaliação, na observação dos professores e no relacionamento com os colegas.

Banner oferecendo o Modelo de relatório de acompanhamento pedagógico do TutorMundi para auxiliar no relatório escolar.

Como iniciar um relatório escolar?

Há muitas dúvidas sobre como escrever um relatório escolar, especialmente sobre como iniciá-lo.

Primeiramente, não existe uma regra, pois cada escola pode colocar o seu modelo, mas alguns padrões são percebidos, colocando:

Antes disso, normalmente, vem o logo da escola no cabeçalho da folha.

Em seguida, para não começar “seco” já colocando tópicos, é possível escrever uma breve apresentação sobre o aluno, colocando, por exemplo, algo que chama atenção no comportamento dele.

Em seguida, já pode começar a dividir as categorias do relatório escolar.

O documento normalmente é dividido em dois eixos: o eixo da aprendizagem e o eixo comportamental.

O que colocar no eixo da aprendizagem no relatório pedagógico

O relatório escolar de aprendizagem contém as seguintes informações:

Dependendo da idade, não são necessários todos estes elementos. Além disso, outros podem ser acrescentados de acordo com as decisões da escola.

O que colocar no relatório pedagógico comportamental

Já o relatório escolar comportamental avalia, entre outros fatores:

Essa parte pode ser feita combinada com o relatório psicológico para escola, normalmente fornecido pela psicopedagoga da instituição.

Não confiar só na memória para colocar as informações

Uma das maiores dificuldades que os professores encontram na hora de montar o relatório escolar é a necessidade de descrever muitos alunos em pouco tempo. 

Isso faz com que a memória do professor não seja suficiente para colocar todas as informações com precisão.

Por isso, vale ter uma ficha de acompanhamento pedagógico que seja preenchida diariamente. Assim, as observações não serão esquecidas.

Além disso, a gestão escolar deve auxiliar no trabalho ao oferecer ferramentas que otimizem esse processo, como as seguintes:

Criar um roteiro com orientações sobre o relatório escolar

Oferecer um roteiro ou um modelo de relatório escolar pronto facilita o preenchimento dos documentos e garante uma padronização de conteúdo.

O objetivo de criar um roteiro para o relatório escolar é que toda a equipe e todas as turmas tenham uma quantidade suficiente de informações e que todos os alunos sejam atendidos de forma equilibrada.

Não existe um padrão único a ser usado. Cada escola pode usar um modelo próprio de relatório escolar, mas a estrutura do texto pode seguir a recomendação:

Além disso, o relatório pode ser em formato de planilha – em que a divisão ocorrerá por tópicos – facilitando o processo de escrita.

Capacitar os professores para usar os relatórios escolares

A gestão escolar pode estimular a produção e melhorar a qualidade dos relatórios escolares ao oferecer formações continuadas, explicando bem quais as informações que são necessárias.

Dessa forma, a escola garante que o nível de qualidade do relatório escolar será adequado e bem administrado pelos docentes.

Usar ferramentas digitais e tecnologias educacionais

Existem diversas ferramentas disponíveis gratuitamente que auxiliam no dia a dia do professor, tanto na hora de fazer avaliações de aprendizagem como para organizar o conteúdo e fazer a gestão do trabalho.

Investir e incentivar o uso de tecnologias educacionais, fornecendo a capacitação necessária, pode ser um estímulo a mais para que o professor realize suas funções com tranquilidade e segurança.

Modelo de relatório escolar pronto para baixar

Utilizar modelos de relatório escolar de outras escolas e redes de ensino é uma boa forma de dar os primeiros passos para a elaboração do relatório da sua escola.

Qual a linguagem a ser utilizada no relatório escolar?

A escrita do relatório deve ser adequada para que o documento fique compreensível. Também precisa ser coerente e coeso.

 Por isso, evite as seguintes coisas:

Dependendo do leitor, vale pedir que os professores de letras deem uma revisada no texto.

3 Modelos de relatório escolar pronto

A seguir, há 3 modelos prontos de relatórios escolares que pode utilizar como referência.

O Modelo de acompanhamento pedagógico é em formato de planilha, o que deixa organizado e facilita colocar as informações.

O Roteiro para Elaboração dos Relatórios do Ensino Fundamental é focado nos alunos maiores, colocando tópicos que não são abordados nos anos iniciais.

O Roteiro para Elaboração dos Relatórios da Educação Infantil é bem detalhado com tudo que precisa ser relatado sobre as crianças no infantil.

Como os relatórios do TutorMundi complementam o relatório escolar

O TutorMundi é uma plataforma de tutoria digital que aproxima estudantes de tutores especialistas em todas as disciplinas, ajudando-os a solucionar dúvidas e avançar no conteúdo evitando problemas de aprendizagem.

A plataforma oferece dados individualizados sobre desempenho dos alunos, que apresentam uma visão personalizada sobre cada estudante, além de apresentar o desempenho geral da turma em cada disciplina.

Ao utilizar os relatórios pedagógicos do TutorMundi no relatório escolar dos alunos, o professor apresenta uma visão mais clara e certeira sobre os pontos deficitários.

Isso tanto no comportamental e como academicamente com base em evidências coletadas pelo aplicativo.

relatório escolar do TutorMundi

A solução para o processo de ensino aprendizagem que o TutorMundi oferece não se resume a resolver questões pontuais. 

Está provado que o desempenho dos alunos que recebem tutoria individual pode ser até 98% maior do que daqueles submetidos ao ensino tradicional.

Então, se a sua escola está buscando por tecnologias educacionais inovadoras que melhorem o aprendizado dos estudantes e otimizem o trabalho dos professores, considere adotar o TutorMundi.

veja como são os relatórios pedagógicos do TutorMundi

Conclusão

Portanto, o relatório escolar é uma das ferramentas de avaliação pedagógica mais completas que a escola oferece sobre o desempenho dos estudantes.

Além de avaliar o progresso acadêmico, o relatório traz uma visão geral sobre o aluno e ajuda no seu desenvolvimento.

E aí? Gostou do artigo? Veja também nosso infográfico com intervenções pedagógicas para os alunos que não estiverem performando bem nos relatórios escolares!

Referências