Cuidados importantes

Olá, tutor(a)!

Bem-vindo ao nosso manual de redação. Aqui você terá acesso a todas as orientações necessárias para dar as melhores aulas com selo TutorMundi de qualidade.

Este manual é para o ajudar com uma das disciplinas mais complexas do TutorMundi – a redação. Aqui, resumimos os principais elementos que deve considerar ao corrigir um texto, em especial no modelo Enem, que é a maior demanda da nossa plataforma. Por isso, tenha sempre em mãos esse manual, pois irá ajudá-lo com dúvidas direcionadas de gramática e com a forma correta de corrigir uma redação (pois foi baseado no guia do corretor do Enem).

Esperamos que esse manual realmente facilite e torne o ato de ser tutor ainda mais prazeroso!

TUTOR de bom!

O foco não é meramente a correção #

Não somos uma plataforma de correção de redação, ou seja, nosso foco não é simplesmente corrigir apontando erros e dar nota, nosso método é mais uma MENTORIA de redação do que uma simples correção. Por ser ao vivo, o estudante tem mais liberdade para perguntar, você pode ajudá-lo a construir o raciocínio e sugerir formas de reescrita.

Por mais que conhecer os critérios de correção seja necessário para o processo de tutoria, lembre-se que o foco NÃO É A NOTA. Se o aluno solicitar (muitos fazem isso), dê a nota, mas sempre com uma margem de 40 pontos. Lembre-se sempre, também, de enviar o embasamento (a grade de correção) para que ele entenda o motivo da pontuação. Afinal, existem divergências até nas notas do Enem (Exemplo, quando há notas 180, é porque um corretor deu 160 e o outro 200, deixando 180 como média), portanto, sempre tente colocar uma margem, normalmente 40 pontos para cima ou para baixo – especialmente na competência 3 (que é a mais subjetiva).

Não entre em conflito com a escola #

É possível encontrar alunos que digam coisas como: “minha escola não ensina assim”, nesses casos, não discorde da escola ou docente, não diga “mas ele está errado”, responda tentando conciliar os dois lados. Caso algum aluno questione seu método ou explicação, apresente a ele as grades dos manuais de correção e não discorde da visão apresentada pela escola ou pelo professor.

Importante perguntar, no início do atendimento, se aquela redação já foi corrigida e, ao realizar a correção colocar uma boa margem.

Não incentive o uso de modelos prontos #

Na internet existem centenas de modelos prontos de redação, ou seja, aqueles “esqueletos” com praticamente todas as palavras que o aluno deve colocar na redação, alterando apenas algumas coisas pala adequar aquele esquema ao tema. Nós do TutorMundi não apoiamos esse tipo de prática, tampouco a maioria das escolas que temos parceria, porque vai contra a ideia de protagonismo do aluno. Afinal, em que ele estará sendo protagonista se usar argumentos criados por outros utilizando pensamentos de autores que ele nunca nem leu?

Portanto, caso receba redações com modelos prontos, oriente o aluno que ele não precisa de um modelo desses para ir bem na redação, que ele consegue sim ter uma boa produção textual sem depender desse tipo de coisa. Mostre-o que você confia no potencial dele e que ELE é o protagonista, por isso, precisa desenvolver senso crítico, autonomia e outras habilidades que são desenvolvidas na escrita. Ressalte a ele o quanto essas habilidades são importantes também na graduação.

O papel do tutor de redação #

Lembre-se que você não está ali para revisar textos, mas sim INSTRUIR. Seu objetivo não é apenas ajudá-lo a melhorar aquela redação, mas TODA a prática de escrita dele. Por isso, nunca revise textos sem explicar o porquê dos erros. Nossa plataforma não é um corretor de ortografia, mas sim um meio para auxiliar os alunos na construção do conhecimento.

Este artigo te ajudou?

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação