Banner oferecendo o e-book  sobre avaliação no ensino híbrido, clique para baixar!

O ensino híbrido é uma abordagem que transforma o papel do professor em sala de aula, que passa a atuar como um mediador do conhecimento, enquanto dedica mais tempo atendendo às dificuldades de aprendizagem dos seus alunos. 

Neste texto, vamos nos aprofundar nas vantagens do ensino híbrido pode ser um aliado no processo de aprendizagem dos jovens.

Conheça mais sobre! Baixe nosso guia de implementação do ensino híbrido! 🤩

Uma geração conectada

Os nativos digitais são extremamente ambientados com a tecnologia, pois cresceram com a popularização das redes sociais, dominam as plataformas e interagem através do meio digital de forma ativa.

Tal relação com os recursos tecnológicos os caracteriza como mais imediatistas, apresentando dificuldade de foco e absorção do conteúdo.

Ilustração de uma aluna estudando de forma híbrida

Ao chegar na escola, esse jovem se vê em uma situação passiva, com a obrigação de acompanhar aulas expositivas por horas.

Veja também >> 10 passos para você implementar o Ensino Híbrido na sua escola​  

Dificuldades estruturais

Outra dificuldade é estrutural. No Brasil, manter os jovens no ensino médio é um dos desafios mais difíceis a serem enfrentados pela gestão pública.

Diversas investigações realizadas desde os anos 1990 têm enfatizado o distanciamento crescente entre os jovens e as escolas. Tal fato indica a crise de seu papel enquanto agência de socialização e de ensino e aprendizagem para as novas gerações.

Essa discussão aponta para a necessidade de aproximar as escolas do universo das novas gerações.

Homologada em 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas pelas escolas brasileiras, públicas e particulares, deixa claro essa necessidade ao definir como competência geral de toda a educação básica:

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

A solução

Com isso em vista, o Ensino Híbrido pode ser um agente transformador na consolidação de uma escola atual, voltada para os reais interesses dos jovens.

A maior vantagem que o ensino híbrido proporciona é o engajamento e a liberdade dos estudantes, conferindo autonomia ao seu processo de aprendizagem.

Para o jovem, envolver o celular e o computador no ensino deixa a experiência mais familiar e dinâmica.

Além disso, o uso de vídeos e outras mídias aproxima a linguagem da sala de aula da forma como o estudante consome informação.

Além disso, o ensino híbrido também subverte a relação de tempo e espaço onde o processo de aprendizagem acontece.

Ter autonomia sobre o momento e o local em que se quer aprender dá ao estudante poder de escolha, o que é importante para que o jovem sinta-se como protagonista e construtor da sua própria educação.

Pensar na construção de um programa de ensino híbrido consistente para a sua escola deve levar em conta:

Banner oferecendo o e-book  sobre avaliação no ensino híbrido, clique para baixar!

1. Estudantes mais engajados

Os índices de evasão escolar no EM no Brasil são altos e dizem respeito à falta de conexão entre o estudante e às práticas educacionais tradicionais.

Metodologias híbridas de aprendizagem têm o efeito de aproximar a escola do dia a dia do jovem e trazer maior engajamento nas atividades.

Considere propor atividades abertas que possibilitem ao aluno explorar os temas didáticos com recursos de expressão alternativos, encorajando-o a escolher como eles querem mostrar o seu entendimento de algum tópico.

Baixe grátis o e-book 10 passos para você implementar o Ensino Híbrido na sua escola 👈​  

2. Aprimorar lições

Introduzir metodologias que podem expandir o momento de aprendizagem para fora da sala de aula física tem um efeito direto na eficiência do ensino e no aprimoramento das lições.

Através do uso criativo da tecnologia, as oportunidades de interação e aprendizagem aumentam. Dessa forma, o aluno pode ter mais autonomia e capacidade de direcionar seu foco para as dúvidas.

Ferramentas digitais que otimizem a aprendizagem em casa como tutoria digital ou curadoria de conteúdo complementar podem ser aliadas.

A combinação dessas ferramentas também alivia a carga de trabalho e demanda do professor.

3. Melhoria contínua

Ensino híbrido não é apenas sobre aplicar tecnologias em sala de aula, mas sim sobre as técnicas e processos que o utilizará com objetivo de tornar mais efetivo o seu processo de aprendizagem.

O propósito é maximizar as oportunidades de assimilação de conteúdo, minimizando o tempo e esforço gastos nesse processo. Envolva pais e responsáveis no desenvolvimento de novas abordagens junto à gestão escolar.

Entender o que acontece em casa e qual é a aceitação do jovem pelas novas abordagens pedagógicas vai fornecer informações para que o ensino seja mais personalizado e direcionado para sua realidade.

A melhoria contínua é efetivada através de tentativa e erro até chegar-se em um consenso de sucesso, com apoio de uma rede colaborativa. 

Durante o processo de melhoria e na adoção de novas formas de aprendizagem, os professores desempenham um papel central.

Por isso, a gestão escolar deve investir em capacitações e cursos, novas ferramentas e apoiar novos projetos, incentivando o desenvolvimento do seu corpo docente.

Conclusão

O ensino híbrido pode ser muito vantajoso, mas precisa ser bem aplicado. Para isso, pode contar com o nosso guia de implementação do ensino híbrido! Baixe aqui gratuitamente! 👈

Fontes

Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação

Dicas de gestão escolar na educação remota e híbrida

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Abandono e evasão escolar: aluno deixa a escola ou a escola se distancia da realidade do aluno?