Quando zerar a redação

Em todo caso passível de anulação, lembre sempre de ter cuidado ao falar com o aluno. Por exemplo, não diga “Sua nota é zero, porque não atendeu aos requisitos mínimos”

Diga algo como “Posso corrigir o conteúdo e te ensinar a elaborar melhor o texto, porém a sua redação não será avaliada com nota, pois não atendeu requisito X Y Z… Em casos assim, a banca atribui zero/anula a redação”

É importante ter em mente que, no tutormundi, dificilmente você encontrará um aluno que traga uma redação passível de anulação. Entretanto, ainda assim é importante conhecer essas situações:

Fuga ao tema #

É importante não confundir fuga com tangência! A fuga ocorre quando o aluno escreve sobre alguma coisa que não está NADA relacionada ao tema (no Enem isso geralmente acontece quando o aluno confunde a proposta de intervenção com a frase de segurança da capa da prova).

Número Insuficiente de linhas #

Se o aluno escrever menos de 8 linhas, (ou seja, se ele escrever um texto com 7 linhas ou menos) a redação dele deve ser zerada.

Cópia #

Caso o texto do aluno seja de cópia (e não tiver pelo menos 8 linhas de autoria própria), o texto deverá ser zerado.

Formas de Anulação #

Caso o aluno venha questionar o porquê de ele levar zero na redação e lhe mandar o espelho, verifique a situação, pois pode ser que se encaixe em uma dessas situações:

Desenhou na redação (mesmo que seja só um pequeno emoji, um coração ou círculos nos números das linhas);

Assinou a prova (mesmo que só com as iniciais);

Escreveu uma palavra de baixo calão (salvo se for o nome da obra, como “A arte de ligar o foda-se”);

Mandou recado para o corretor;

Fez uma reflexão sobre o próprio desempenho.

Este artigo te ajudou?

Esse website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação