Startup de educação é um termo que está em alta, tendo até um espaço exclusivo para esse tipo de empresa na maior feira de educação do Brasil, a Bett Educar.

Entretanto, o que afinal é uma startup de educação? Quais os tipos existentes? Como utilizar para potencializar o ensino na escola? É possível utilizar uma para fazer a monitoria escolar dar certo?

Descubra a resposta para todas essas perguntas e mais neste artigo! Boa leitura.

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

O que é startup de educação?

Primeiramente, uma startup é uma empresa em estágio inicial, ou seja, que está começando seus negócios. Normalmente, elas têm a proposta de oferecer um produto ou serviço inovador no mercado, atendendo necessidades específicas de um público-alvo.

Então, uma startup de educação é uma empresa que tem o foco em oferecer soluções inovadoras para o setor educacional. 

Na categoria de Startups de educação podem ser incluídos: serviços de tecnologia, plataformas de ensino online, aplicativos e outros recursos para facilitar e melhorar o processo de aprendizagem.

Essas empresas de educação buscam oferecer soluções que podem focar em:

No fim, o objetivo sempre é criar um ambiente educacional mais dinâmico, inovador e, principalmente, eficiente.

Qual a diferença entre startup de educação e edtech?

Edtech é uma empresa que proporciona tecnologia educacional, podendo ser na forma de AI, análise de dados, plataformas, softwares ou qualquer outra coisa relacionada à tecnologia.

Por isso, toda edtech foi ou é uma startup de educação, mas não necessariamente toda startup de educação é uma edtech, pois nem sempre o produto oferecido é tecnológico, por exemplo:

Se uma empresa oferece formação continuada de professores presencialmente e está em seu estágio inicial, ela é uma Startup de educação, mas não uma edtech pois seu produto não é tecnológico.

Entretanto, se essa empresa oferecer formação continuada através de uma plataforma EaD, por exemplo, é então uma edtech também.

Imagem com dois círculos, um com startup de educação e o outro com tecnologia
eles se encontram no meio e gera uma parte colorida em que está escrito edtech

Conheça 6 Startups de Educação: uma para cada problema de sua escola

Existem diversas empresas de educação no Brasil, dentre tantas, abaixo estão 6 delas que oferecem soluções inovadoras para problemas comuns da realidade escolar.

Sponte – Gestão educacional

A Sponte é uma edtech que oferece diversas soluções para facilitar a vida do gestor escolar e tornar o gerenciamento da escola em algo muito mais eficiente.

Dessa forma, em vez de toda a burocracia e a papelada que fica acumulada pelos cantos da escola, tudo que é necessário fica no sistema para ser facilmente encontrado.

Assim, gestão financeira, cobranças, notas, secretaria, gestão pedagógica e mais ficam tudo em um só lugar.

Além disso, há sistema não só para escolas privadas, mas também para cursos livres e escolas de idiomas.

Festou – Eventos escolares

A Festou é uma startup que resolve um dos grandes problemas das escolas: gestão de eventos.
Fazer festas, passeios e eventos escolares como dia do amigo, dia das crianças, dia D são ótimas formas de atrair novos alunos para a escola. 

Entretanto, gerenciar isso é difícil e as escolas normalmente fazem tudo manualmente, produzindo listas e convites manuais que gastam muito tempo dos auxiliares e da coordenação.

Por isso, ter um sistema que resolva tudo isso online e de forma rápida gera uma economia para a escola, além de trazer mais satisfação para os pais, porque:

Kanttum – Treinamento docente

A Kanttum é uma empresa de educação focada em formação continuada para a equipe docente. 

O professor é a alma da escola. Sem bons professores, não importa o quanto a escola seja bonita e a proposta seja maravilhosa, ela não atrairá alunos.

Um bom corpo docente é o que fideliza o aluno, o que garante melhores resultados nos vestibulares e índices e o que humaniza o processo de ensino.

Por isso, a Kanttum fornecem mentoria, treinamentos, cursos para que os professores sempre estejam antenados às tendências da educação.

Além disso, todo o processo é personalizado, ou seja, adaptado às necessidades da escola e do professor.

Banner oferecendo gratuitamente o e-book sobre personalização do ensino. Clique para baixar.

Layers – Tudo em um só lugar

Um dos problemas das escolas é justamente ter diversos softwares, sistemas e programas que são utilizados ao mesmo tempo, o que cria uma bagunça na hora de gerenciar tudo.

Pensando nisso, a startup de educação Layers busca resolver esse problema unificando tudo que for possível em um só lugar.

Portanto, além deles oferecerem diversas soluções que envolvem desde calendário escolar até sistema para o e-commerce da escola, também possuem um ecossistema que une outros sistemas e softwares em um só.

Nedu – Análise de dados escolares

Buscando resolver o mesmo problema anterior, a Nedu é uma startup de educação que busca unificar os dados fornecidos pelos diversos softwares que a escola usa a fim de facilitar a análise.

Dessa forma, todos os dados, dashboards e relatórios ficam em um só lugar, facilitando:

Isso faz com que a escola utilize melhor, também, todos os softwares que tem ao seu dispor, já que ela tem uma visão clara de todos eles em um lugar só.

TutorMundi – Monitoria escolar

Outro grande desafio das escolas é conseguir criar uma monitoria escolar que seja eficiente. 

Isso porque estabelecer uma monitoria envolve alguns desafios, como:

Diante de todos esses problemas, o TutorMundi surge para criar uma monitoria escolar de fato eficiente.

No aplicativo, os estudantes conseguem tirar suas dúvidas na hora, sem precisar agendar, direto do celular.

Eles são atendidos pelos estudantes das melhores universidades do país, ou seja, pessoas que passaram pelo que os alunos passam, mas que mesmo assim conseguiram realizar o sonho de passar no vestibular.

Veja um pouco mais como funciona a seguir!

Como funciona o TutorMundi

O aluno não precisa se deslocar mais até a escola para tirar uma dúvida pontual, basta entrar no aplicativo e enviar a dúvida, assunto que quer aprender mais ou dificuldade que está enfrentando a um tutor.

Para usar o aplicativo é simples!

Imagem mostrando o passo a passo para enviar uma dúvida na startup de educação tutormundi:
1. o estudante escolhe a matéria
2. Ele seleciona um tutor
3. Envia a dúvida por texto ou imagem
4. em instantes a monitoria começa

Basta, então, que o aluno selecione a matéria que deseja o atendimento, escolher um tutor, mandar por texto ou imagem sua dúvida e pronto! O atendimento começa em até 5 minutos.

Assim, são 3 as grandes funcionalidades da startup de educação: tira-dúvidas, reforço escolar e acompanhamento pedagógico.

Veja como funciona o TutorMundi! Clique aqui 👈

Tira-dúvidas

Essa funcionalidade permite que o aluno não fique preso às dúvidas, pois em qualquer dia e horário ele pode solicitar um monitor para tirar suas dúvidas.

Isso torna o processo de aprendizagem mais acelerado, já que o estudante não fica mais travado em seus estudos.

Além disso, como diz o Rafael, diretor do colégio Fator, com o TutorMundi “tirar dúvida deixa de ser uma coisa tão pesada”.

Reforço escolar

Além de tirar as dúvidas dos alunos, os tutores também fornecem reforço escolar quando:

Assim, o estudante não precisa esperar até o dia do reforço para ouvir uma explicação do professor, ele facilmente consegue ter uma explanação personalizada para ele.

Acompanhamento pedagógico

No aplicativo, há também a matéria de “orientação de estudos”, em que o aluno semanalmente consegue ter atendimento com o tutor.

Nesse atendimento, podem ser feitos cronogramas mensais, semanais ou diários, além de verificar se está funcionando e ir fazendo alterações de acordo com as necessidades do aluno.

Além disso, eles também trocam informações sobre estudos, vestibulares, dicas e inseguranças.

Planilha de orientação de estudos com acompanhamento semanal da startup de educação TutorMundi

Relatórios pedagógicos 

Todos esses atendimentos geram relatórios que podem ser analisados pelos educadores e pelos pais dos alunos.

Nele, é possível verificar:
As matérias mais solicitadas, os tópicos com mais dúvidas, as maiores dúvidas, os alunos que mais usam e filtrar tudo de acordo com o período desejado.

Relatório pedagógico da startup de educação tutormundi e tudo que é possível verificar.

Dessa forma, é possível ter um excelente acompanhamento pedagógico dos alunos, além de que os pais também recebem esses relatórios com a usabilidade de seus filhos.

Conclusão

Startups de educação são excelentes aliadas das escolas e podem potencializar muito o processo de ensino-aprendizagem.

Veja como o TutorMundi pode fazer isso em sua escola, teste gratuitamente!